quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ENTREVISTA COM CLÁUDIO OLIVEIRA, ANIMADOR, ILUSTRADOR E O PRIMEIRO A DESENHAR METEORO!



Década de 90. O Brasil estava sendo assolado por uma 
inflação louca e desvairada. Os produtos de consumo
eram remarcados quase que diariamente num processo
 chamado indexação, criado pela equipe econômica. 
 O dinheiro não dava para nada. Apesar da equipe 
econômica – do governo Collor-  ter confiscado
 todo dinheiro sem lastro que estava circulando no
 mercado, sem aviso prévio, visando conter a inflação
 galopante que deteriorava a economia do país,
 provocando pânico na população que viu, do dia 
para a noite, seu rico dinheirinho desaparecer 
das contas bancárias e causar um impacto jamais
 visto no Brasil, provocando a estagnação temporária
 de todo o setor comercial, eu e o meu sócio
decidimos entrar de cabeça no mercado editorial e 
lançar alguns produtos, na esperança de reverter 
a caótica situação. Não tínhamos alternativa. 
Nosso estúdio, que até então atendia a diversos
 clientes, de repente, não tinha mais o que fazer, visto
 que as editoras do país decidiram de imediato
 dar um break em seus produtos. 
As contas acumulavam. 
Tivemos que dispensar nossos
 colaboradores, reduzir o custo operacional.
O Brasil era o país da inflação. Devíamos uma
nota preta ao FMI. Situação similar passam
hoje os países da Europa, que também 
suplantarão, com certeza, esta situação anacrônica.
 Quem não nasceu nessa época crítica da
nação brasileira, não 
faz  ideia de como a coisa foi feia. 
Dormimos ricos e acordamos pobres, todos,
quando a equipe econômica do governo
Collor simplesmente sequestrou
nosso dinheiro. O país estagnou.
Era preciso recomeçar do zero. 
Graças a Gráfica e Editora Parma e ao editor e 
ao velho amigo Carlos Alberto Cazzamata 
(editora Nova Sampa Diretriz)– que foi meu avalista 
na gráfica -, rodamos 4 posters – Robocop, 2 do 
Bruce Lee e Back To The Future (De Volta para
 o Futuro)-, de cinema e, por sorte, acertamos 
na mosca e a editora Phenix começou a bombar. 
Pouco tempo depois, deixamos aquelas duas 
salas na esquina das avenidas São João com
 a Ipiranga e nos mudamos para um lugar 
amplo no bairro do Brás – tradicional reduto 
de editores no passado. Após nos capitalizarmos 
não demorou muito para lançarmos almanaques 
de HQs com 132 págs e para manter esses 
produtos nas bancas precisávamos de 
muitos colaboradores.
 Foi o amigo Jotah (que antes assinava Jotacê),
 que me apresentou o entrevistado de hoje, 
um ilustrador e especialista em desenho 
animado e que se tornou, também, autor de
 Histórias em Quadrinhos. Seu nome?

CLÁUDIO VIEIRA DE OLIVEIRA,

Dono do Estúdio AnimaClau, 

Ex-colaborador da 

Revista UDIGRUDI e

O Primeiro Desenhista Oficial de

Meteoro, Criação-Mor do

Escriba Roberto Guedes!


 

Tony 1- Ano novo, vida nova e novos e importantes  
entrevistados. Hoje, você é a bola da vez, Claudião.
 Queremos, todos, saber mais sobre sua trajetória
 profissional, feitos, experiências, traumas e 
outros bichos, fera. Está preparado psicológicamente
 para encarar a saraivada de perguntas, sem pestanejar?

CLÁUDIO – CLARO! MANDA VER!

Tony 2 - Pra variar, vamos começar pelo básico:
 Nome completo, cidade e estado, e em que dia,
 mês e ano, você nasceu?

CLÁUDIO  – CLAUDIO VIEIRA DE OLIVEIRA, 
SÃO PAULO - SP , 20 AGOSTO DE 1960...

Tony 3 - Então, você, como eu, é paulistano da gema! 
Somos raridades nessa megalópole abaixo 
da linha do Equador. Tem gente de tudo quanto
 é parte do mundo em São Paulo City, mas 
os paulistanos – sujeitos que nascem na 
capital – são raros (Rsss...)... Nós nos 
encontramos pela primeira vez, graças ao
 amigo Jotah. 
Se não me engano, esse nosso encontro foi 
quando a minha editora estava no Brás. 
Foi isso mesmo?


Avenida Paulista, em São Paulo -
A maior cidade da América do Sul

CLÁUDIO  – NÃO, ERA AINDA NA ESQUINA DA
 AVENIDA SÃO JOÃO COM A IPIRANGA, EU ATÉ 
TE AJUDEI NA MUDANÇA, LEMBRA?

Tony 3 - Não!? Putz... é mesmo... aquela mudança que 
fizemos para o bairro do Braz foi uma loucura.
 O elevador do prédio tinha pifado, daí tivemos
 que descer cinco andares com a editora nas costas. 
Foi fria (Rsss...). Aliás, sou grato à você e aos
 demais amigos que deram uma tremenda 
força, na ocasião. Desculpe a minha falha, mas 
o  meu “HD” anda deteriorado... deve ser a idade.
 Preciso fazer um upgrade (Rsss...)... Diga-me, 
bengala brother, como e quando foi que você 
conheceu o bengala friend Jotah?

CLÁUDIO – NO ESTUDIO BLACK AND WHITE , 
ESTUDIO DE ANIMAÇÃO DO MAURICIO DE 
SOUSA. EU ERA O DIRETOR DE ANIMAÇÃO LÁ.


O jovem Cláudio (Década de 80)
Tony 4 - Antes do nosso encontro, você já havia feito 
alguma vez uma História em Quadrinho, ou só
 tinha trabalhado com desenhos animados?

CLÁUDIO  – EU FAZIA A TURMA DO ARREPIO
 DO CESAR SANDOVAL E ALGUNS 
PROJETOS PESSOAIS.

Tony 5 – Turma do Arrepio? Poxa, eu não sabia.
 Recentemente  - há um ano atrás -, a editora As
 Américas relançou esta antiga série bacana
 do Cesar, mas não emplacou e daí pararam...
 Se não estou enganado, se não falhou meu
 “HD” outra vez, o Jotah tinha me dito que
 você fazia animações para a Disney
 americana, na época. Isto é verdade?

CLÁUDIO - ISSO. EU TRABALHAVA COM A 
HGN, DO HAROLDO GUIMARÃES, LÁ FIZEMOS
 ALADDIN, BONKERS, GOOF TROOP 
E GUMMY BEAR.

Tony 6 – Cara, você tem uma bagagem profissional 
fantástica. Para quais estúdios famosos de 
animação você trabalhou?

CLÁUDIO  – PARA TODOS OS ESTÚDIOS DA ÉPOCA: 
DANIEL MESSIAS, SKETCH, START,  BRIQUET, 
BLACK AND WHITE , HGN, FLIP FILMES, 
T&S, E EM PORTUGAL, NA NEUROPLANET.


Mauricio de Sousa, Cláudio, Pelé
 (O super craque do futebol)
e o mestre Jayme Cortez
NOTA: Pelé era sócio do Mauricio na
produtora Black and White, inicialmente.

Tony 7 – Maravilha, bengala friend...  Como e
 quando surgiu esta sua paixão por animações?

CLÁUDIO – DESDE DE CEDO. IMAGINO QUE 
POR VOLTA DOS 9 ANOS MAIS OU MENOS.
 SURGIU JUNTO COM A PAIXÃO DO DESENHO,
 PINTURA, QUADRINHOS, NÃO CONSIGO
  VER UMA ARTE ISOLADA, TUDO SE COMPLETA.

Tony 8 – Com certeza. Mas, a coisa foi precoce... 
Dos grandes animadores americanos, qual ou
 quais é, ou são, o (s) seu (s) preferido (s)?

CLÁUDIO  – CARAMBA! SÃO VARIOS, VAMOS 
VER SE NÃO ME ESQUEÇO DE NENHUM:
 MILT KAHL, FRED MOORE, BILL TYTLA,
 OLLIE JOHNSTON, FRANK THOMAS,
 GLEAN KEANNE, ERIC LARSON, ERIC
 GOLDBERG, ANDREAS DEJAS, MARC
 DAVIS, JOHN LOUNSBERY, LES CLARK,
 WOLLIE REITHERMAN, KEN HARRIS, 
TEX AVERY, E COMO DIRETOR DE
 ANIMAÇÃO DE SERIES E CRIADOR DE 
PERSONAGENS INESQUECÍVEIS, 
CHUCK JONES!


Storyboard para comercial de TV

Tony 9 – Caraca! Dessa galera toda que você 
citou só conheço o velho Chuck. Isto prova
 que eu não entendo porra nenhuma de 
animação (Rsss...). 


Chuck Jones foi o grande animador da Waner -
Responsável por clássicos como:

Looney Tunes e Merrody Melodies
Looney Tunes - Copyright Waner Bross
Quem entende, entende mesmo... 
Admiro muito o pessoal que faz desenhos 
animados. Se fazer Hqs é um trabalho de
 maluco, pois dá um trabalhão danado, 
animação é muito pior, ao meu ver (Rsss...). 
Quantos fotogramas é preciso fazer para 
colocar um boneco em movimento? 
Cada doido com a sua mania (Rss...).

CLÁUDIO – PARA UM  35MM, 24 QUADROS POR 
SEGUNDO. E EM DIGITAL 30. MAS ISSO DEPENDE
 MUITO DO TIPO DE ANIMAÇÃO E DE QUANTOS
 PERSONAGENS ESTÃO EM CENA.

Tony 10 – Não é fácil, não... haja desenhos! Qual é a
 sua formação? Fez algum curso específico de 
animação? E como surgiu a primeira
 oportunidade de entrar para esse mundo fantástico 
dos desenhos animados?


O fera concentrado nos rabiscos, no
Estúdio Daniel Messias (1982) 

CLÁUDIO – CURSO, NENHUM! 
SOU AUTODIDATA, SE ISSO 
REALMENTE EXISTIR!! A PRIMEIRA OPORTUNIDADE 
FOI EM FEVEREIRO DE 79. EU JÁ TRABALHAVA 
COM ARTES, FAZIA CAPAS DE LIVROS,
 DISCOS PAST-UPS , ETC, AÍ PINTOU A
 OPORTUNIDADE  DE FAZER UM  FREE LANCE
DE PINTURA DE ACETATO PARA UM PEQUENO 
ESTÚDIO NA VILA MARIANA, CHAMADO 
CARTOON STUDIOS. ERA DO ZÉ MARIA,
 UM  DOS PIONEIROS NA ANIMAÇÃO 
BRASILEIRA.

Tony 11 – Já ouvi falar dele... pelo visto, o 
destino o conduziu à coisa. Interessante... 
No processo de criação de um desenho animado, 
há os que criam os roteiros, os bonecos, os
 animadores, há aqueles que limpam as artes,
 intercalam e aqueles que criam os cenários. OK?
 Você começou fazendo acetados, 
foi isso que disse? E, depois?


Desenhando os animais de
estimação da família
CLÁUDIO – SIM.  COMECEI NA PINTURA DE
 ACETATOS – COMO JÁ DISSE -, QUE ERA COMO 
TODOS COMEÇAVAM. DEPOIS DISSO PINTOU 
A MAURICIO DE SOUSA, SÓ QUE LÁ 
ENTREI NO MERCHANDISING, PARA TRABALHAR 
COM UM GRANDE ÍDOLO MEU, JAYME CORTEZ,
 FIQUEI UM TEMPO COM ELE E DEPOIS
 FUI PRO DEPARTAMENTO QUE SE INICIAVA 
DE ANIMAÇÃO, COMECEI INTERVALANDO 
E FAZENDO PEQUENAS ANIMAÇÕES, 
DE LÁ PARTI PRO MERCADO DE PUBLICIDADE.
 FUI TRABALHAR COM O MESTRE DANIEL 
MESSIAS, ONDE COMECEI A APRENDER  
MESMO O QUE É ANIMAÇÃO.

Tony 12 – Que honra, né? Trabalhar com o mestre 
Cortez, no estúdio do Mauricio e no famoso
 estúdio do mestre Daniel Messias... qualquer 
um queria estar no seu lugar, com certeza... 
isto é o que eu chamo de começar com o pé direito... 
Prosseguindo... Atualmente, há algum curso que 
você possa recomendar para quem 
deseja aprender a fazer animação?

CLÁUDIO – NÃO CONHEÇO NENHUM!


Flipando imagens
Tony 13 – Antigamente, o processo era complicado. 
O pessoal fazia os desenhos a lápis – em movimento,
 numa caixa de luz-, que eram passados para
 um acetato onde estes eram pintados 
por trás, com guache – eu acho.
 Quando trabalhei no Estúdio do Ely Barbosa
 eu via o Mingo e a turma ralando pra 
fazer animações de 15 segundos para
 comerciais da TV – D.D.Drim, etc. 
Naquela época um filme desses envolvia muita 
gente no processo de criação. Sempre achei 
isso trabalho de maluco – no bom sentido,
 é claro (Rsss...).   Dá para explicar pra
 gente como era feita a coisa?

CLÁUDIO – ISSO MESMO!  ATÉ O INICIO DOS 
ANOS 80, O ANIMADOR TINHA TOTAL 
CONTROLE DO TRABALHO... GERALMENTE ELE
 FAZIA TUDO. DESDE A CRIAÇÃO DO 
PERSONAGEM, MODEL SHEET, STORYBOARD, 
LAYOUT DE CENA, ANIMAÇÃO, INTERVALAÇÃO, 
CLEAN-UP E AS VEZES ATÉ PINTAVA NO 
ACETATO,  TRABALHO QUE EM GERAL ERA 
FEITO PELAS MENINAS (SAUDADES!! RSRSR )
 E, FINALMENTE , FAZIA A FILMAGEM, QUE 
QUASE SEMPRE  ERA UMA VIRADA 
DE NOITE. COMO VOCÊ DISSE UM 
TRABALHO DE MALUCO, MAS DAVA UM 
GRANDE PRAZER E UM BOM DINHEIRO!


Desenhando direto no computador
Tony 14 - Com o advento da informática e da 
criação de programas como o Flash, parece 
que a coisa ficou mais fácil... 
Como, hoje, você produz suas animações e
 que software (programa) você usa
 para executar seus trabalhos?

CLÁUDIO  – É, MELHOROU UMAS PARTES E MATOU 
A BOA E VELHA ANIMAÇÃO. 
COMEÇOU FACILITANDO A PARTE DA PINTURA,
 FORAM- SE OS ACETATOS E AS MARCAS 
DE PINCEL COM ELES, OS REFLEXOS, ETC.
 MAS COM O FLASH, TOONBOOM, ETC, MUITOS
 SE AVENTURARAM NA ÁREA SEM A MENOR
 NOÇÃO DO PROCESSO, E AS PRODUTORAS 
TAMBÉM CRIARAM UMA NOVA ANIMAÇÃO,
 TOTALMENTE PARADA. NO FLASH E 
TOONBOOM, OS MODELOS VEM NUMA 
BIBLIOTECA, É SÓ PEGAR E MEXER.

Tony 15 – Como é que é!? É só pegar e mexer? 
Dá pra explicar melhor?

CLÁUDIO – É ISSO MESMO, HOJE NÃO SE ANIMA 
MAIS. MEXE- SE O BONECO. QUALQUER  UM, 
MESMO SEM NENHUMA NOÇÃO DE ARTE, 
VIRA "ANIMADOR" HOJE EM DIA. 
EU PREFIRO USAR ESTES NOVOS PROGRAMAS 
DE UMA MANEIRA EM QUE VOCÊ TEM 
QUE DESENHAR MESMO, VOCE ANIMA
 COMO SE FOSSE NO PAPEL. É O VELHO 
PROCESSO, SÓ QUE SEM AS FOLHAS.
 NESTE PROGRAMA FAÇO TAMBÉM 
STORYBOARDS, ILUSTRAÇÕES, ETC.



Tony 16 – Caramba! Isto é incrível! A informática veio 
para virar tudo de perna pro ar, mesmo... 
Em geral, um filme de animação para 
comerciais de TV têm de 15 a 30 segundos.
 Quantos desenhos são necessários para
 fazer um filme desses? 
E, quanto tempo leva, em média, 
uma produção dessa?

CLÁUDIO – SÃO 30 QUADROS POR SEGUNDO, 
PORQUE TUDO HOJE É DIGITAL E DEPENDE
 DO TIPO DE ANIMAÇÃO E DE QUANTOS 
PERSONAGENS TEM EM CENA E SE TERÁ
 CENÁRIO OU NÃO, MAS OS PRAZOS SÃO 
TODOS LOUCOS. HOJE, EM GERAL, JÁ VEM 
UM STORY E ATÉ O PERSONAGEM CRIADO. 
ALGUMAS VEZES TENHO QUE DEFINIR
 MELHOR O CENÁRIO, E SÓ ANIMO E DEIXO
 OS INTERVALOS E O CLEAN-UP PARA ALGUM 
ASSISTENTE FAZER, COM ISSO EU FAÇO EM
 MEDIA 5 SEGUNDOS POR DIA, OU SEJA
 LEVO 3/4 DIAS PARA  FAZER UM FILME 
DE 15 E UMA SEMANA PARA UM DE 30.
 QUANDO FAZÍAMOS TUDO, NOS ANOS 
80 ERA UM MÊS PARA UM
 FILME DE 30 SEGUNDOS.

Tony 17 – A coisa, pelo menos, agilizou... isto é bom. 
 Você trabalha em equipe ou sozinho, 
nessas loucas empreitadas?



CLÁUDIO – TRABALHO SÓZINHO. ALGUMAS VEZES 
MINHA ESPOSA MARINA, ME AJUDA NA
 ORGANIZAÇÃO DE UM PROJETO 
MAIOR E NO PENCIL-TEST.

Tony 18 – Pencil-Test? O que é isso? Dá para
 explicar melhor? Sou leigo no assunto (Rsss...)...

CLÁUDIO - PENCIL TEST, LINE- TEST OU POSE-TEST, 
CADA LUGAR CHAMA DE UM JEITO, É O TESTE QUE
 FAZEMOS, AINDA QUANDO É SÓ RAFE, DAI O NOME,
 PARA VER SE A ANIMAÇÃO ESTÁ INDO BEM,
 PARA DEPOIS PASSAR PARA OUTRA PESSOA 
OU AS VEZES PARA O PRÓPRIO ANIMADOR 
"CLENAR", OU PASSAR A LIMPO, E DEPOIS
 FINALMENTE COLORIR.


Branca de Neve - Copyright Walt Disney Productions
Tony 19 – OK. Captamos vossos “sinais de fumaça” (Rsss...). 
Agora a coisa ficou clara... thanks! Fico imaginando,
 quanto tempo e quanta gente Walt Disney 
teve que arregimentar para produzir Branca
 de Neve, um desenho com duas horas de animação... 
aquilo ficou fantástico, mas foi trabalho
 de maluco (Rsss...).

CLÁUDIO – FORAM REALMENTE NECESSÁRIAS
 MUITAS PESSOAS! O PROCESSO TODO LEVOU 
4 ANOS PARA SER FEITO, O QUE É NORMAL.




Tony 20 – Quatro anos!? Normal? Haja saco... 
é preciso gostar muito da coisa, mesmo...
 E ainda tem gente que reclama para
 fazer 1º páginas de histórias em quadrinhos (Rsss...).
 Inúmeros animadores famosos passaram 
pelos estúdios Disney, como William 
Hanna e Joseph Barbera (Hanna-Barbera) e 
outras feras, que mais tarde abriram seus 
próprios estúdios.


Preston Blair (1908\1995) - Trabalhou por
40 anos para os Estúdios Disney
Dentre estes, Preston 
Blair, foi um dos nomes que mais se 
destacaram nesse setor. O que você sabe sobre 
Preston Blair? O homem editou vários livros  
na América e que também circulam até 
hoje pelas livrarias do Brasil e do mundo.
Neles ele ensinava e dava dicas para 
 fazer animação passo a passo.


Páginas de um dos famosos livros do genial mestre
da animação Preston Blair





O livro Advanced Animation, de Preston Blair,
é considerado como a Bíblia dos desenhistas de
animação. Ele pode ser encontrado em
grandes livrarias e importadoras.
OBS: Encontrei vários livros desse autor na
Livraria Cultura, do Conjunto Nacional,
na avenida Paulista, aqui em São Paulo.




CLÁUDIO  – O LIVRO DELE FOI E IMAGINO QUE 
AINDA É , A BÍBLIA PARA MUITOS. 
ELE FOI UM GRANDE ANIMADOR.


Cartoon Animation - Um dos muitos livros de Preston Blair
Tony 21 – Vamos falar, agora, sobre quadrinhos... 
você foi um dos grandes colaboradores da
 revista UDIGRUDI. Vic-To foram personagens
 de sua criação – desenvolveu texto e arte.
 Achei a ideia genial. 
O personagem era um hippie, que continuava a viver 
 naquela euforia da época mais colorida da humanidade – 
anos 60 -, onde se apregoava um mundo melhor, 
de paz e amor, onde se combatia a guerra 
do Vietnã. Mas, os eu hippie era um
 milionário (Rsss...)... De onde surgiu a ideia
 de criar este interessante personagem?

CLÁUDIO  – AS VEZES EU DOU UMA REVIGORADA 
NELE. EU ERA CRIANÇA NO AUGE DO
 MOVIMENTO HIPPIE, MAS TINHA IRMÃOS 
MAIS VELHOS E COM ISSO VIVI BEM 
ESSA ÉPOCA, E ACOMPANHEI O QUE 
ACONTECEU COM ELES. POR FIM, QUASE 
TODOS VIRARAM EMPRESÁRIOS COM MUITA 
GRANA, NEGANDO ASSIM, TUDO O 
QUE PREGAVAM. O NOME  DOS PERSONAGENS 
SURGIU ATRAVÉS DO NOME  
DO MEU PAI, VICTOR.


Vic-To - Foi publicado pela primeira vez nas páginas
da revista UDIGRUDI, nos anos 90, 

pela Phenix Editorial Ltda
 


Vic-To, agora em nova versão colorida - Por: Cláudio
Tony 21 – Legal... quando se é jovem todos acreditam 
nessas bobagens todas. Achamos que podemos 
mudar o sistema, lutar contra o status quo
 estabelecido. Daí a gente casa e todas
 essas idéias revolucionárias vão pro
 saco e, de repente, estamos todos inseridos
 no sistema. Podemos até ser contra as regras
 dele, mas é impossível fugir dessa louca
 engrenagem social que inventaram. 
Essa é que é a verdade... Continuando, Cláudio...
 Depois, eu criei Gina – escrevi- , uma aeromoça bela 
e sexy, que se excitava quando a aeronave 
atingia uma certa altitude e começava a 
atacar os homens. A gatinha bem comportada se 
transformava numa tarada (Rsss...).
 Você foi o desenhista oficial dessa série. 
Fiz o roteiro e joguei ele na sua mão e você
 magistralmente criou as imagens daqueles 
personagens incríveis – com um traço dinâmico -, 
como o comandante bebum, etc, daquela
 série cômica. Foi fácil criar a imagem daqueles
 personagens? Você gostava de desenhar
 aquela série? Outra coisa...
 O Alexandre Dias – ex-guitarrista da banda 
Velhas Virgens -, ele também chegou a escrever
 uma HQ da Gina que foi desenhada por você.
 Teve algumas histórias dessa série que você fez 
em parceria com Salatiel de Holanda e o
Wanderley Felipe (Vanderfel) – meu ex-sócio. 
Como foi a experiência de trabalhar
 com esses grandes artefinalistas?


Storyboard para longa metragem

CLÁUDIO – CARA, EU ADORAVA A GINA!
 SINTO SAUDADES DELA!  PRECISO ENCONTRAR 
COM ELA UM DIA DESSES!! RSRSRS...
 O SALA E O WANDERLEY SÃO FERAS! 
GRANDES PROFISSAS E AMIGOS. 
O WANDERLEY SEMPRE ENCONTRO NO
 FACEBOOK, MAS O SALA NUNCA MAIS
 VI, ELE TAMBÉM FOI ALUNO E AMIGO 
DO MEU PROFESSOR DE 
ANATOMIA IGNÁCIO JUSTO.


Gina - Série cômica - para adultos -, que eu criei para
a revista Udigrudi. Esta HQ foi escrita por Alexandre Dias
(Cavalo), desenhada por Cláudio e artefinalizada
por Wanderley Felipe, nos anos 90






Estudo rápido

Tony 22 – Todos nós passamos pelo sargentão 
Ignácio Justo (Rsss...).  Certo dia, um jovem 
ilustre e desconhecido apareceu timidamente
 no meu escritório e me apresentou um 
roteiro de super-herói destinado ao público teen.
 Li o roteiro e achei a história muito boa. 
Passei o roteiro para você, que acabou 
criando e desenvolvendo os personagens da série.
 Enfim, você, Claúdio, foi o primeiro a
 desenhar Meteoro, personagem criado pelo 
genial bengala brother Roberto Guedes e que 
esta aí até hoje conquistando cada vez 
mais leitores, afinal, o Almanaque Meteoro 
tai sendo editado de forma independente 
pela Guedes Manifesto. O Guedes é um 
batalhador incansável.  
Queremos saber, você já tinha desenhado 
uma HQ de super-herói antes? 
Fale-me sobre esta experiência...



Meteoro, um clássico de Roberto Guedes (texto).
Desenho e artefinal: Cláudio
 


CLÁUDIO – FOI UMA GRANDE HONRA! 
EU TINHA ANIMADO ALGUNS COMERCIAS 
COM SUPER-HERÓIS, MAS QUADRINHOS NÃO. 
FOI UM GRANDE DESAFIO E PERCEBO QUE
 É UM NEGÓCIO SÉRIO, GOSTARIA DE 
ME APERFEIÇOAR MAIS NESTA ÁREA. 
ASSIM QUE HOUVER UMA 
OPORTUNIDADE QUERO MANDAR VER.

Tony 23 – De repente... quem sabe? Para quais 
produtos importantes, que vimos em comerciais 
da TV, nos últimos anos,  você fez ou 
participou da animação deles? Cite alguns...


Layout para capa de caderno
CLÁUDIO – SÃO 32 ANOS DE ANIMAÇÃO, 
ALGUNS NEM EXISTEM MAIS, RSRSRS... 
ENTÃO DEIXA EU VER... PRODUTOS FORAM: 
SHARP, SNOOPY DAVENE, FRANGO SADIA, 
PING PONG, COMMIND, UNIBANCO, GALINHA 
KNNOR, BUBBER GUMMERS, LÁPIS 
VERMELHO, CAIXA ECONOMICA, ETC. 
FIZ ALGUNS CURTAS PARA O MAURICIO 
COM O CHICO BENTO, CASCÃO, 
CEBOLINHA, SENINHA, ETC.

 ABERTURA DE FILMES DOS TRAPALHÕES,
 XUXA, MENINO MALUQUINHO,  ABERTURA
 DO PROGRAMA DA XUXA. 


Layouts: Cenários
 ALGUNS CURTAS 
PARA A SKETCH, O" GRILO FELIZ " PARA 
O WALBERCY, TRABALHEI NO PRIMEIRO 
" RA- TIM-BUM"  DA TV CULTURA, COM 
FERNANDO MEIRELES,  FIZ CURTAS PARA 
O DANIEL MESSIAS COM TODA TURMA 
DA CARTOON  NETWORK E  COM OS
 " LOS TRES AMIGOS" DO LAERTE,
 ANGELI E O GLAUCO.  


Geraldão - Criação de Clauco

Equipe Daniel Messias. Esse famoso  estúdio de animação
fez todas as vinhetas com os personagens da Cartoon Network,
Copatoon, vinhetas com personagens de HQs nacionais
do Clauco, Laerte, Angeli e Caco. Além disso, atende
empresas, como: Kellog's, Bob's, Sadia, etc.
 

FUI DIRETOR DE
 ANIMAÇÃO DO CASSIOPEIA,  ANIMEI 
POR 2 ANOS EM PORTUGAL ONDE FIZEMOS
 UM LONGA, O LITTLE HIPPO,E UMA 
SÉRIE PARA A TV QUE FOI UM MARCO 
NA TV PORTUGUESA,"MINHA FAMÍLIA
 É UMA ANIMAÇÃO", O PERSONAGEM É 
DA ARGENTINA E FAZ MUITO SUCESSO 
POR LÁ, CHAMA-SE "DIBU", MAS
 EM PORTUGAL SE CHAMOU "NECO".


Arthur Corria, grande ilustrador português,
e Cláudio (ano 2.000 - Lisboa - Portugal)
 
Tony 24 – Quanta coisa você realizou! Parabéns,
 guerreiro! Aposto que nossos bengalas 
brothers de além mar vão se lembrar com 
carinho deste seu trabalho que passou na 
TV portuguesa... que bacana.  Como costumo dizer,
 sempre, é através dessas nossas entrevistas
 que todos nós – inclusive eu -, acabamos 
conhecendo melhor os nossos talentosos 
profissionais da arte que nasceram neste imenso 
e prolífico Brasil: um celeiro de talentos.
Apesar de eu ter convivido com grandes feras do
 traço e da criação, como você e outros, nosso
 ritmo de trabalho era pauleira e tínhamos 
um relacionamento extremamente comercialmente, 
na época. Assim, muitos detalhes da carreira
 pessoal dos nossos colaboradores passavam 
despercebidos.
 Confesso que fiquei surpreso ao saber – 
anos depois -, que você também fez parte 
do famoso “Barraco do mestre Ignácio Justo”, 
local de onde originaram grandes profissionais
 que até hoje atuam no mercado.
 Como foi que você conheceu o mestre 
e quanto tempo você estagiou com ele?




CLÁUDIO  – EU COSTUMAVA PASSAR 
UMAS TARDES LÁ  NA J.W.THOMPSON. 
O DIRETOR TINHA GOSTADO  DOS MEUS 
RABISCOS E DEIXAVA EU FICAR LÁ 
RABISCANDO. LÁ ELE ME APRESENTOU 
O MARQUINHOS, UM JOVEM E TALENTOSO 
ARTISTA, E DISSE: “Ô MARQUINHOS! 
POR QUE VOCÊ NÃO APRESENTA O
 CLÁUDIO PARA O JUSTO?”
 MAS COM O PASSAR DOS DIAS, ACABAMOS
 NÃO INDO.  EU FIQUEI COM ISSO NA CABEÇA. 
NESTA ÉPOCA EU DAVA UNS ROLÊ PELA 
MAURICIO  E LÁ  UMA AMIGA ME DISSE 
QUE ESTAVA INDO FAZER UMAS AULAS
 COM ELE, NÃO PERDI A OPORTUNIDADE
 E FUI FINALMENTE CONHECER O MESTRE. 
E ISTO FOI O QUE ME AJUDOU A 
ENTRAR PARA A MAURICIO DE SOUSA 
PRODUÇÕES, POIS QUANDO FUI FALAR 
COM ELE LEVEI ALGUNS DESENHOS QUE
 FAZIA NA AULA. E ELE VIU E GOSTOU
 QUANDO SOUBE QUE EU  ESTAVA
 ESTUDANDO COM  O JUSTO, QUE ERA 
AMIGO DO MAURICIO. UM DIA 
ELE ATÉ APARECEU POR LÁ.

Tony 25 – É curioso como muita gente passou pelo Justo.
 Este homem tem um coração de ouro e jamais
 cobrou um centavo de ninguém. É um ser iluminado. 
Este, sim, merece ter seu cantinho reservado 
no céu (Rsss...). Preciso fazer uma visita pro
 homem, há anos não o vejo... vai me
 xingar, aposto (Rsss...).
 Além de excelente animador, você também 
é fera em ilustrações. Fez muitas ilustrações 
para capas de disco e livros, OK? Com quais 
gravadoras, cantores e editores 
de livro você fez free lance?



A Turma do Arrepio, criação de César -
Arte: Cláudio
CLÁUDIO  – FORAM SÓ LIVROS E DISCOS 
EVANGÉLICOS, NINGUÉM CONHECIDO DO 
GRANDE PÚBLICO. NA ÉPOCA NÃO EXISTIAM
 TANTOS EVANGÉLICOS COMO HOJE! 
SENÃO EU ESTARIA RICO!!!! RSRSRS

Tony 26 – Com certeza (Rsss...). A coisa cresceu 
muito... Mauricio de Sousa Produções...
 quando foi que você foi acabar trabalhando
 no departamento de merchandising deste
 genial autor brasileiro, ao lado 
do saudoso mestre Jayme Cortez?

CLÁUDIO – FOI EM 1980, QUANDO ESTUDAVA 
COM O JUSTO E FIQUEI SABENDO QUE O
 GRANDE MESTRE CORTEZ ESTAVA 
POR LÁ!! FOI UM GRANDE PERÍODO, 
APRENDI MUITO E ZOAVA MUITO! O CARA ERA 
UM GRANDE GOZADOR E EU UM GAROTO 
DE 20 ANOS, VOCE PODE IMAGINAR... 
EU ERA SEMPRE CHAMADO NA SALA DO
 MAURICIO PARA SER CHAMADO ÀTENÇÃO, 
ELE FICAVA LOUCO COMIGO! PRA ALIVIAR 
A BARRA FUI PARA O NOVO 
DEPARTAMENTO DE ANIMAÇÃO!

Tony 27 – Então, o tio Mauricio sofreu na sua mão? (Rsss...).
 Se ele ler esta sua declaração, hoje, aposto que 
vai rir bastante ao se lembrar daquele
 capetinha que ficava pentelhando pelo
estúdio (Rsss...). E, com certeza, vai se orgulhar
 em saber que você virou um homem e
 um grande profissional... O que você desenvolvia, 
especificamente, para ele 
na área de merchandising?


Kico, Cláudio e Jayme Cortez na
Mauricio de Sousa Produções
(Depto. de merchandising)
CLÁUDIO  – TODOS OS PRODUTOS PRECISAVAM 
DE UM LAYOUT COLORIDO. EU PEGAVA OS 
DESENHOS DA EMY, TIRAVA XEROX , FAZIA A
 COMPOSIÇÃO NECESSÁRIA, ALGUNS 
FUNDOS E COLORIA. ERA CAPA DE 
CADERNOS, PAPEL DE BALA,
 CAMISETAS, ETC...

Tony 28 – Esta área é muito legal. Também já trabalhei 
nela, fazendo Tom e Jerry e a Pantera Cor-de-Rosa –
 pra Viacom – e os heróis da DC – pra Character -,
 no passado... Por quanto tempo você trabalhou 
com o fera (Mauricio)? Saiu, por quê?

CLÁUDIO – FUI TRANSFERIDO PARA A  ANIMAÇÃO! 
EU ERA MUITO ZOEIRA, VINHA DE UM PERÍODO
 EM AGÊNCIA, ONDE TODOS FICAVAM MAIS
 A VONTADE, E SÓ O CORTEZ QUE TAMBÉM 
VINHA DE AGÊNCIA ME ENTENDIA. O REGIME DO
 MAURICIO ERA MUITO SÉRIO, ENTÃO 
PINTOU UM CONFLITO AÍ.


Tony 29 – Isso é normal. Trata-se do velho conflito
 de geração (Rsss...). Jovem, cheio de adrenalina e
 de amor pra dar, esbanja energia e quer zoar 
o barraco, mesmo... aposto que com você o 
bengala brother Mauricio quase enfartou (Rsss...). 
Ainda bem que você tirou o time de campo, 
caso contrário poderíamos perder um grande 
talento, um grande campeão de venda... 
sua saída foi estratégica.
 O Mauricio que o diga (Rssss...).   Na verdade, as 
agências nos davam mais liberdade, na época... 
Você já curtia Mônica e Cebolinha, antes de
 entrar para a Mauricio de Sousa Produções?

CLÁUDIO – PARA FALAR A VERDADE, EU PREFIRO
 O CHICO BENTO,E  A TURMA DA MATA!


O garoto caipira Chico Bento, um
clássico do Mauricio de Sousa
Tony 30 – O Chico Bento é sensacional... gosto muito
 desse personagem dele. Creio que todos nós temos
 raízes no campo. No fundo, somos todos 
caipiras, homens que nasceram
para viver no campo (Rsss...). 
Vamos nessa... Fontes fidedígnas 
me informaram que você também trabalhou 
em diversos projetos de animação de longas
 metragens, para o exterior... Cite alguns em 
que você participou e como era
 o processo de criação deles.




CLÁUDIO  – PARA O EXTERIOR EU TRABALHEI, VIA 
SKETCH, HGN, CASINHA DE ANIMAÇÃO E 
TALIA FILMES. FORAM OS GUMMY BEAR, 
BONKERS, GOOF TROOP E ALADDIN, PARA A HGN,
 E UNS DOIS PARA A SKETCH, QUE NÃO
 ME RECORDO OS NOMES. FIZ OS 
MENUDOS PARA A CASINHA E PELA 
TALIA FILMES NÓS FIZEMOS OS 
SNORKS, PARA A HANNA- BARBERA.

Tony 31 – Sensacional! De fato, os gringos preferem 
fazer muitos trabalhos fora, para amenizar
 custos... Atualmente, trabalhar com editores e 
estúdios de animação do exterior ficou fácil – 
via Internet-, principalmente se você “arranha” 
um inglês fluentemente ou espanhol... mas, no
 passado a coisa era complicada. 
Voces dependiam de viagens ao exterior e 
do correio. Dá para explicar como é 
que a coisa funcionava?

CLÁUDIO – NO PASSADO TRABALHÁVAMOS VIA 
TELEFONE, FAX E CORREIO. ERA TUDO UM 
POUCO MAIS DEMORADO, MAS FUNCIONAVA.

Tony 32 – Durante sua longa e frutífera trajetória
 pelo setor da animação. Você conquistou alguns 
prêmios por seu trabalho genial.
 Dá para citar alguns?

CLÁUDIO – QUIQUITO, EM GRAMADO, 
COMO MELHOR ANIMAÇÃO E ROTEIRO,
 POR UM CURTA DO ARNALDO GALVÃO
 QUE EU ANIMEI,  HQMIX 
RECENTEMENTE POR "LOS TRES AMIGOS", 
ATRAVÉS DO ESTÚDIO DO DANIEL MESSIAS.

Tony 33 – Parabéns, mais uma vez... Há quanto 
tempo você abriu o estúdio AnimaClau? 
Nele, você conta com colaboradores assíduos?

CLÁUDIO - 10 ANOS. LOGO QUE VOLTEI DE 
PORTUGAL. GERALMENTE TRABALHO SÓ, 
COMO JÁ  AFIRMEI.

Tony 34 – Perdão, havia me esquecido... 
Você tem ideia de quantos desenhos animados 
já produziu – ou colaborou -, ao longo dos
 anos? E, qual desses trabalhos mais 
lhe empolgou?

CLÁUDIO – POXA... É DIFÍCIL! REALMENTE NÃO 
TENHO IDEIA. MUITOS TRABALHOS ME 
EMPOLGARAM E ESPERO QUE 
TENHAM MUITOS OUTROS PELA FRENTE.

Tony 35 – Com certeza, eles virão... Sei que você 
morava em São Paulo, mas que acabou se
 mudando para o interior. Foi buscar a paz
 do campo (Rsss...). Onde você mora atualmente?

CLÁUDIO – ATIBAIA.


Atibaia - Cidade turística - Terra das flores e dos morangos
Tony 36 – Bela cidade do interior paulista...
 conheço bem... Um sonho?

CLÁUDIO – QUE APAREÇAM MUITOS 
TRABALHOS BONS PELA FRENTE.

Tony 37 – Para um bengala tão talentoso quanto
 você eles jamais faltarão, com certeza... 
Alguma frustração?

CLÁUDIO – NENHUMA...

Tony 38 - Deus e religiões?

CLÁUDIO – SÓ DEUS E ESTÁ MUITO BOM, 
NÃO CREIO EM RELIGIÕES.

Tony 39 – É fica cada dia mais difícil acreditar
 nesses pseudos-profetas, representantes do
 “chefe”, que embolsam milhões dos seus
 seguidores (Rsss...)... Família?

CLÁUDIO – ADORO A MINHA! RSRSRS...

Tony 40 – Cite alguns grandes autores de HQs – 
nacionais ou estrangeiros?

CLÁUDIO – CARA, EU ADORO STAN LEE!!
 E COMO DESENHISTA E AUTOR ADORO O 
JOE KUBERT, ELE TEM UM ESTILO SOLTO E UMA 
COMPOSIÇÃO QUE EU INVEJO, ME LEMBRO
 QUE NA SALA DO CORTEZ, LÁ NA MAURICIO, 
TINHA UM ORIGINAL DELE QUE EU FICAVA
 OLHANDO VÁRIAS VEZES AO DIA!

Tony 41– Stan Lee e Jack Kirby ressuscitaram o falido
 quadrinho do pós-guerra, da América.
 São gênios. Começaram criando HQs de terror,
 romance e suspense e em seguida ressuscitaram 
os antigos e falidos heróis e criaram vários 
outros personagens de sucesso...
 O Kubert fez e faz escola é um dos bambas... 
Seguindo... Grandes mestres do desenho 
animado, do Brasil e do mundo?

CLÁUDIO – DA ANIMAÇÃO, AQUELES QUE CITEI 
ANTES... SOU FAN DO CHUCK JONES, ADORO O 
"TIMING" DELE. ATUALMENTE GOSTO 
MUITO DO BRAD BIRD.


Chuck Jones (1912/1978) -


Pernalonga - Por Chuck Jones

Tony 42 – Brad Bird? Desse eu nunca ouvi falar,
 mas vou procurar conhecer o trabalho dele, 
na certa... Você, atualmente, está trabalhando 
em algum projeto de animação específico?

CLÁUDIO – VOU COMEÇAR UMA SÉRIE DE 
STORYBOARDS PARA A CINEMA - 
ANIMADORES DA SILVIA PRADO.

Tony 43 – Sucessão nessa nova empreitada, 
bengala brother... Pretende voltar a fazer Histórias 
em Quadrinhos?
 A experiência que teve nesse setor foi válida?

CLÁUDIO – GOSTARIA MUITO.
 FOI MUITO VÁLIDA, SIM.

Tony 44 – Uma pergunta que não poderia faltar: 
Quanto custa hoje – em média - para se produzir 
um filme de animação de 15 segundos, 
para um comercial de TV?

CLÁUDIO - MAIS OU MENOS UNS 30 MIL .

 Tony 45 – A coisa é cara, mesmo... Meu querido bengala
 brother, só me resta agradecer este seu depoimento
 esclarecedor e por sua especial atenção ao responder 
essa verdadeira saraivada de questões.
 Mas, animação é um tema que desperta muita 
curiosidade e a minha finalidade, aqui, é tentar
 desvendar aos nossos webleitores, nacionais e 
internacionais, este mundo fantástico, que você 
conhece de cátedra.  E acho que eu e você 
cumprimos nossa missão. Espero (Rsss...). 
Deixe aí uma dica para quem deseja entrar
 para o fasciannte mundo do desenho animado...

CLÁUDIO – HOJE O MUNDO DA ANIMAÇÃO 2D 
ESTÁ MEIO CONFUSO. HÁ MUITA ANIMAÇÃO
 EM COMPUTAÇÃO, SE É ALGO QUE VOCÊ 
GOSTA, MANDA VER! MAS NUNCA 
SE ESQUEÇA DE DESENHAR.

Tony 46 – Ah, visitei o seu blog e adorei! Parabéns! 
Que tal deixar, também, seu e-mail, blog, endereço 
de site, etc? De repente, alguém pode se interessar 
em contratar seus serviços... Como dizia Chacrinha,
o velho guerreiro: "Quem não se comunica,
se estrumbica!" 
Você sabe... (Rsss...).

CLÁUDIO – OBRIGADÃO. PROCURO SEMPRE ME 
ESFORÇAR PARA MELHORAR. VISITEM LÁ!!

e...

Tony 47 – Mais uma vez, grato por sua atenção, até a próxima 
e muita saúde, paz  sucesso, grande
Guerreiro! Afinal, em 2012, a batalha continua! 
Valeu! Grande mano amplexo!

CLÁUDIO –ABRAÇÃO, TONY!  
E UM ANIMADO 2012 PRA TODOS!!

Tony 48 – Para ver e assistir os filmes em que esse
grande artista participou da produção, siga os
links abaixo e divirta-se...



http://animaclau.blogspot.com/2011/03/los-
tres-amigosestudio-daniel-messias.html

NÃO PERCAM MATÉRIA ESPECIAL
SOBRE A EDITORA LA SELVA,

PIONEIRA EM QUADRINHOS
DE TERROR NO BRASIL,
E M...






E Conheça a saga desta importante
família de emigrantes italianos!
CONFIRA! 


E fiquem plugados, em nossos blogs,  mais entrevistas 
com outras feras vem por aí, bengalas friends!
 BYEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!


Copyright 2012 – Tony Fernandes – Estúdios Pégasus –
Uma Divisão de Arte e Criação da Pégasus Publicações Ltda
São Paulo – Brasil
Todos os Direitos Reservados
 
   
   

2 comentários:

  1. Bela matéria. Claudio um grande amigo e ilustrador, animador, entre outras coisa. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grato, por sua visita e comentário, Jorge.
    Vc também é um do nossos grandes artitas.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir