sábado, 4 de dezembro de 2010

MEU HERÓI, UMA NOVA OPÇÃO PARA VOCÊ DIVULGAR SEUS HERÓIS!





Há milhares de sites dedicados aos comics em todo o mundo e também em nosso país. Graças a iniciativa de muitos jovens fãs, desenhistas, roteiristas e colecionadores brasileiros, mais e mais sites especializados no desenho sequêncial surgem a cada dia, assim como iniciativas independentes pipocam pelos quatro cantos do Brasil. Isto é salutar, pois jamais devemos deixar acontecer o que anda ocorrendo em diversos países do mundo, inclusive em,Portugal, onde a venda das BDs (HQs) estão num nível baixíssimo fazendo fechar tradicionais casas editoriais e gerando muito desemprego.
As HQs não podem morrer. HQs são veículos de comunicação de massa e, como tal, devem cumprir o seu papel social. Ou seja, levar informação e entreterimento à todos os interessados.

UM NOVO SITE ESTÁ NO AR

Eu jamais tinha ouvido falar do site www.meuheroi.com.br. Foi através do grande amigo e bengala-brother Roberto Guedes, o criador de Meteoro, que me deu a dica e o e-mail para entrar em contato com o Elenildo, o administrador deste novo site, que tem como proposta divulgar e incentivar autores nacionais e importados.
Conversando com o administrador, via e-mail, tomei conhecimento de seus objetivos. E, quando ele me convidou para colaborar com ele - escrerevendo matérias -, não pensei duas vezes, visto que sempre adorei escrever. 
Como já disse inúmeras vezes, sou um escriba que virou rabiscador, só isso.
Daí, começamos uma parceria que tem crescido nos últimos meses.     
Como meu objetivo, em meus Blogs, é divulgar todos aqueles que de alguma forma contribuem para a produção ou divulgação das HQs tupiniquins, me senti na obrigação de divulgar este excelente e novo site que tem uma proposta séria.
Para conhecermos um pouco mais sobre o site e seu administrador, fiz uma mini entrevista onde ele expõe seus pontos de vitas, seus planos e seus objetivos.

Saiba, a seguir, quem é Elenildo Lopes, o jovem adminsitrador e idealizador do site...

www.meuheroi.com.br

Tony: Gente nova no pedaço. Sangue novo na eterna luta por espaço nas HQs nacionais. Adoro isso... Elenildo, eu e muita gente tem curiosidade de saber quais são as propostas e objetivos de um administrador de site como você. Por isso, tenho algumas perguntas, que eu gostaria que você nos elucidasse. Primeira: Você já fez HQs? Se fez, pra quem?

Elenildo: Já fiz, mas não profissionalmente. Na verdade eu comecei e nunca terminei umas duas, afinal eu queria fazer, mas como não tinha respaldo profissional e nem técnica acabei  abandonando algumas. Só as fiz pra minha diversão mesmo, porque eu gosto.
Tony: Você desenha? Escreve? 
Elenildo: Sim, mas já tem uma década que eu não pego num lápis pra desenhar o que gosto, como por exemplo: personagens e tudo mais. Faço só rabiscos para artes e peças publicitárias e só. Escrevo as vezes para o meu site mesmo. Mas eu não sou tão bom quanto você e nem sou jornalista, só tenho noção do que precisa um artigo e do que se pode escrever, aprendi isso na faculdade. Em se tratando de escrever gosto mais de liberdade de expressão.
Tony: Bem... pelo menos temos alguém estudado, alguém que tem boa formação e isto é ótimo. Sempre achei que o grande mal das HQs, no passado, é que tínhamos muita gente que odiava leitura de livros e que em sua grande maioria não tinha lastro ou formação superior. Conheci muita gente que só lia HQs e isto não é legal. Pra mim, um profissional da área deve ter noção de propaganda e marketing e, pelo menos, iniciação acadêmica. Na América, a maioria dos autores de comics têm formação superiora e isto, sem dúvida, faz a diferença. Num passado, não muito distante, conheci grandes desenhistas que não sabiam escrever nada. Não tinham nenhuma ou quase nenhuma bagagem cultural. Resultado: Grandes desenhos com roteiros sofríveis, um absurdo. Mas, voltando as questões: Elenildo, você nasceu na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro? 
Elenildo: Não, Tony.  Mas sou carioca de coração. Nasci na Parnaíba-Pi. Passei minha infância no Maranhão e minha adolescência em Brasília. E desde 2000 moro no Rio de janeiro.

Tony: Como e qdo surgiu sua paixão pelas HQs?
 Elenildo: Quando eu era criança, como todo mundo,  sempre gostei de desenhar e me saia bem na escola. Mas só comecei a  tentar desenhar e criar personagens na minha pré-adolescência, em Brasília, após assistir meus desenhos favoritos. As Hqs, pra mim, é mais como um complemento da arte de desenhar, com narrativa e que me transporta pra um mundo de fantasia do autor, que através dela manda sua mensagem. Acho que é por isso eu gosto muito delas. Mas, na verdade, leio muito pouco, atualmente!

Tony: Você já trabalhou em alguma editora, ou trabalha?
Elenildo: Não, nunca trabalhei numa editora, quero publicar livros sobre hqs, um dia.
Tony: Livros dobre HQs? Que ótimo, brevemente, então, teremos um novo Roberto Guedes, nas prateleiras das livrarais. Acho que o trabalho de registrar os fatos às futuras gerações é de suma importância. Boa opção, a sua, já que tem formação superior.  Você é colecionador?
Elenildo: Sim, coleciono todos os dvds de anime Os Cavaleiros do Zodíaco(Saint Seiya), além de possuir alguns mangás deles também!

Tony: É... parece que o estilo mangá fez mesmo a cabeça da nova geração... quem são seus fãs? Você é fã de que ou quem?
Elenildo: Sou fã de várias coisas, personagens, revistas e pessoas. Principalmente, no universo dos animes. Como já deu pra você perceber, Tony,  sou muito fã de Cavaleiros do Zodíaco. Na verdade, os considero algo a mais que apenas um anime, eles foram decisivos na formação da minha personalidade, seus valores, etc. E por aí vai!
 Tony: Concordo contigo, num ponto... em geral, nossos heróis e ídolos da adolescência, de fato, ajudam na formação de caráter. Nunca assisti nenhum episódio de Cavaleiros do Zodíaco, mas conheço muito marmanjo barbado que adorava a série. Vim a conhecer esta série nipônica, anos depois, adquirindo revistas em bancas de jornais. Mas, já tinha ouvido falar muita da série, que parece ter sido um divisor de águas e um grande incentivador para que surgissem outras séries de TV e gibis de mangás, assim como Dragon Ball, de Akira Toriyama. Bem, vamos em frente... Quais são seus autores, nacionais e estrangeiros, prediletos?
Elenildo: Confesso que eu não tive muito contato com leitura  na minha infância relacionada ao universo das hqs. Só lia gibis da Mônica e alguns da Disney . Autores nacionais gosto do Maurício de Souza. Eu acho que ele é um super-herói nacional por vencer essa barreira e ter conseguido ganhar dinheiro e destaque com suas Hqs genuinamente nacionais. Quanto aos demais autores nacionais, não tenho muita informação ou conhecimento sobre eles. Mas, depois que criei o site, tenho a obrigação de conhecer os trabalhos dessa gente que luta por um espaço há muito tempo. Estou começando a pesquisar sobre eles e também estou descobrindo trabalhos fantásticos deles. No que diz respeito aos Internacionais, também conheço quase nada. Eu gosto muito de aventuras, contos, e coisa e tal. Mas, em formato de livros mesmo. Autores gringos... relacionados às hqs, eu também confesso que não conheço nenhum pra dizer a verdade.  Também estou começando a descobrir esses grandes mestres aos poucos. Agora livros, aprecio os blockbusters mesmo Tolkien, C. S Lews, Dan Brow, Khaled Hossein, entre outros.
Tony: Hmmm... gostei do bom gosto, em matéria de autores de livros... Bem, pelo visto você ainda tem muito o que aprender sobre o maravilhoso mundo dos quadrinhos... pois, pra fazer um site sobre HQs é preciso entender do assunto ou ao menos ter gente que sabe quase tudo sobre a coisa. Por quê você não optou em fazer um site sobre livros? Por que, um site de quadrinhos? Depois, diga-me, qual é sua profissão ou qual profissão deseja seguir?
Elenildo: De fato, você tem razão, Tony... estou, atualmente, fazendo um intensivão sobre HQs nacionais e importadas. Ainda chego lá. E, por sorte, conto com gente como você que tem know-how na área dos quadrinhos, Guedes e outos amigos, que entendem da matéria. Por que não fiz um site sobre livros? Nunca pensei nisso, confesso. Por quê um site sobre HQs? Talvez, pela influência que tive sobre os meus poucos heróis da infância e adolescência. Os quadrinhos têm um mundo fascinante, que me atrai, que me deixa curioso. Além do mais, poder contribuir de alguma forma para a divulgação deles, principalmente, os autores nacionais, é uma proposta bacana e que espero alcançar. Sobre profissão... eu já fiz muita coisa, mas o que posso definir como algo nato, que sempre me fascinou, mesmo,  são as áreas de publicidade e de marketing. Não sou formado, ainda. Mas, estou  no último ano de Propaganda e marketing. Devo me formar agora no fim do ano de 2010.

Tony: Sempre tive um pé no mundo das HQs e na área de propaganda & marketing, pois acho elas compatíveis e uma completa a outra. Os métodos usados pela propaganda & marketing podem e devem ser aplicados na produção e divulgação dos quadrinhos. Também fiz cursos nessa área. Por isso, atuo, também, nas agências de publicidade há anos. Sempre adorei tudo o que se refere a criação, a comunicação. Isto me fascina. Adoro criar e desenvolver campanhas publicitárias. Já fiz muitas ao longo dos anos. Trabalhei com propaganda & marketing - criando e desenvolvendo rótulos, embalagens, folders, outdoors, displays, filmes para TV, etc, durante 12 anos, para o Laboratório Catarinense S\A, de Joinville. Além deles, também atendi grandes empresas diretamente, como: Yakult, etc. Para o tradicional Laboratório Catarinense eu também desenvolvia anualmente o famoso Almanaque Sadol, concorrente do tradicional Biotônico Fontoura. Ambos eram distribuídos em farmácias e alcançavam cerca de 6 milhões de exemplares por ano. Um número fantástico para tiragens editoriais. Pergunto: Elenildo, vc tem sócio no site? Se, sim. Quem é ele? O cara é do ramo? Ou seja, ele desenha, escreve?
Elenildo: Não, eu não tenho sócio, inclusive eu já até procurei, mas pra se arriscar são poucos os que querem entrar num negócio desse. Faço tudo sózinho e, por sorte, conto com alguns colaboradores como você... lutamos contra o mundo (Rsss...).
Tony: Como e quando do surgiu a idéia do site?
Elenildo: O site  meuHerói.com existia há mais de 3 anos atrás. Porém, como um hobby mesmo. Na época que eu criava e desenvolvia sites. Como eu desenhava, eu tive a idéia de criar um site que falasse do universo que eu gosto e, de quebra, poder mostrar meus desenhos pro mundo. Mas eu deixei de desenhar. Mas, continuei fazendo o site e atualizando por simples diversão e aprendizagem da profissão que eu exercia na época: web designer. Depois a idéia foi evoluindo e resolvi ampliar a proposta para todos os autores. Poder ajudar e divulgar os outros agora é a minha meta principal.

Tony. Legal... então, divulgar e ajudar a promover os trabalhos da galera, hoje, é o seu principal objetivo com o site... ou será que há outros? Pensa aí e responda-me...
Elenildo: O objetivo do meuherói.com é ser referência e se tornar uma grande empresa voltada para difundir a cultura e a leitura de Hqs e seus derivados, divulgando os autores e suas obras. Não é ser apenas uma empresa que só visa lucro, a qualquer custo, a qualquer preço. Tenho critério e só vamos divulgar o que, de fato, é bom. Que tenha nível. Se não o site vira zona. Quero fazer um trabalho do qual eu possa futuramente me orgulhar dele, assim como fazem os americanos e japoneses, que divulgam e incentivam a produção local. Hoje, eles se orgulham da cultura deles, de suas Comics/mangás, por quê? Porque são cientes que de alguma forma todos contribuíram para alicerçar os quadrinhos deles. Nossos autores e personagens, criados no Brasil, estão precisando disso. Um canal de divulgação que tenha prestígio. Vejo muitos sites nacionais divulgando apenas trabalhos gringos. Isto é um erro. Bem ou mal existem os produtores nacionais que precisam de espaço na mídia. Vejo sua luta, Tony, sempre preocupado em divulgar os outros. Acho sito nobre da sua parte. Você não é mesquinho ou egoísta. Quero fazer parte desta briga.
É preciso que os autores brasileiros também possam se beneficiar da WEB, dessa forma de arte tão revolucionária e importante que em questão de segundos leva uma informação pro outro lado do mundo. O mundo precisa de heróis, ao meu ver, para a formação do caráter da juventude. Assim, quem sabe, um dia, possamos ter uma sociedade ideal.

Tony: Falou bonito! Falou e disse... (Rsss...). Quem pode participar ou colaborar com o seu site?
Elenildo:Todos são bem vindos, desde que estejam dispostos a ajudar. Preciso de boas matérias, de gente que entenda do assunto e, principalmente, de autores que tenham bons trabalhos e que desejem divulgá-los. É preciso unir os autores nacionais - desenhistas e escritores -,  para que a classe atue de forma mais coesa e profissional. Chega de criar como amadores. Precisamos de bons produtos que vendam. Só isto poderá reverter a coisa e consolidar o mercado nacional. Desenhar e escrever todos podem, agora se expressar com qualidade e reverter isto em faturamento é tarefa difícil, sei disso. Mas, sei também que não é impossível. Se os gringos chegaram lá, também atingiremos esta meta um dia.

Tony: Então, quem quiser colaborar basta entrar em contato contigo, OK? 
Elenildo: Sim, claro! Meu e-mail é... contato@meuheroi.com.br
Tony: Diga-me, quais são os seus planos para o futuro?

Elenildo: Este ano foi definido os rumos da empresa e por enquanto estamos em planejamento e estruturação de pessoal, depto de venda de anúncios, depto financeiro, etc. No ano quem vou procurar uma forma de aumentar a receita, para que eu possa fazer maiores investimentos na empresa para que esta alcance seus objetivos. E futuramente, quem sabe, também a marca "Meu Herói", uma produtora de entretenimento voltado para quem gosta do universo das HQs e, principalmente,  dos super-heróis.

Tony: Valeu, Elenildo Lopes! Muito sucesso neste seu empreendimento e espero que os autores e escribas, depois desta mini entrevista, entrem em contato com você. Go ahead, man! A batalha continua! 
 Elenildo: - Eu é que agradeço, pela força! Obrigado!

VOCÊ AINDA NA CONHECE O SITE? SIGA O ENDEREÇO ABAIXO...
www.meuheroi.com.br – Um novo começo chegou!

O QUE ESTÁ ESPERANDO PARA ENVIAR E DIVULGAR SEU PErSONAGEM? 
Outras formas de contato:
Twitter: @meuheroi




Copyright 2010\Tonyfernandes\Estúdios Pégasus - SP