terça-feira, 10 de março de 2015

Djavan - Flor de Lis

Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto - La Belle De Jour // Girassol

Que pena (Ela já não gosta mais de mim)

REGRA TRÊS TOQUINHO & VINICIUS

Chico Buarque - Apesar de Você

Elis Regina - Como Nossos Pais

Fernanda Porto - Só tinha que ser com você.wmv

Queen - Love of my life (Rock Montreal 1981) - HD 720

George Harrison-My Sweet Lord (Studio Version) Original

B.J. Thomas - Oh me, Oh my (I'm a fool for you baby) (HQ AUDIO)

Paul McCartney - Let It Be [Red Square, Moscow '2003]

-America- A Horse with No Name

AS PERIQUITAS: 
JOVENS BENGALAS GIRLS
AND SISTERS AGITANDO O 
MERCADO EDITORIAL NACIONAL!




A Editorial Kalaco lançou em novembro do ano passado, nas bancas, a revista\livro As Periquitas -  Uma publicação idealizada e realizada somente por mulheres. Um produto editorial que tem em seu conteúdo: desenho de Humor, arte em geral, muita informação e Quadrinhos autorais dessas garotas geniais.
As Periquitas reúne trabalhos diversos de várias autoras nos mais variados segmentos desde de artes gráficas e até de tatuagens (arte na pele). A obra é uma iniciativa da cartunista Crau da Ilha, que também participou de outra publicação pioneira nessa área no passado, a lendária revista O Bicho, editada pelo humorista Fortuna nos anos 70, que foi a primeira revista de cartuns e quadrinhos “não-enlatados” do país. 


"A ideia da obra foi homenagear a revista de humor O Papagaio, que existiu no começo do século 20. Era feita por desenhistas homens. Quando perguntavam porque não existiam mulheres cartunista - eu sabia que existia -, então surgiu a ideia deste projeto. Cheguei a pensar em um título: A Arara, mas havia o Pau-de-Arara, da ditadura. Então optei por A Periquita. No singular. Isso foi no milênio passado. Aos poucos foram chegando mais artistas, e agora virou As Periquitas. A conotação maliciosa está na cabeça das pessoas. É uma revista feita por mulheres de humor e opinião” Comentou Crau.



ADIAMENTO
O projeto era para ter sido viabilizado na década de 90, mas foi adiado. Ele só foi retomado após um reencontro das artistas nas redes sociais. As Periquitas foi desenvolvida pela pesquisadora de quadrinhos e professora na área de gestão Cristina Merlo. A publicação, até então inédita no Brasil, conta com a presença de colaboradoras de peso como: Mariza Dias Costa, Claudia Kfouri, Natalia Forcat, Lorena Kaz, Germana Viana e do cartunista Laerte entre outras artistas de várias gerações e tendências, como a tatuadora Carla Rissatto, que possui um estúdio comandado só por mulheres. 


“No ano 2000, Crau me ofereceu o projeto, para que eu o desenvolvesse, já que vivia em contato com as profissionais do setor. No final de 2013, ela me encontrou através do facebook: justamente quando havia um editor interessado em produzir A Periquita”, declarou Cristina Merlo.
UMA REVISTA CRIADA
 PARA TODOS, PORÉM
FEITA SÓ POR MULHERES
Essa inovadora publicação, há trabalhos de garotas que fazem desenho de humor, quadrinhos, ilustrações e artes sobre temas diversos. As Periquitas têm como editora-chefe a experiente e incansável cartunista Crau.
Foi em meados da década de 1990 que Crau imaginou esta publicação feita por mulheres cartunistas, que seria chamada A Periquita, no singular. Na época contatou quarenta meninas, autoras de cartuns e charges ou de quadrinhos. Mas eram outros tempos, em que nem todas usavam a Internet e a comunicação se dava pelo correio. Sem estrutura então para criar a revista e tendo de se dedicar a outros trabalhos, Crau adiou sua realização. Por um bom tempo o projeto ficou na “gaveta”.
A disposição de fazer esse antigo projeto se materializar surgiu de uma postura muito ética da pesquisadora de quadrinhos e professora na área de gestão, Cristina Merlo.
“No ano 2000, Crau me ofereceu o projeto d'A Periquita, para que o desenvolvesse, já que vivia em contato com as profissionais do setor. No final de 2013, ela me encontrou através do Facebook: justamente quando havia um editor interessado em produzir A Periquita. Mas eu queria que a Crau se envolvesse.”
-
“A Cris me disse que só admitiria fazer o projeto com a minha participação", contou a cartunista. "Esse tipo de atitude é justamente no que acredito, assim como acredito no respeito aos direitos autorais e em outros valores éticos, que tratamos de estimular ou de despertar pela crítica de costumes, através do cartum. Tratei imediatamente de achar uma brecha entre outras atividades para tocar a revista, que agora se chama As Periquitas."
UM TIME DA PESADA
A equipe de produção d'As Periquitas conta, além da Crau e da Cris, com a presença de colaboradoras de peso como Mariza Dias Costa, Claudia Kfouri, Natalia Forcat, Lorena Kaz, Germana Viana e Laerte entre outras artistas de várias gerações e tendências.
Segundo Franco de Rosa, Essa publicação curiosa e interessante foi lançada em novembro de 2014, nas bancas. Mas, se você perdeu a oportunidade de comprá-la e deseja adquirir As Periquitas, a revista/livro # 1, ela está à venda na melhor revistaria do país: Na Comix. A ideia das garotas é lançar uma edição bem elaborada a cada 6 meses ou um ano. Tempo ideal para reunir um material de qualidade.
NA PRIMEIRA EDIÇÃO
UM HOMEM INVADIU
AS PERIQUITAS

Sim, um macho, travestido de mulher conseguiu invadir esse Clube privativo da Luluzinha – só para mulheres - denominado As Periquitas. Seu nome? Laerte, o saudoso e incrível cartunista. Nessa edição luxuosa há duas capas. É isso mesmo. Onde seria a quarta capa, ao virá-la ao contrário você encontrará um desenho que retrata Laerte, feito pela incrível Lorena Kaz. Essa invasão só foi possível porque as garotas decidiram prestar uma homenagem póstuma ao Laerte e ao cartunista Fortuna – este último também “furou o cerco”, ao ser homenageado pelas garotas.
Portanto, além de se divertir e obter muitas informações você, amigo leitor, vai se deliciar com uma entrevista descontraída de 17 páginas, onde estavam presentes as Periquitas, Crau, Maria Rita, Ciça e outro invasor de território: Franco de Rosa (Esse sempre está em todas). Todos estavam, na ocasião, pentelhando com perguntas o inigualável Laerte.
Só não entendi, como é que o Franco de Rosa, também conseguiu “penetrar” nas Periquitas – no bom sentido da palavra, é claro. Rssss. 

PRODUTO EDITORIAL: As Periquitas  -
Meninas com Humor e Opinião – Edição de Luxo
LANÇAMENDO: Editorial Kalaco - 96 páginas + capas
Formato: 20,5 x 27,5 cm
Miolo: Preto e branco
Capa: Cartonada e com verniz UV em cores
A edição contém duas capas: uma delas com slip
Preço: R$ 39,90
Onde Comprar: www.comix.com.br
NÃO PERCA!
  Por Tony Fernandes\Estúdios Pégasus\Redação.
Com a colaboração de Franco de Rosa.
Uma Divisão de Arte e Criação da
 Pégasus Publicações Ltda –
São Paulo – SP - Brasil