Década de 90. O Brasil estava
sendo assolado por uma
inflação louca e desvairada. Os produtos de consumo
eram
remarcados quase que diariamente num processo
chamado indexação, criado pela
equipe econômica.
O dinheiro não dava
para nada. Apesar da equipe
econômica – do governo Collor- ter confiscado
todo dinheiro sem lastro que
estava circulando no
mercado, sem aviso prévio, visando conter a inflação
galopante que deteriorava a economia do país,
provocando pânico na população
que viu, do dia
para a noite, seu rico dinheirinho desaparecer
das contas
bancárias e causar um impacto jamais
visto no Brasil, provocando a estagnação
temporária
de todo o setor comercial, eu e o meu sócio
decidimos entrar de
cabeça no mercado editorial e
lançar alguns produtos, na esperança de reverter
a caótica situação. Não tínhamos alternativa.
Nosso estúdio, que até então
atendia a diversos
clientes, de repente, não tinha mais o que fazer, visto
que as
editoras do país decidiram de imediato
dar um break em seus produtos.
As contas
acumulavam.
Tivemos que dispensar nossos
Tivemos que dispensar nossos
colaboradores, reduzir o custo
operacional.
O Brasil era o país da inflação. Devíamos uma
nota preta ao FMI. Situação similar passam
hoje os países da Europa, que também
suplantarão, com certeza, esta situação anacrônica.
O Brasil era o país da inflação. Devíamos uma
nota preta ao FMI. Situação similar passam
hoje os países da Europa, que também
suplantarão, com certeza, esta situação anacrônica.
Quem não nasceu nessa época crítica da
nação brasileira, não
nação brasileira, não
faz ideia de como a
coisa foi feia.
Dormimos ricos e acordamos pobres, todos,
quando a equipe econômica do governo
Collor simplesmente sequestrou
nosso dinheiro. O país estagnou.
Era preciso recomeçar do zero.
quando a equipe econômica do governo
Collor simplesmente sequestrou
nosso dinheiro. O país estagnou.
Era preciso recomeçar do zero.
Graças a Gráfica e
Editora Parma e ao editor e
ao velho amigo Carlos Alberto Cazzamata
(editora Nova Sampa Diretriz)– que foi meu
avalista
na gráfica -, rodamos 4 posters – Robocop, 2 do
Bruce Lee e Back To
The Future (De Volta para
o Futuro)-, de cinema e, por sorte, acertamos
na
mosca e a editora Phenix começou a bombar.
Pouco tempo depois, deixamos aquelas
duas
salas na esquina das avenidas São João com
a Ipiranga e nos mudamos para
um lugar
amplo no bairro do Brás – tradicional reduto
de editores no passado.
Após nos capitalizarmos
não demorou muito para lançarmos almanaques
de HQs com 132
págs e para manter esses
produtos nas bancas precisávamos de
muitos
colaboradores.
Foi o amigo Jotah (que antes assinava Jotacê),
que me apresentou
o entrevistado de hoje,
um ilustrador e especialista em desenho
animado e que
se tornou, também, autor de
Histórias em Quadrinhos. Seu nome?
CLÁUDIO VIEIRA DE OLIVEIRA,
Dono do Estúdio AnimaClau,
Ex-colaborador da
Revista UDIGRUDI e
O Primeiro Desenhista Oficial de
Tony 1- Ano novo, vida nova e novos e
importantes
entrevistados. Hoje, você é
a bola da vez, Claudião.
Queremos, todos, saber mais sobre sua trajetória
profissional, feitos, experiências, traumas e
outros bichos, fera. Está
preparado psicológicamente
para encarar a saraivada de perguntas, sem
pestanejar?
CLÁUDIO – CLARO! MANDA VER!
Tony 2 - Pra variar, vamos começar pelo básico:
Nome completo, cidade e estado, e em que dia,
mês e ano, você nasceu?
CLÁUDIO – CLAUDIO VIEIRA DE OLIVEIRA,
SÃO PAULO - SP ,
20 AGOSTO DE 1960...
Tony 3 - Então, você, como eu, é paulistano
da gema!
Somos raridades nessa megalópole abaixo
da linha do Equador. Tem gente
de tudo quanto
é parte do mundo em São Paulo City, mas
os paulistanos –
sujeitos que nascem na
capital – são raros (Rsss...)... Nós nos
encontramos
pela primeira vez, graças ao
amigo Jotah.
Se não me engano, esse nosso encontro foi
quando a minha editora estava no
Brás.
Foi isso mesmo?
Avenida Paulista, em São Paulo - A maior cidade da América do Sul |
CLÁUDIO – NÃO, ERA AINDA NA ESQUINA DA
AVENIDA SÃO
JOÃO COM A IPIRANGA, EU ATÉ
TE AJUDEI NA MUDANÇA, LEMBRA?
Tony 3 - Não!? Putz... é mesmo... aquela mudança que
fizemos para o bairro do Braz foi uma loucura.
O elevador do prédio tinha
pifado, daí tivemos
que descer cinco andares com a editora nas costas.
Foi fria
(Rsss...). Aliás, sou grato à você e aos
demais amigos que deram uma tremenda
força, na ocasião. Desculpe a minha falha, mas
o meu “HD” anda deteriorado... deve ser a idade.
Preciso fazer um upgrade (Rsss...)... Diga-me,
bengala brother, como e quando
foi que você
conheceu o bengala friend Jotah?
CLÁUDIO – NO ESTUDIO BLACK AND WHITE ,
ESTUDIO DE ANIMAÇÃO DO MAURICIO DE
SOUSA. EU ERA O DIRETOR DE ANIMAÇÃO LÁ.
alguma vez uma História em Quadrinho, ou só
tinha trabalhado com
desenhos animados?
CLÁUDIO – EU FAZIA A TURMA DO ARREPIO
DO CESAR
SANDOVAL E ALGUNS
PROJETOS PESSOAIS.
Tony 5 – Turma do Arrepio? Poxa, eu não
sabia.
Recentemente - há um ano atrás -,
a editora As
Américas relançou esta antiga série bacana
do Cesar, mas não
emplacou e daí pararam...
Se não estou enganado, se não falhou meu
“HD” outra
vez, o Jotah tinha me dito que
você fazia animações para a Disney
americana, na
época. Isto é verdade?
CLÁUDIO - ISSO. EU TRABALHAVA COM A
HGN, DO
HAROLDO GUIMARÃES, LÁ FIZEMOS
ALADDIN, BONKERS, GOOF TROOP
E GUMMY BEAR.
Tony 6 – Cara, você tem uma bagagem profissional
fantástica. Para quais estúdios famosos de
animação você trabalhou?
CLÁUDIO – PARA
TODOS OS ESTÚDIOS DA ÉPOCA:
DANIEL MESSIAS, SKETCH, START, BRIQUET,
BLACK AND WHITE , HGN, FLIP FILMES,
T&S, E EM PORTUGAL, NA NEUROPLANET.
Mauricio de Sousa, Cláudio, Pelé (O super craque do futebol) e o mestre Jayme Cortez NOTA: Pelé era sócio do Mauricio na produtora Black and White, inicialmente. |
Tony 7 – Maravilha, bengala friend... Como e
quando surgiu esta sua paixão por
animações?
CLÁUDIO – DESDE DE CEDO. IMAGINO QUE
POR VOLTA DOS 9 ANOS
MAIS OU MENOS.
SURGIU JUNTO COM A PAIXÃO DO DESENHO,
PINTURA, QUADRINHOS, NÃO
CONSIGO
VER UMA ARTE ISOLADA, TUDO SE
COMPLETA.
Tony 8 – Com certeza. Mas, a coisa foi precoce...
Dos
grandes animadores americanos, qual ou
quais é, ou são, o (s) seu (s) preferido
(s)?
CLÁUDIO – CARAMBA!
SÃO VARIOS, VAMOS
VER SE NÃO ME ESQUEÇO DE NENHUM:
MILT KAHL, FRED MOORE, BILL
TYTLA,
OLLIE JOHNSTON, FRANK THOMAS,
GLEAN KEANNE, ERIC LARSON, ERIC
GOLDBERG,
ANDREAS DEJAS, MARC
DAVIS, JOHN LOUNSBERY, LES CLARK,
WOLLIE REITHERMAN, KEN
HARRIS,
TEX AVERY, E COMO DIRETOR DE
ANIMAÇÃO DE SERIES E CRIADOR DE
PERSONAGENS INESQUECÍVEIS,
CHUCK JONES!
citou só
conheço o velho Chuck. Isto prova
que eu não entendo porra nenhuma de
animação
(Rsss...).
Chuck Jones foi o grande animador da Waner - Responsável por clássicos como: Looney Tunes e Merrody Melodies |
Looney Tunes - Copyright Waner Bross |
Quem entende, entende mesmo...
Admiro muito o pessoal que faz
desenhos
animados. Se fazer Hqs é um trabalho de
maluco, pois dá um trabalhão
danado,
animação é muito pior, ao meu ver (Rsss...).
Quantos fotogramas é
preciso fazer para
colocar um boneco em movimento?
Cada doido com a sua mania
(Rss...).
CLÁUDIO – PARA UM 35MM, 24 QUADROS POR
SEGUNDO. E EM DIGITAL 30.
MAS ISSO DEPENDE
MUITO DO TIPO DE ANIMAÇÃO E DE QUANTOS
PERSONAGENS ESTÃO EM
CENA.
Tony 10 – Não é fácil, não... haja desenhos! Qual é a
sua
formação? Fez algum curso específico de
animação? E como surgiu a primeira
oportunidade de entrar para esse mundo fantástico
dos desenhos animados?
SOU AUTODIDATA, SE ISSO
REALMENTE EXISTIR!! A PRIMEIRA OPORTUNIDADE
FOI EM FEVEREIRO DE 79. EU JÁ
TRABALHAVA
COM ARTES, FAZIA CAPAS DE LIVROS,
DISCOS PAST-UPS , ETC, AÍ PINTOU A
OPORTUNIDADE DE FAZER UM FREE LANCE
DE PINTURA DE ACETATO PARA UM PEQUENO
ESTÚDIO NA VILA MARIANA, CHAMADO
CARTOON STUDIOS. ERA DO ZÉ MARIA,
UM DOS PIONEIROS NA ANIMAÇÃO
BRASILEIRA.
Tony 11 – Já ouvi falar dele... pelo visto, o
destino o
conduziu à coisa. Interessante...
No processo de criação de um desenho animado,
há os que criam os roteiros, os bonecos, os
animadores, há aqueles que limpam
as artes,
intercalam e aqueles que criam os cenários. OK?
Você começou fazendo acetados,
foi isso que disse? E, depois?
CLÁUDIO – SIM. COMECEI NA PINTURA DE
ACETATOS – COMO JÁ DISSE
-, QUE ERA COMO
TODOS COMEÇAVAM. DEPOIS DISSO PINTOU
A MAURICIO DE SOUSA, SÓ
QUE LÁ
ENTREI NO MERCHANDISING, PARA TRABALHAR
COM UM GRANDE ÍDOLO MEU, JAYME
CORTEZ,
FIQUEI UM TEMPO COM ELE E DEPOIS
FUI PRO DEPARTAMENTO QUE SE INICIAVA
DE ANIMAÇÃO, COMECEI INTERVALANDO
E FAZENDO PEQUENAS ANIMAÇÕES,
DE LÁ PARTI PRO
MERCADO DE PUBLICIDADE.
FUI TRABALHAR COM O MESTRE DANIEL
MESSIAS, ONDE COMECEI
A APRENDER
MESMO O QUE É ANIMAÇÃO.
Tony 12 – Que honra, né? Trabalhar com o mestre
Cortez,
no estúdio do Mauricio e no famoso
estúdio do mestre Daniel Messias... qualquer
um queria estar no seu lugar, com certeza...
isto é o que eu chamo de começar
com o pé direito...
Prosseguindo... Atualmente, há algum curso que
você possa
recomendar para quem
deseja aprender a fazer animação?
CLÁUDIO – NÃO CONHEÇO NENHUM!
O
pessoal fazia os desenhos a lápis – em movimento,
numa caixa de luz-, que eram
passados para
um acetato onde estes eram pintados
por trás, com guache – eu
acho.
Quando trabalhei no Estúdio do Ely Barbosa
eu via o Mingo e a turma
ralando pra
fazer animações de 15 segundos para
comerciais da TV – D.D.Drim, etc.
Naquela época um filme desses envolvia muita
gente no processo de criação.
Sempre achei
isso trabalho de maluco – no bom sentido,
é claro (Rsss...). Dá para explicar pra
gente como era feita a
coisa?
CLÁUDIO – ISSO MESMO!
ATÉ O INICIO DOS
ANOS 80, O ANIMADOR TINHA TOTAL
CONTROLE DO TRABALHO...
GERALMENTE ELE
FAZIA TUDO. DESDE A CRIAÇÃO DO
PERSONAGEM, MODEL SHEET, STORYBOARD,
LAYOUT DE CENA, ANIMAÇÃO, INTERVALAÇÃO,
CLEAN-UP E AS VEZES ATÉ PINTAVA NO
ACETATO, TRABALHO QUE EM GERAL ERA
FEITO
PELAS MENINAS (SAUDADES!! RSRSR )
E, FINALMENTE , FAZIA A FILMAGEM, QUE
QUASE
SEMPRE ERA UMA VIRADA
DE NOITE. COMO VOCÊ
DISSE UM
TRABALHO DE MALUCO, MAS DAVA UM
GRANDE PRAZER E UM BOM DINHEIRO!
criação de
programas como o Flash, parece
que a coisa ficou mais fácil...
Como, hoje, você
produz suas animações e
que software (programa) você usa
para executar seus
trabalhos?
CLÁUDIO – É,
MELHOROU UMAS PARTES E MATOU
A BOA E VELHA ANIMAÇÃO.
COMEÇOU FACILITANDO A
PARTE DA PINTURA,
FORAM- SE OS ACETATOS E AS MARCAS
DE PINCEL COM ELES, OS
REFLEXOS, ETC.
MAS COM O FLASH, TOONBOOM, ETC, MUITOS
SE AVENTURARAM NA ÁREA SEM
A MENOR
NOÇÃO DO PROCESSO, E AS PRODUTORAS
TAMBÉM CRIARAM UMA NOVA ANIMAÇÃO,
TOTALMENTE PARADA. NO FLASH E
TOONBOOM, OS MODELOS VEM NUMA
BIBLIOTECA, É SÓ
PEGAR E MEXER.
Tony 15 – Como é que é!? É só pegar e mexer?
Dá pra
explicar melhor?
CLÁUDIO – É ISSO MESMO, HOJE NÃO SE ANIMA
MAIS. MEXE- SE
O BONECO. QUALQUER UM,
MESMO SEM NENHUMA
NOÇÃO DE ARTE,
VIRA "ANIMADOR" HOJE EM DIA.
EU PREFIRO USAR ESTES
NOVOS PROGRAMAS
DE UMA MANEIRA EM QUE VOCÊ TEM
QUE DESENHAR MESMO, VOCE ANIMA
COMO SE FOSSE NO PAPEL. É O VELHO
PROCESSO, SÓ QUE SEM AS FOLHAS.
NESTE
PROGRAMA FAÇO TAMBÉM
STORYBOARDS, ILUSTRAÇÕES, ETC.
Tony 16 – Caramba! Isto é incrível! A informática veio
para virar tudo de perna pro ar, mesmo...
Em geral, um filme de animação para
comerciais de TV têm de 15 a 30 segundos.
Quantos desenhos são necessários para
fazer um filme desses?
E, quanto tempo leva, em média,
uma produção dessa?
CLÁUDIO – SÃO 30 QUADROS POR SEGUNDO,
PORQUE TUDO HOJE É
DIGITAL E DEPENDE
DO TIPO DE ANIMAÇÃO E DE QUANTOS
PERSONAGENS TEM EM CENA E SE
TERÁ
CENÁRIO OU NÃO, MAS OS PRAZOS SÃO
TODOS LOUCOS. HOJE, EM GERAL, JÁ VEM
UM
STORY E ATÉ O PERSONAGEM CRIADO.
ALGUMAS VEZES TENHO QUE DEFINIR
MELHOR O CENÁRIO,
E SÓ ANIMO E DEIXO
OS INTERVALOS E O CLEAN-UP PARA ALGUM
ASSISTENTE FAZER, COM
ISSO EU FAÇO EM
MEDIA 5 SEGUNDOS POR DIA, OU SEJA
LEVO 3/4 DIAS PARA FAZER UM FILME
DE 15
E UMA SEMANA PARA UM DE 30.
QUANDO FAZÍAMOS TUDO, NOS ANOS
80 ERA UM MÊS PARA
UM
FILME DE 30 SEGUNDOS.
Tony 17 – A coisa, pelo menos, agilizou... isto é bom.
Você trabalha em equipe ou sozinho,
nessas
loucas empreitadas?
CLÁUDIO – TRABALHO SÓZINHO. ALGUMAS VEZES
MINHA ESPOSA
MARINA, ME AJUDA NA
ORGANIZAÇÃO DE UM PROJETO
MAIOR E NO PENCIL-TEST.
Tony 18 – Pencil-Test? O que é isso? Dá para
explicar
melhor? Sou leigo no assunto (Rsss...)...
CLÁUDIO - PENCIL TEST, LINE- TEST OU POSE-TEST,
CADA LUGAR CHAMA DE UM JEITO, É O
TESTE QUE
FAZEMOS, AINDA QUANDO É SÓ RAFE, DAI O NOME,
PARA VER SE A ANIMAÇÃO
ESTÁ INDO BEM,
PARA DEPOIS PASSAR PARA OUTRA PESSOA
OU AS VEZES PARA O PRÓPRIO
ANIMADOR
"CLENAR", OU PASSAR A LIMPO, E DEPOIS
FINALMENTE COLORIR.
Tony 19 – OK. Captamos vossos “sinais de fumaça”
(Rsss...).
Agora a coisa ficou clara... thanks! Fico imaginando,
quanto tempo e
quanta gente Walt Disney
teve que arregimentar para produzir Branca
de Neve, um
desenho com duas horas de animação...
aquilo ficou fantástico, mas foi trabalho
de
maluco (Rsss...).
CLÁUDIO – FORAM REALMENTE NECESSÁRIAS
MUITAS PESSOAS! O
PROCESSO TODO LEVOU
4 ANOS PARA SER FEITO, O QUE É NORMAL.
Tony 20 – Quatro anos!? Normal? Haja saco...
é preciso
gostar muito da coisa, mesmo...
E ainda tem gente que reclama para
fazer 1º
páginas de histórias em quadrinhos (Rsss...).
Inúmeros animadores famosos
passaram
pelos estúdios Disney, como William
Hanna e Joseph Barbera (Hanna-Barbera)
e
outras feras, que mais tarde abriram seus
próprios estúdios.
Dentre estes, Preston
Preston Blair (1908\1995) - Trabalhou por 40 anos para os Estúdios Disney |
Blair, foi um dos nomes que mais se
destacaram nesse setor. O que você
sabe sobre
Preston Blair? O homem editou vários livros
na América e que também
circulam até
hoje pelas livrarias do Brasil e do mundo.
Neles ele ensinava e dava dicas para
fazer animação passo a passo.
Neles ele ensinava e dava dicas para
fazer animação passo a passo.
Páginas de um dos famosos livros do genial mestre da animação Preston Blair |
CLÁUDIO – O LIVRO
DELE FOI E IMAGINO QUE
AINDA É , A BÍBLIA PARA MUITOS.
ELE FOI UM GRANDE
ANIMADOR.
Tony 21 – Vamos falar, agora, sobre quadrinhos...
você
foi um dos grandes colaboradores da
revista UDIGRUDI. Vic-To foram personagens
de sua criação –
desenvolveu texto e arte.
Achei a ideia genial.
O personagem era um hippie, que
continuava a viver
naquela euforia da
época mais colorida da humanidade –
anos 60 -, onde se apregoava um mundo
melhor,
de paz e amor, onde se combatia a guerra
do Vietnã. Mas, os eu hippie
era um
milionário (Rsss...)... De onde surgiu a ideia
de criar este
interessante personagem?
CLÁUDIO – AS VEZES
EU DOU UMA REVIGORADA
NELE. EU ERA CRIANÇA NO AUGE DO
MOVIMENTO HIPPIE, MAS
TINHA IRMÃOS
MAIS VELHOS E COM ISSO VIVI BEM
ESSA ÉPOCA, E ACOMPANHEI O QUE
ACONTECEU COM ELES. POR FIM, QUASE
TODOS VIRARAM EMPRESÁRIOS COM MUITA
GRANA,
NEGANDO ASSIM, TUDO O
QUE PREGAVAM. O NOME
DOS PERSONAGENS
SURGIU ATRAVÉS DO NOME
DO MEU PAI, VICTOR.
Vic-To - Foi publicado pela primeira vez nas páginas da revista UDIGRUDI, nos anos 90, pela Phenix Editorial Ltda |
Vic-To, agora em nova versão colorida - Por: Cláudio |
nessas bobagens todas. Achamos que podemos
mudar o sistema, lutar contra o
status quo
estabelecido. Daí a gente casa e todas
essas idéias revolucionárias
vão pro
saco e, de repente, estamos todos inseridos
no sistema. Podemos até ser
contra as regras
dele, mas é impossível fugir dessa louca
engrenagem social que
inventaram.
Essa é que é a verdade... Continuando, Cláudio...
Depois, eu criei
Gina – escrevi- , uma aeromoça bela
e sexy, que se excitava quando a aeronave
atingia uma certa altitude e começava a
atacar os homens. A gatinha bem
comportada se
transformava numa tarada (Rsss...).
Você foi o desenhista
oficial dessa série.
Fiz o roteiro e joguei ele na sua mão e você
magistralmente
criou as imagens daqueles
personagens incríveis – com um traço dinâmico -,
como
o comandante bebum, etc, daquela
série cômica. Foi fácil criar a imagem
daqueles
personagens? Você gostava de desenhar
aquela série? Outra coisa...
O
Alexandre Dias – ex-guitarrista da banda
Velhas Virgens -, ele também chegou a
escrever
uma HQ da Gina que foi desenhada por você.
Teve algumas histórias
dessa série que você fez
em parceria com Salatiel de Holanda e o
Wanderley Felipe
(Vanderfel) – meu ex-sócio.
Como foi a experiência de trabalhar
com esses
grandes artefinalistas?
CLÁUDIO – CARA, EU ADORAVA A GINA!
SINTO SAUDADES
DELA! PRECISO ENCONTRAR
COM ELA UM DIA
DESSES!! RSRSRS...
O SALA E O WANDERLEY SÃO FERAS!
GRANDES PROFISSAS E AMIGOS.
O WANDERLEY SEMPRE ENCONTRO NO
FACEBOOK, MAS O SALA NUNCA MAIS
VI, ELE TAMBÉM FOI
ALUNO E AMIGO
DO MEU PROFESSOR DE
ANATOMIA IGNÁCIO JUSTO.
Gina - Série cômica - para adultos -, que eu criei para a revista Udigrudi. Esta HQ foi escrita por Alexandre Dias (Cavalo), desenhada por Cláudio e artefinalizada por Wanderley Felipe, nos anos 90 |
Estudo rápido |
Tony 22 – Todos nós passamos pelo sargentão
Ignácio Justo
(Rsss...). Certo dia, um jovem
ilustre e
desconhecido apareceu timidamente
no meu escritório e me apresentou um
roteiro
de super-herói destinado ao público teen.
Li o roteiro e achei a história muito
boa.
Passei o roteiro para você, que acabou
criando e desenvolvendo os
personagens da série.
Enfim, você, Claúdio, foi o primeiro a
desenhar Meteoro,
personagem criado pelo
genial bengala brother Roberto Guedes e que
esta aí até
hoje conquistando cada vez
mais leitores, afinal, o Almanaque Meteoro
tai sendo
editado de forma independente
pela Guedes Manifesto. O Guedes é um
batalhador
incansável.
Queremos saber, você já
tinha desenhado
uma HQ de super-herói antes?
Fale-me sobre esta experiência...
Meteoro, um clássico de Roberto Guedes (texto). Desenho e artefinal: Cláudio |
EU TINHA ANIMADO ALGUNS
COMERCIAS
COM SUPER-HERÓIS, MAS QUADRINHOS NÃO.
FOI UM GRANDE DESAFIO E PERCEBO
QUE
É UM NEGÓCIO SÉRIO, GOSTARIA DE
ME APERFEIÇOAR MAIS NESTA ÁREA.
ASSIM QUE
HOUVER UMA
OPORTUNIDADE QUERO MANDAR VER.
Tony 23 – De repente... quem sabe? Para quais
produtos
importantes, que vimos em comerciais
da TV, nos últimos anos, você fez ou
participou da animação deles?
Cite alguns...
CLÁUDIO – SÃO 32 ANOS DE ANIMAÇÃO,
ALGUNS NEM EXISTEM
MAIS, RSRSRS...
ENTÃO DEIXA EU VER...
PRODUTOS FORAM:
SHARP, SNOOPY DAVENE,
FRANGO SADIA,
PING PONG, COMMIND, UNIBANCO, GALINHA
KNNOR, BUBBER GUMMERS, LÁPIS
VERMELHO, CAIXA ECONOMICA, ETC.
FIZ ALGUNS CURTAS PARA O MAURICIO
COM O CHICO
BENTO, CASCÃO,
CEBOLINHA, SENINHA, ETC.
ABERTURA DE FILMES DOS TRAPALHÕES,
XUXA, MENINO MALUQUINHO, ABERTURA
PARA A
SKETCH, O" GRILO FELIZ " PARA
O WALBERCY, TRABALHEI NO PRIMEIRO
" RA- TIM-BUM" DA TV CULTURA, COM
FERNANDO MEIRELES, FIZ CURTAS PARA
O
DANIEL MESSIAS COM TODA TURMA
DA CARTOON NETWORK E COM OS
" LOS TRES AMIGOS" DO LAERTE,
ANGELI E O GLAUCO.
FUI DIRETOR DE
Geraldão - Criação de Clauco |
FUI DIRETOR DE
ANIMAÇÃO DO CASSIOPEIA, ANIMEI
POR 2
ANOS EM PORTUGAL ONDE FIZEMOS
UM LONGA, O LITTLE HIPPO,E UMA
SÉRIE PARA A TV
QUE FOI UM MARCO
NA TV PORTUGUESA,"MINHA FAMÍLIA
É UMA ANIMAÇÃO", O
PERSONAGEM É
DA ARGENTINA E FAZ MUITO SUCESSO
POR LÁ, CHAMA-SE
"DIBU", MAS
EM PORTUGAL SE CHAMOU "NECO".
Tony 24 – Quanta coisa você realizou! Parabéns,
guerreiro! Aposto que nossos bengalas
brothers de além mar vão se lembrar com
carinho deste seu trabalho que passou na
TV portuguesa... que bacana. Como costumo dizer,
sempre, é através dessas
nossas entrevistas
que todos nós – inclusive eu -, acabamos
conhecendo melhor
os nossos talentosos
profissionais da arte que nasceram neste imenso
e
prolífico Brasil: um celeiro de talentos.
Apesar de eu ter convivido com grandes
feras do
traço e da criação, como você e outros, nosso
ritmo de trabalho era
pauleira e tínhamos
um relacionamento extremamente comercialmente,
na época.
Assim, muitos detalhes da carreira
pessoal dos nossos colaboradores passavam
despercebidos.
Confesso que fiquei surpreso ao saber –
anos depois -, que você
também fez parte
do famoso “Barraco do mestre Ignácio Justo”,
local de onde
originaram grandes profissionais
que até hoje atuam no mercado.
Como foi que
você conheceu o mestre
e quanto tempo você estagiou com ele?
CLÁUDIO – EU
COSTUMAVA PASSAR
UMAS TARDES LÁ NA
J.W.THOMPSON.
O DIRETOR TINHA GOSTADO
DOS MEUS
RABISCOS E DEIXAVA EU FICAR LÁ
RABISCANDO. LÁ ELE ME APRESENTOU
O MARQUINHOS, UM JOVEM E TALENTOSO
ARTISTA, E DISSE: “Ô MARQUINHOS!
POR QUE
VOCÊ NÃO APRESENTA O
CLÁUDIO PARA O JUSTO?”
MAS COM O PASSAR
DOS DIAS, ACABAMOS
NÃO INDO. EU FIQUEI
COM ISSO NA CABEÇA.
NESTA ÉPOCA EU DAVA UNS ROLÊ PELA
MAURICIO E LÁ
UMA AMIGA ME DISSE
QUE ESTAVA INDO FAZER UMAS AULAS
COM ELE, NÃO PERDI A
OPORTUNIDADE
E FUI FINALMENTE CONHECER O MESTRE.
E ISTO FOI O QUE ME AJUDOU A
ENTRAR PARA A MAURICIO DE SOUSA
PRODUÇÕES, POIS QUANDO FUI FALAR
COM ELE LEVEI
ALGUNS DESENHOS QUE
FAZIA NA AULA. E ELE VIU E GOSTOU
QUANDO SOUBE QUE EU ESTAVA
ESTUDANDO COM O JUSTO, QUE ERA
AMIGO DO MAURICIO. UM DIA
ELE ATÉ APARECEU POR LÁ.
Tony 25 – É curioso como muita gente passou pelo Justo.
Este homem tem um coração de ouro e jamais
cobrou um centavo de ninguém. É um
ser iluminado.
Este, sim, merece ter seu cantinho reservado
no céu (Rsss...).
Preciso fazer uma visita pro
homem, há anos não o vejo... vai me
xingar, aposto
(Rsss...).
Além de excelente animador, você também
é fera em ilustrações. Fez
muitas ilustrações
para capas de disco e livros, OK? Com quais
gravadoras,
cantores e editores
de livro você fez free lance?
EVANGÉLICOS, NINGUÉM CONHECIDO DO
GRANDE PÚBLICO. NA ÉPOCA NÃO
EXISTIAM
TANTOS EVANGÉLICOS COMO HOJE!
SENÃO EU ESTARIA RICO!!!! RSRSRS
Tony 26 – Com certeza (Rsss...). A coisa cresceu
muito...
Mauricio de Sousa Produções...
quando foi que você foi acabar trabalhando
no
departamento de merchandising deste
genial autor brasileiro, ao lado
do saudoso
mestre Jayme Cortez?
CLÁUDIO – FOI EM 1980, QUANDO ESTUDAVA
COM O JUSTO E
FIQUEI SABENDO QUE O
GRANDE MESTRE CORTEZ ESTAVA
POR LÁ!! FOI UM GRANDE PERÍODO,
APRENDI MUITO E ZOAVA MUITO! O CARA ERA
UM GRANDE GOZADOR E EU UM GAROTO
DE 20
ANOS, VOCE PODE IMAGINAR...
EU ERA SEMPRE CHAMADO NA SALA DO
MAURICIO PARA SER
CHAMADO ÀTENÇÃO,
ELE FICAVA LOUCO COMIGO! PRA ALIVIAR
A BARRA FUI PARA O NOVO
DEPARTAMENTO DE ANIMAÇÃO!
Tony 27 – Então, o tio Mauricio sofreu na sua mão?
(Rsss...).
Se ele ler esta sua declaração, hoje, aposto que
vai rir bastante ao
se lembrar daquele
capetinha que ficava pentelhando pelo
estúdio (Rsss...). E, com certeza, vai se orgulhar
em
saber que você virou um homem e
um grande profissional... O que você desenvolvia,
especificamente, para ele
na área de merchandising?
Kico, Cláudio e Jayme Cortez na Mauricio de Sousa Produções (Depto. de merchandising) |
DE UM LAYOUT COLORIDO. EU PEGAVA OS
DESENHOS DA EMY, TIRAVA
XEROX , FAZIA A
COMPOSIÇÃO NECESSÁRIA, ALGUNS
FUNDOS E COLORIA. ERA CAPA DE
CADERNOS, PAPEL DE BALA,
CAMISETAS, ETC...
Tony 28 – Esta área é muito legal. Também já trabalhei
nela, fazendo Tom e Jerry e a Pantera Cor-de-Rosa –
pra Viacom – e os heróis da
DC – pra Character -,
no passado... Por quanto tempo você trabalhou
com o fera
(Mauricio)? Saiu, por quê?
CLÁUDIO – FUI TRANSFERIDO PARA A ANIMAÇÃO!
EU ERA MUITO ZOEIRA, VINHA DE UM PERÍODO
EM AGÊNCIA, ONDE TODOS FICAVAM
MAIS
A VONTADE, E SÓ O CORTEZ QUE TAMBÉM
VINHA DE AGÊNCIA ME ENTENDIA. O REGIME
DO
MAURICIO ERA MUITO SÉRIO, ENTÃO
PINTOU UM CONFLITO AÍ.
Tony 29 – Isso é normal. Trata-se do velho conflito
de
geração (Rsss...). Jovem, cheio de adrenalina e
de amor pra dar, esbanja
energia e quer zoar
o barraco, mesmo... aposto que com você o
bengala brother
Mauricio quase enfartou (Rsss...).
Ainda bem que você tirou o time de campo,
caso contrário poderíamos perder um grande
talento, um grande campeão de
venda...
sua saída foi estratégica.
O Mauricio que o diga (Rssss...). Na verdade, as
agências nos davam mais
liberdade, na época...
Você já curtia
Mônica e Cebolinha, antes de
entrar para a Mauricio de Sousa Produções?
CLÁUDIO – PARA FALAR A VERDADE, EU PREFIRO
O CHICO
BENTO,E A TURMA DA MATA!
Tony 30 – O Chico Bento é sensacional... gosto muito
desse personagem dele. Creio que todos nós temos
raízes no campo. No fundo,
somos todos
caipiras, homens que nasceram
para viver no campo (Rsss...).
Vamos nessa... Fontes fidedígnas
me informaram
que você também trabalhou
em diversos projetos de animação de longas
metragens,
para o exterior... Cite alguns em
que você participou e como era
o processo de
criação deles.
CLÁUDIO – PARA O
EXTERIOR EU TRABALHEI, VIA
SKETCH, HGN, CASINHA DE ANIMAÇÃO E
TALIA FILMES.
FORAM OS GUMMY BEAR,
BONKERS, GOOF TROOP E ALADDIN, PARA A HGN,
E UNS DOIS PARA A
SKETCH, QUE NÃO
ME RECORDO OS NOMES. FIZ OS
MENUDOS PARA A CASINHA E PELA
TALIA
FILMES NÓS FIZEMOS OS
SNORKS, PARA A HANNA- BARBERA.
Tony 31 – Sensacional! De fato, os gringos preferem
fazer
muitos trabalhos fora, para amenizar
custos... Atualmente, trabalhar com
editores e
estúdios de animação do exterior ficou fácil –
via Internet-,
principalmente se você “arranha”
um inglês fluentemente ou espanhol... mas, no
passado a coisa era complicada.
Voces dependiam de viagens ao exterior e
do correio.
Dá para explicar como é
que a coisa funcionava?
CLÁUDIO – NO PASSADO TRABALHÁVAMOS VIA
TELEFONE, FAX E
CORREIO. ERA TUDO UM
POUCO MAIS DEMORADO, MAS FUNCIONAVA.
Tony 32 – Durante sua longa e frutífera trajetória
pelo
setor da animação. Você conquistou alguns
prêmios por seu trabalho genial.
Dá
para citar alguns?
CLÁUDIO – QUIQUITO, EM GRAMADO,
COMO MELHOR ANIMAÇÃO E ROTEIRO,
POR UM CURTA DO ARNALDO GALVÃO
QUE EU ANIMEI, HQMIX
COMO MELHOR ANIMAÇÃO E ROTEIRO,
POR UM CURTA DO ARNALDO GALVÃO
QUE EU ANIMEI, HQMIX
RECENTEMENTE POR "LOS TRES
AMIGOS",
ATRAVÉS DO ESTÚDIO DO DANIEL MESSIAS.
Tony 33 – Parabéns, mais uma vez... Há quanto
tempo você
abriu o estúdio AnimaClau?
Nele, você conta com colaboradores assíduos?
CLÁUDIO - 10 ANOS. LOGO QUE VOLTEI DE
PORTUGAL.
GERALMENTE TRABALHO SÓ,
COMO JÁ AFIRMEI.
Tony 34 – Perdão, havia me esquecido...
Você tem ideia de
quantos desenhos animados
já produziu – ou colaborou -, ao longo dos
anos? E,
qual desses trabalhos mais
lhe empolgou?
CLÁUDIO – POXA... É DIFÍCIL! REALMENTE NÃO
TENHO IDEIA.
MUITOS TRABALHOS ME
EMPOLGARAM E ESPERO QUE
TENHAM MUITOS OUTROS PELA FRENTE.
Tony 35 – Com certeza, eles virão... Sei que você
morava
em São Paulo, mas que acabou se
mudando para o interior. Foi buscar a paz
do
campo (Rsss...). Onde você mora atualmente?
CLÁUDIO – ATIBAIA.
Atibaia - Cidade turística - Terra das flores e dos morangos |
conheço
bem... Um sonho?
CLÁUDIO – QUE APAREÇAM MUITOS
TRABALHOS BONS PELA FRENTE.
Tony 37 – Para um bengala tão talentoso quanto
você eles
jamais faltarão, com certeza...
Alguma frustração?
CLÁUDIO – NENHUMA...
Tony 38 - Deus e religiões?
CLÁUDIO – SÓ DEUS E ESTÁ MUITO BOM,
NÃO CREIO EM
RELIGIÕES.
Tony 39 – É fica cada dia mais difícil acreditar
nesses
pseudos-profetas, representantes do
“chefe”, que embolsam milhões dos seus
seguidores (Rsss...)... Família?
CLÁUDIO – ADORO A MINHA! RSRSRS...
Tony 40 – Cite alguns grandes autores de HQs –
nacionais
ou estrangeiros?
CLÁUDIO – CARA, EU ADORO STAN LEE!!
E COMO DESENHISTA E
AUTOR ADORO O
JOE KUBERT, ELE TEM UM ESTILO SOLTO E UMA
COMPOSIÇÃO QUE EU
INVEJO, ME LEMBRO
QUE NA SALA DO CORTEZ, LÁ NA MAURICIO,
TINHA UM ORIGINAL DELE
QUE EU FICAVA
OLHANDO VÁRIAS VEZES AO DIA!
Tony 41– Stan Lee e Jack Kirby ressuscitaram o falido
quadrinho do pós-guerra, da América.
São gênios. Começaram criando HQs de
terror,
romance e suspense e em seguida ressuscitaram
os antigos e falidos
heróis e criaram vários
outros personagens de sucesso...
O Kubert fez e faz
escola é um dos bambas...
Seguindo... Grandes mestres do desenho
animado, do
Brasil e do mundo?
CLÁUDIO – DA ANIMAÇÃO, AQUELES QUE CITEI
ANTES... SOU FAN DO CHUCK JONES, ADORO O
"TIMING" DELE. ATUALMENTE
GOSTO
MUITO DO BRAD BIRD.
Chuck Jones (1912/1978) - |
Pernalonga - Por Chuck Jones |
Tony 42 – Brad Bird? Desse eu nunca ouvi falar,
mas vou
procurar conhecer o trabalho dele,
na certa... Você, atualmente, está
trabalhando
em algum projeto de animação específico?
CLÁUDIO – VOU COMEÇAR UMA SÉRIE DE
STORYBOARDS PARA A
CINEMA -
ANIMADORES DA SILVIA PRADO.
Tony 43 – Sucessão nessa nova empreitada,
bengala
brother... Pretende voltar a fazer Histórias
em Quadrinhos?
A experiência que
teve nesse setor foi válida?
CLÁUDIO – GOSTARIA MUITO.
FOI MUITO VÁLIDA, SIM.
Tony 44 – Uma pergunta que não poderia faltar:
Quanto
custa hoje – em média - para se produzir
um filme de animação de 15 segundos,
para um comercial de TV?
CLÁUDIO - MAIS OU MENOS UNS 30 MIL .
Tony 45 – A coisa é cara, mesmo... Meu
querido bengala
brother, só me resta agradecer este seu depoimento
esclarecedor
e por sua especial atenção ao responder
essa verdadeira saraivada de questões.
Mas, animação é um tema que desperta muita
curiosidade e a minha finalidade,
aqui, é tentar
desvendar aos nossos webleitores, nacionais e
internacionais,
este mundo fantástico, que você
conhece de cátedra. E acho que eu e você
cumprimos nossa missão.
Espero (Rsss...).
Deixe aí uma dica para quem deseja entrar
para o fasciannte mundo
do desenho animado...
CLÁUDIO – HOJE O MUNDO DA ANIMAÇÃO 2D
ESTÁ MEIO CONFUSO. HÁ MUITA ANIMAÇÃO
EM
COMPUTAÇÃO, SE É ALGO QUE VOCÊ
GOSTA, MANDA VER! MAS NUNCA
SE ESQUEÇA DE
DESENHAR.
Tony 46 – Ah, visitei o seu blog e adorei! Parabéns!
Que
tal deixar, também, seu e-mail, blog, endereço
de site, etc? De repente, alguém
pode se interessar
em contratar seus serviços... Como dizia Chacrinha,
o velho guerreiro: "Quem não se comunica,
se estrumbica!"
Você sabe... (Rsss...).
CLÁUDIO – OBRIGADÃO. PROCURO SEMPRE ME
ESFORÇAR PARA
MELHORAR. VISITEM LÁ!!
e...
Tony 47 – Mais uma vez, grato por sua atenção, até a
próxima
e muita saúde, paz sucesso, grande
Guerreiro! Afinal, em 2012, a batalha continua!
Valeu!
Grande mano amplexo!
CLÁUDIO –ABRAÇÃO, TONY!
E UM ANIMADO 2012 PRA TODOS!!
Tony 48 – Para ver e assistir os filmes em que esse
grande artista participou da produção, siga os
links abaixo e divirta-se...
http://animaclau.blogspot.com/2011/03/los-
tres-amigosestudio-daniel-messias.html
NÃO PERCAM MATÉRIA ESPECIAL
SOBRE A EDITORA LA SELVA,
PIONEIRA EM QUADRINHOS
DE TERROR NO BRASIL,
E M...
E Conheça a saga desta importante
família de emigrantes italianos!
CONFIRA!
E fiquem plugados, em nossos blogs, mais entrevistas
grande artista participou da produção, siga os
links abaixo e divirta-se...
http://animaclau.blogspot.com/2011/03/los-
tres-amigosestudio-daniel-messias.html
NÃO PERCAM MATÉRIA ESPECIAL
SOBRE A EDITORA LA SELVA,
PIONEIRA EM QUADRINHOS
DE TERROR NO BRASIL,
E M...
E fiquem plugados, em nossos blogs, mais entrevistas
com outras feras vem por aí,
bengalas friends!
BYEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!
Copyright 2012 – Tony Fernandes – Estúdios Pégasus –
Uma Divisão de Arte e Criação da Pégasus Publicações Ltda
São Paulo – Brasil
Todos os Direitos Reservados
Bela matéria. Claudio um grande amigo e ilustrador, animador, entre outras coisa. Abraço.
ResponderExcluirGrato, por sua visita e comentário, Jorge.
ResponderExcluirVc também é um do nossos grandes artitas.
Volte sempre.