Na década de 20 um
personagem criado para desenhos
animados, no tempo em que o cinema ainda era mudo,
animados, no tempo em que o cinema ainda era mudo,
gozava de fama
internacional. Tanto, que até o escritor
brasileiro Monteiro Lobato, impressionado com a
brasileiro Monteiro Lobato, impressionado com a
popularidade desse
grande ícone das animações
americanas, decidiu colocá-lo numa aventura da
americanas, decidiu colocá-lo numa aventura da
turma do Sítio do
Pica-Pau Amarelo. No entanto, ele
não foi o primeiro felino do cinema de animação
não foi o primeiro felino do cinema de animação
ou do mundo dos
quadrinhos.
Anos antes de sua
criação, Krazy Kat, criado por Herriman,
já havia surgido em desenho animado e também fora
publicado em forma de HQs. Segundo pesquisadores -
inclusive o grande editor brasileiro chamado
Otacílio d'Assunção Barros (Ota), famoso ex-editor
da revista MAD, Tex e Spektro, pela extinta Vecchi, que é
já havia surgido em desenho animado e também fora
publicado em forma de HQs. Segundo pesquisadores -
inclusive o grande editor brasileiro chamado
Otacílio d'Assunção Barros (Ota), famoso ex-editor
da revista MAD, Tex e Spektro, pela extinta Vecchi, que é
um estudioso de HQs -
, a história da criação desse
personagem foi tumultuada.
personagem foi tumultuada.
Há quem atribua a
criação desse gato ao autraliano
Pat Sullivan, que migrou para os Estados Unidos.
Porém, outros afirmam que quem, de fato, criou o felino
e o desenvolveu foi o desenhista e animador Otto
Pat Sullivan, que migrou para os Estados Unidos.
Porém, outros afirmam que quem, de fato, criou o felino
e o desenvolveu foi o desenhista e animador Otto
Messmer.
Em 1923, a King Features Syndicate adquiriu os
Em 1923, a King Features Syndicate adquiriu os
direitos para transformar
o felino em HQs, como
página dominical. Porém, ele estreou primeiro,
página dominical. Porém, ele estreou primeiro,
nesse formato, na
Inglaterra, e não na América, em 1923.
Nos Estados Unidos ele foi publicado pela primeira vez
no jornal Boston American em seu suplemento
Nos Estados Unidos ele foi publicado pela primeira vez
no jornal Boston American em seu suplemento
dominical, onde
revezava com outros personagens.
Mas, foi na telona que ele se notabilizou.
Em 1927, uma tira diária dele foi lançada e sua página
dominical só foi cancelada em 1937.
Mas, foi na telona que ele se notabilizou.
Em 1927, uma tira diária dele foi lançada e sua página
dominical só foi cancelada em 1937.
A seguir, você vai
saber um pouco mais sobre...
Assim que chegou à América,
em busca de uma vida
melhor, Pat Sullivam exerceu diversas atividades
profissionais e até uma breve carreira como lutador
de box. Por fim, acabou arrumando emprego no
melhor, Pat Sullivam exerceu diversas atividades
profissionais e até uma breve carreira como lutador
de box. Por fim, acabou arrumando emprego no
estúdio do cartunista William F. Marriner, desenhista e
autor de uma tira
para periódicos chamada Sambo.
Quando Marriner veio
a falecer em 1914, Sullivan
assumiu a serie Sambo. Porém, ela logo foi cancelada.
assumiu a serie Sambo. Porém, ela logo foi cancelada.
,assim, Sullivan, temporariamente, ficou sem emprego.
Mas, como naquela época,
o mercado de desenhos animados
estava em franca expansão não demorou muito para que o desenhista arruma-se trabalho num dos estúdios pioneiros
estava em franca expansão não demorou muito para que o desenhista arruma-se trabalho num dos estúdios pioneiros
criado por Raoul
Barre, que trabalhava sob encomenda para diversos distribuidores.
Após adiquirir boa
experiência no ramo da animação
Sullivan, em 1916, abriu seu próprio estúdio e para
auxiliá-lo contratou o criativo animador Otto Messmer,
que estava iniciando no ramo. Essa contratação, com certeza,
acabaria mudando de forma radical o futuro daquele
australiano.
Sullivan, em 1916, abriu seu próprio estúdio e para
auxiliá-lo contratou o criativo animador Otto Messmer,
que estava iniciando no ramo. Essa contratação, com certeza,
acabaria mudando de forma radical o futuro daquele
australiano.
1917 - Pat Sullivan
foi preso por ter seduzido uma
adolescente, que morava nas redondezas do estúdio,
e por ter passado doença venérea para a jovem acabou
sendo condenado. Durante um ano ficou prisioneiro na penitenciária de Sing Sing. Nesse período turbulento da
vida do australiano Messmer teve que procurar outro
emprego, mas, de pente, foi convocado para prestar o
serviço militar justamente na época em que a
adolescente, que morava nas redondezas do estúdio,
e por ter passado doença venérea para a jovem acabou
sendo condenado. Durante um ano ficou prisioneiro na penitenciária de Sing Sing. Nesse período turbulento da
vida do australiano Messmer teve que procurar outro
emprego, mas, de pente, foi convocado para prestar o
serviço militar justamente na época em que a
América entrava na
Primeira Guerra Mundial.
Foi enviado para o front, na Europa.
Foi enviado para o front, na Europa.
Ao voltar da guerra,
ileso, encontrou o estúdio de
Sullivam em plena atividade, com algumas boas
Sullivam em plena atividade, com algumas boas
encomendas, como: fazer uma animação cujos
desenhos fossem baseados no vagabundo
desenhos fossem baseados no vagabundo
Empolgados,
arregaçaram a manga e começaram
a trabalhar. De súbito, receberam uma encomenda
urgente da Paramount, que exigia uma animação
a trabalhar. De súbito, receberam uma encomenda
urgente da Paramount, que exigia uma animação
às pressas. Nessa
encomenda expressa era uma
serie chamada Feline Follies (1919). Foi nela que
Feliz apareceu pela primeira vez.
serie chamada Feline Follies (1919). Foi nela que
Feliz apareceu pela primeira vez.
Feline Folies, na
verdade, era um dos programas de
variedade criados pela Paramount Screen Magazine
que eram exibidos nos cinemas da América
variedade criados pela Paramount Screen Magazine
que eram exibidos nos cinemas da América
Pat e Otto
Messmer trabalharam dia e noite para
fazer a encomenda. O esforço foi coroado
fazer a encomenda. O esforço foi coroado
com êxito, visto que
o público adorou o trabalho.
Assim, a empresa que produzia o programa,
Assim, a empresa que produzia o programa,
Famous
Players-Lasky, acabou assinando um contrato
com a pequena empresa de Sullivan para produzir
novos desenhos com aquele gato esquisito que tinha
caído nas graças dos espectadores.
O personagem acabou recebendo o nome de Felix.
Mas como esse programa tinha um custo elevado o
com a pequena empresa de Sullivan para produzir
novos desenhos com aquele gato esquisito que tinha
caído nas graças dos espectadores.
O personagem acabou recebendo o nome de Felix.
Mas como esse programa tinha um custo elevado o
produtor Adolph Zukor
decidiu cancelá-lo.
Sillivan entrou em
pânico porque os direitos autorais
daquela serie animada em que Felix tinha se tornado
o astro principal era de Zukor.
Como ele poderia obter os direitos
daquela serie animada em que Felix tinha se tornado
o astro principal era de Zukor.
Como ele poderia obter os direitos
sobre o personagem? Esta
era a questão.
A SOLUÇÃO
Após imaginar
inúmeras estratégias e tentar infrutíferas negociações onde o Zukor se mostrava irredutível em
lhe ceder os direitos do personagem, ele decidiu apelar
e acabou dando uma mijada na mesa de Zukor, após
invadir o escritório do poderoso da Paramount.
lhe ceder os direitos do personagem, ele decidiu apelar
e acabou dando uma mijada na mesa de Zukor, após
invadir o escritório do poderoso da Paramount.
Furioso e visando
evitar mais dores de cabeça com
aquele autor maluco, Zukor mandou seu
aquele autor maluco, Zukor mandou seu
Ainda segundo
especialistas em HQs, embora o gato
Felix tenha sido criado por Messmer ele só foi reconhecido
como seu legítimo criador muitos anos depois.
Pat Sullivan era quem assinava os trabalhos enquanto
Felix tenha sido criado por Messmer ele só foi reconhecido
como seu legítimo criador muitos anos depois.
Pat Sullivan era quem assinava os trabalhos enquanto
Messmer atuava como
desenhista fantasma.
Seu nome jamais apareceu nos créditos.
Seu nome jamais apareceu nos créditos.
Na realidade Sullivan
jamais participou do processo
de criação. Otto Messmer era quem coordenava um
pequeno grupo de animadores.
Sullivan, não se pode negar, era um bom
de criação. Otto Messmer era quem coordenava um
pequeno grupo de animadores.
Sullivan, não se pode negar, era um bom
Em 1921, Sullivan
assinou um novo contrato, desta feita com Margaret J. Winkler, ex-secretária de Harry
Warner, que a encorajou a montar o próprio negócio dela para
distribuir filmes e
animações. Assim, Margaret se
tornou a primeira mulher do mundo
tornou a primeira mulher do mundo
MARGARET TORNOU FELIX
AINDA MAIS POPULAR
era Margaret que cuidava com eficiência para
que eles
chegassem às salas de exibições.
Em 1932, essa mulher já havia conseguido montar
uma grande rede de distribuição no território americano
e no Canadá. Também assinou contrato com a Pathé para
chegassem às salas de exibições.
Em 1932, essa mulher já havia conseguido montar
uma grande rede de distribuição no território americano
e no Canadá. Também assinou contrato com a Pathé para
a distribuição
internacional. Foi graças a ela que
Felix passou a ser exibido num número incrível de
cinemas da América e do mundo, até se tornar um
grande ícone dessa importante mídia.
Felix passou a ser exibido num número incrível de
cinemas da América e do mundo, até se tornar um
grande ícone dessa importante mídia.
![]() |
A, equipe de Sullivan |
DA TELONA PARA OS
QUADRINHOS
Em 1923 Felix, o
gato, se tornou HQs que eram
distribuídas pela King features. Cabia a Messmer criar,
desenhar e desenvolver as tiras de jornais. Aliás, Messmer desenhou mais HQs de Felix do que participou das
animações. Em 1943, ele passou a desenhar também os
gibis do felino que a princípio foram publicados pela
Dell Comics, e depois pela Toby Press e pela
Harvey Comics.
distribuídas pela King features. Cabia a Messmer criar,
desenhar e desenvolver as tiras de jornais. Aliás, Messmer desenhou mais HQs de Felix do que participou das
animações. Em 1943, ele passou a desenhar também os
gibis do felino que a princípio foram publicados pela
Dell Comics, e depois pela Toby Press e pela
Harvey Comics.
Felix era um sucesso.
Além das tiras, diversos outros
produtos começaram a apresentar a marca Gato Felix.
O personagem, de repente, se transformou num fenômeno
produtos começaram a apresentar a marca Gato Felix.
O personagem, de repente, se transformou num fenômeno
mercadológico, foi o
primeiro campeão de licenciamento para merchandising, enriquecendo Sullivan.
Inúmeros eram os
produtos que traziam Felix estampado.
E, por incrível que possa parecer, até uma música chamada
Felix on Walking fez um tremendo sucesso no Hit Parade
da Inglaterra, em 1923. Os negócios iam de vento em polpa,
mas no horizonte algumas nuvens negras
prenunciavam problemas.
E, por incrível que possa parecer, até uma música chamada
Felix on Walking fez um tremendo sucesso no Hit Parade
da Inglaterra, em 1923. Os negócios iam de vento em polpa,
mas no horizonte algumas nuvens negras
prenunciavam problemas.
PAT SULLIVAN VERSUS
O
CASAL MÍNTZ
Como bom negociante,
Sullivan pleiteva sempre aumentos
na hora de renovar o contrato com Margaret Wrinkler.
Ela e o marido sempre acabavam cedendo as propostas
daquele homem, mesmo a contra gosto, afinal não podiam
deixar escapar aquele felino que estava valendo ouro.
O Gato Felix era o carro chefe daquela empresa.
Em 1924 a Wrinkler Pictures passou a distribuir os
desenhos de outro animador, um jovem chamado
Walt Disney, que tiha criado uma serie chamada
Alice in Cartoonland. Esta serie criada por
na hora de renovar o contrato com Margaret Wrinkler.
Ela e o marido sempre acabavam cedendo as propostas
daquele homem, mesmo a contra gosto, afinal não podiam
deixar escapar aquele felino que estava valendo ouro.
O Gato Felix era o carro chefe daquela empresa.
Em 1924 a Wrinkler Pictures passou a distribuir os
desenhos de outro animador, um jovem chamado
Walt Disney, que tiha criado uma serie chamada
Alice in Cartoonland. Esta serie criada por
Disney era oposta a
outra famosa serie criada pelo
estúdio Max Fleischer - que fizera Popeye - chamada
Ou of The Inkwell, que também era
distribuída pela Wrinkler.
Enquanto a serie de Fleischer mostrava um
personagem animado contracenando com gentes,
Alice - inspirada na personagem de Lewis Carroll -
era uma figura humana que vivia num mundo de
estúdio Max Fleischer - que fizera Popeye - chamada
Ou of The Inkwell, que também era
distribuída pela Wrinkler.
Enquanto a serie de Fleischer mostrava um
personagem animado contracenando com gentes,
Alice - inspirada na personagem de Lewis Carroll -
era uma figura humana que vivia num mundo de
figuras animadas,
desenhadas. Por imposição de Charles
Míntz, marido de Margaret, os personagens criados
Míntz, marido de Margaret, os personagens criados
por Disney deveriam
ser parecidos com Felix.
Assim, surgiu Julius, um gato coadjuvante, uma cópia
![]() |
Disney e Mitz |
Assim, surgiu Julius, um gato coadjuvante, uma cópia
descara do gato
Felix. Pat Sullivan ficou furioso e
avisou seu advogado que não iria mais renovar
avisou seu advogado que não iria mais renovar
contrato algum com
aquele casal que jogara
sujo com ele.
sujo com ele.
CHARLES MINTZ, O
TRAPACEIRO
O coelho Oswald (
Oswald The Lucky Rabbit), criado
por Disney era um plágio de Felix, apesar de ser
por Disney era um plágio de Felix, apesar de ser
um coelho, por imposição de Mintz. Por fim, Oswald
acabou sendo roubado por Mintz. Isso aconteceu anos
depois, quando o desenhista e animador tentou negociar
um aumento. De repente, Charles Mintz disse que
não precisava mais dos préstimos de Disney.
Como se isso não bastasse, Mintz também acabou
contratando a equipe do animador para trabalhar
exclusivamente com ele. Como consequência,
Disney e um de seus sócios minoritários - Roy Disney
e o desenhista Ub Iwerk eram sócios que tinham uma
pequena parcela das ações da companhia.
acabou sendo roubado por Mintz. Isso aconteceu anos
depois, quando o desenhista e animador tentou negociar
um aumento. De repente, Charles Mintz disse que
não precisava mais dos préstimos de Disney.
Como se isso não bastasse, Mintz também acabou
contratando a equipe do animador para trabalhar
exclusivamente com ele. Como consequência,
Disney e um de seus sócios minoritários - Roy Disney
e o desenhista Ub Iwerk eram sócios que tinham uma
pequena parcela das ações da companhia.
![]() |
Mintz de óculos e chapéu na mão |
Algum tempo depois, por sorte, Walt Disney e
Iwerks acabaram criando Mickey Mouse, um
dos maiores ícones do desenho animado e das HQs.
Isto é, quem deu as formas ovais
ao camundongo foi Iwerks.
Iwerks acabaram criando Mickey Mouse, um
dos maiores ícones do desenho animado e das HQs.
Isto é, quem deu as formas ovais
ao camundongo foi Iwerks.
AQUI SE FAZ, AQUI SE
PAGA
Esse antigo adágio
popular de fato veio a acontecer
na vida de Mintz, o trapaceiro, quando a Universal,
na vida de Mintz, o trapaceiro, quando a Universal,
legítima dona dos
direitos de Oswald, contratou um
outro animado, Walt Lantz, tirando o trapaceiro
Mintz da jogada.
Anos depois, Lantz seria o criador de clássicos da
animação e das HQs, como: Andy Panda, Woody
Woodpecker (O Pica-Pau, no Brasil) e outros
personagens que se tornaram célebres.
outro animado, Walt Lantz, tirando o trapaceiro
Mintz da jogada.
Anos depois, Lantz seria o criador de clássicos da
animação e das HQs, como: Andy Panda, Woody
Woodpecker (O Pica-Pau, no Brasil) e outros
personagens que se tornaram célebres.
SURGE A BIJOU FILMS
Pat Sullivan e Knopp
fundaram uma nova empresa,
a Bijou Films, que se tornou a nova produtora dos
a Bijou Films, que se tornou a nova produtora dos
desenhos animados de
Felix, após enfrentar alguns
processos judiciais movido pelo casal Mintz,
processos judiciais movido pelo casal Mintz,
que não deram em
nada. O gato Felix continuou a
fazer sucesso e isso fez com que Sullivan
fazer sucesso e isso fez com que Sullivan
enriquecesse ainda
mais.
Faturando alto, Sullivam vivia viajando para
Faturando alto, Sullivam vivia viajando para
divulgar ainda mais "seu" personagem,
enquanto
Messmer e sua equipe em Nova Iorque não paravam
de produzir os desenhos animados, que
se tornariam clássicos.
Messmer e sua equipe em Nova Iorque não paravam
de produzir os desenhos animados, que
se tornariam clássicos.
Sullivan vivia
inventando histórias de como tinha
inventado Felix. Passava longos períodos fora dos Estados
inventado Felix. Passava longos períodos fora dos Estados
Unidos, gozando da
fama e do sucesso que aquele
felino fazia em outros países.
felino fazia em outros países.
Enquanto Messmer, o
real criador de Felix, vivia
modestamente, Sullivan esbanjava dinheiro e se tornara
modestamente, Sullivan esbanjava dinheiro e se tornara
um alcóolatra.
Acreditava, piamente, que aquele gato jamais
iria perder a popularidade. Aos poucos, o consumo
exagerado de álcool acabou
iria perder a popularidade. Aos poucos, o consumo
exagerado de álcool acabou
prejudicando a saúde e os negócios de Sullivan.
1927 - Era o dia 6 de
outubro, quando o filme
The Jazz Singer estreou nas salas de exibições
da América. O filme foi um campeão de bilheteria e definitivamente decretou o final do cinema mudo.
Subitamente, o mundo do cinema ficou
de pernas para o ar.
No dia seguinte, após a estreia do primeiro
filme sonoro, muitos produtores de Hollywood,
preocupados, tentavam se adaptar àquela nova
tecnologia.
The Jazz Singer estreou nas salas de exibições
da América. O filme foi um campeão de bilheteria e definitivamente decretou o final do cinema mudo.
Subitamente, o mundo do cinema ficou
de pernas para o ar.
No dia seguinte, após a estreia do primeiro
filme sonoro, muitos produtores de Hollywood,
preocupados, tentavam se adaptar àquela nova
tecnologia.
Não havia saída: Ou
se adaptavam à nova realidade
ou iriam sucumbir. Sullivan, acomodado com o sucesso,
decidiu não aderir a nova onda de mercado, de imediato.
ou iriam sucumbir. Sullivan, acomodado com o sucesso,
decidiu não aderir a nova onda de mercado, de imediato.
Para acabar de
desbancar Felix, Disney e Ub Iwerks,
após terem sido sacaneados por Mintz, criaram
após terem sido sacaneados por Mintz, criaram
e desenvolveram em
segredo o primeiro desenho animado
de Mickey Mouse. E, para não ser passado para
de Mickey Mouse. E, para não ser passado para
trás outra vez Walter
Elias Disney decidiu registrar
aquele seu novo personagem. A ideia inicial era fazer
aquele seu novo personagem. A ideia inicial era fazer
uma animação com
Mickey sem som, mas com o sucesso alcançado por aquele primeiro filme sonoro os planos
foram mudados. Disney resolveu investir num desenho animado
sonoro. Mal sabia Sullivan que os dias de fama do seu
gato estavam prestes a acabar.
sonoro. Mal sabia Sullivan que os dias de fama do seu
gato estavam prestes a acabar.
![]() |
Al Johnson também encenou uma peça na Broadway |
É LANÇADO STEAMBOAT
WILLIE
O primeiro desenho
animado feito por Disney foi
exibido nas telonas no dia 18 de novembro de 1928.
Este fato deu início a uma nova era do cinema de
animação. Mickey mouse, de imediato, conquistou
o público, ganhou espaço nas mídias, fazendo com
que Felix ficasse relegado a segundo plano.
Não demorou muito para que Felix, o gato, começasse
a perder popularidade. Sua decadência teve início em 1931,
afirmam os entendidos.
Assim a maioria dos contratos de merchandising foram
exibido nas telonas no dia 18 de novembro de 1928.
Este fato deu início a uma nova era do cinema de
animação. Mickey mouse, de imediato, conquistou
o público, ganhou espaço nas mídias, fazendo com
que Felix ficasse relegado a segundo plano.
Não demorou muito para que Felix, o gato, começasse
a perder popularidade. Sua decadência teve início em 1931,
afirmam os entendidos.
Assim a maioria dos contratos de merchandising foram
cancelados, porque os grandes fabricantes de brinquedos e
SULLIVAN EM
DECADÊNCIA
Obviamente,
financeiramente a empresa de Sullivan
ficou abalada com o repentino declínio de
popularidade de Felix. Mesmo assim Pat Sullivan
continuava gastando e bebendo desenfreadamente,
ficou abalada com o repentino declínio de
popularidade de Felix. Mesmo assim Pat Sullivan
continuava gastando e bebendo desenfreadamente,
enquanto a sífilis
que ele contraíra anos atrás, devido
a suas aventuras sexuais, estava num estágio avançado
a suas aventuras sexuais, estava num estágio avançado
e atacava seu cérebro.
Como se não bastasse a caótica
situação financeira e física do autor, sua esposa,
Majorie Sullivan, em 1932, caiu da janela do segundo
andar do prédio onde residiam. Os jornais da época
especularam sobre esse estranho caso, suspeitando
de assassinato, mas, por fim, o laudo médico concluiu
a causa da morte, como: suicídio.
Tais fatos fizeram a mente de Sullivan piorar de vez.
Passava horas bebendo e torrando, literalmente,
dinheiro. Muitas vezes sua mente estava
situação financeira e física do autor, sua esposa,
Majorie Sullivan, em 1932, caiu da janela do segundo
andar do prédio onde residiam. Os jornais da época
especularam sobre esse estranho caso, suspeitando
de assassinato, mas, por fim, o laudo médico concluiu
a causa da morte, como: suicídio.
Tais fatos fizeram a mente de Sullivan piorar de vez.
Passava horas bebendo e torrando, literalmente,
dinheiro. Muitas vezes sua mente estava
tão abalada que nem
conseguia reconhecer os
amigos ou seu fiel escudeiro Messmer.
Pat Sullivan veio a falecer no dia
amigos ou seu fiel escudeiro Messmer.
Pat Sullivan veio a falecer no dia
15 de fevereiro de
1993. Causa da morte:
Alcoolismo crônico e pneumonia Lobular terminal.
Alcoolismo crônico e pneumonia Lobular terminal.
MESSMER E FELIX
Mesmo após a morte de
Sullivan, Messmer continuou
a desenhar as HQs de Felix. Certa feita, Van Beuren,
dono de um estúdio que não conseguia notoriedade
no ramo, porque não tinha nenhum personagem
carismático ou importante, após negociar com os
herdeiros de Sullivan uma nova serie de animação
a desenhar as HQs de Felix. Certa feita, Van Beuren,
dono de um estúdio que não conseguia notoriedade
no ramo, porque não tinha nenhum personagem
carismático ou importante, após negociar com os
herdeiros de Sullivan uma nova serie de animação
de Felix, entretanto Messmer se recusou a participar dela.
Van Beuren só tinha um personagem, que além de
Van Beuren só tinha um personagem, que além de
aparecer em animações
também aparecia nas HQs
dos jornais, Little King (Reizinho). A ideia era fazer
ressurgir das cinzas o gato Felix através de uma nova
serie animada que pudesse aumentar substancialmente
o faturamento de seu estúdio.
dos jornais, Little King (Reizinho). A ideia era fazer
ressurgir das cinzas o gato Felix através de uma nova
serie animada que pudesse aumentar substancialmente
o faturamento de seu estúdio.
GILLET E FELIX
Como Messmer se
recusou a participar da nova serie,
Van Beuren recorreu a Burt Gillet, um
Van Beuren recorreu a Burt Gillet, um
experiente animador que já havia trabalhado com
Messmer há alguns anos atrás e que depois
Messmer há alguns anos atrás e que depois
foi trabalhar na
Disney. Gillet aceitou o desafio e
assim passou a dirigir essas novas animações de Felix.
assim passou a dirigir essas novas animações de Felix.
Porém, quando a RKO,
que distribuía os desenhos
produzidos pelo estúdio de Van Beuren decidiu
produzidos pelo estúdio de Van Beuren decidiu
cancelar o contrato a pequena empresa de HQs
começou a viver dramas financeiros.
Estrategicamente, seu dirigente decidiu investir
firme nas tiras de jornais e nas HQs, passando a
esses dois tipos de material aos editores.
Milagrosamente, o personagem e o estúdio passaram
a sobreviver apenas das histórias em quadrinhos.
Foi através dessas HQs que o gato Felix voltou a
fazer sucesso. Mesmo assim, o carismático personagem
só voltou ao mundo dos desenhos animados na
começou a viver dramas financeiros.
Estrategicamente, seu dirigente decidiu investir
firme nas tiras de jornais e nas HQs, passando a
esses dois tipos de material aos editores.
Milagrosamente, o personagem e o estúdio passaram
a sobreviver apenas das histórias em quadrinhos.
Foi através dessas HQs que o gato Felix voltou a
fazer sucesso. Mesmo assim, o carismático personagem
só voltou ao mundo dos desenhos animados na
década de 50.
Há um ditado que diz
que os gatos têm sete vidas.
Pelo visto, a história real da trajetória desse
felino
do mundo da animação e das HQs é a prova cabal de que
essa antiga lenda,
muitas vezes, se torna realidade.
Otto Messmer tinha
conhecido Joe Oriolo na época em que trabalhou para nos Famous Studios, que
pertencia à
Paramount, que acabou sucedendo o famoso estúdio de
Max Fleischer. Em virtude de Messmer começar a
trabalhar numa empresa que produzia letreiros
animados para propagandas que eram utilizadas
em fachadas de edifícios - para melhorar seu
faturamento -, ele vivia atarefado e precisava
urgentemente de alguém para ajudá-lo a desenhar
as tiras diárias e as revistas de HQs de Felix.
animados para propagandas que eram utilizadas
em fachadas de edifícios - para melhorar seu
faturamento -, ele vivia atarefado e precisava
urgentemente de alguém para ajudá-lo a desenhar
as tiras diárias e as revistas de HQs de Felix.
Oriolo, não hesitou e
assumiu os quadrinhos e depois
Curiosamente, anos
depois, Oriolo criou um livro
infantil chamado Casper The Friendly Ghost
(Gasparzinho,
no Brasil). Porém, como ele jamais
conseguiu publicar esse livro desse personagem,
ficou desanimado e decidiu vender os direitos.
Passou a escrever os roteiros para uma
ficou desanimado e decidiu vender os direitos.
Passou a escrever os roteiros para uma
serie animada do seu ex-personagem
que acabou sendo lançada pela
que acabou sendo lançada pela
Paramount em 1945. Casper fez sucesso
imediato, que acabou ganhando uma serie
de TV,e da telinha rapidamente virou personagem
de revistas de histórias em quadrinhos.
Oriolo ficou furioso, pois só recebeu pela venda
dos direitos e pelo primeiro roteiro que escreveu
desse simpático personagem infantil, que acabou agradando pessoas de todas as idades. Apesar de Casper
de TV,e da telinha rapidamente virou personagem
de revistas de histórias em quadrinhos.
Oriolo ficou furioso, pois só recebeu pela venda
dos direitos e pelo primeiro roteiro que escreveu
desse simpático personagem infantil, que acabou agradando pessoas de todas as idades. Apesar de Casper
fazer sucesso
mundial, seu autor jamais viu ou
ganhou um centavo além da negociata inicial.
ganhou um centavo além da negociata inicial.
PROPRIETÁRIO DA
MARCA
FELIX
Joe Oriolo, ao
contrário de Messmer, levava jeito para
os negócios. Em 1950, Pat
Sullivan, sobrinho\herdeiro
que tinha o mesmo nome do tio, chegou à América,
vindo da Austrália, dispostos tocar os negócios
da família e tinha uma ideia fixa na cabeça:
ressuscitar o gato Felix. Se estabeleceu nos
que tinha o mesmo nome do tio, chegou à América,
vindo da Austrália, dispostos tocar os negócios
da família e tinha uma ideia fixa na cabeça:
ressuscitar o gato Felix. Se estabeleceu nos
Estados Unidos e se
associou a Oriolo com o intuito
de produzir uma nova serie de
animações para a TV,
que necessitava de desenhos inéditos,
pois viviam de reprises.
pois viviam de reprises.
Naquela época William
(Bill) Hanna e Joseph (Joe)
Barbera, criadores de Tom e Jerry,
estavam inativos
depois que a Metro resolveu acabar com o
departamento de animação. Sem esmorecer,
os dois decidiram
fundar uma nova produtora de
animação: a Hanna-Barbera Productions,
que se tornou
especialista em desenhos animados
,para a TV, ao criarem um sistema prático e
econômico - que reduzia o número de fotogramas
do filme - que barateava os custos reaproveitando
cenas etc.
,para a TV, ao criarem um sistema prático e
econômico - que reduzia o número de fotogramas
do filme - que barateava os custos reaproveitando
cenas etc.
O mesmo sistema
criado por Hanna-Barbera também
foi adotado por Oriolo, visto que as
animações feitas
FELIX, PELA TRANSLUX
Assim, em 1958,
surgiu uma nova produção do
gato Felix pela Translux. Nessa nova serie
animada
surgiram novos personagens criados por
Oriolo e,
principalmente a fantástica maleta mágica
de onde Felix tirava coisas
incríveis. Joe Oriolo também
produziu outras series animadas para a TV,
como:
Hércules. Com o passar do tempo, começou
a faturar alto
adquirindo os direitos de exibição de
desenhos produzidos no Japão que ele adaptava para
o público americano.
Como bom
empreendedor, Oriolo acabou comprando
a parte do estúdio que pertencia ao sobrinho de Sullivan
e acabou
se tornando o único dono da marca Felix.
DONALD ORIOLO E A
FELIX
THE CAT PRODUCTIONS
Com a morte de Joe
Oriolo em 1985, seu filho Don
Oriolo passou a ser o herdeiro da Felix
The Cat Productions
e passou a cuidar de manter viva a marca. Nos
anos 80, ele produziu um longametragem para o cinema
(Feliz The
Cat, The Movie) e algum tempo depois alguns
especiais para a TV. Porém, segundo os entendidos e a
crítica especializada, a melhor versão de Felix feita
para
a TV foi The Twisted Tales of Felix The Cat, que
foi produzida nso
anos 90, onde o felino aparece num
clima altamente psicodélico. Seu
principal roteirista foi
Mark Evanier, parceiro do genial cartunista Sergio Aragonés,
que desenhou a hilária serie chamada Groo, uma sátira de
Conan, o bárbaro.
O gato preto também
foi bastante popular em terras
tupiniquins. Suas páginas
dominicais surgiram em 1929,
através da Gazetinha.
No ano seguinte,
foram publicadas no Tico-Tico, a primeira
revista a lançar HQs no país.
Apesar do Tico-Tico lançar inicialmente apenas material nacional
passou a publicar dois materiais distribuídos pela King Features: Felix,
o gato, e
Mickey Mouse.
Depois, as tiras do
felino passaram a ser publicadas
em diversos periódicos
brasileiros.
A editora La Selva
foi a primeira a editar as HQs de
Felix no Brasil, entre os anos 50 e
60. Foram lançadas
por essa saudosa casa editorial
exatamente 112 edições -
a última foi em
1965 -, na serie denominada Seleções
Juvenis, segundo
estudiosos de HQs.
1966 - A Rio-Gráfica
ao lançar a revista Gibi Colorido
com diversos personagens da King,
entre estes estava
o gato Felix. A edição # 25 foi exclusivamente
desse
popular felino. A partir da edição # 27 Felix saiu de
cena e o grande astro
dessa publicação passou a ser o
marinheiro Popeye.
Graças a Associação
Latino-Americana de Livre
Comércio, uma editora estabelecida no Chile chamada
Cochrane, no final da década de 60, entrou com tudo no
mercado brasileiro de
publicações, onde passou a lançar,
num português deplorável, diversas publicações de HQs,
inclusive o gato Felix - que saia paralelamente as edições
da Rio-Gráfica.
EDITORA TRIESTE
1972 - Nesse época surgiu a editora Trieste, comandada por Estevan la Selva, após se retirar da
sociedade familiar, e
resove relançar Felix, em formatinho. Inicialmente como almanaque e depois em edições
mensais, de 32 páginas
mais capas, em cores.
BLOCH EDITORES
A última aparição do
felino nas bancas nacionais foi em
1974, na revista Super Gato
Felix, que foi lançada pela
saudosa editora carioca chamada Bloch Editores.
A
publicação durou apenas 11 edições. Em suas páginas
foram reproduzidas das HQs
lançadas na América
OPERA GRAPHICA
EDITORA
Corajosamente a
extinta e saudosa editora Opera Graphica,
de Carlos Mann, lançou em 2006 uma edição luxuosa
destinada a colecionadores, em formato livro, com
capa cartonada, chamada Gato Felix Classic,
onde foram
apresentadas as 5 HQs clássicas, lançadas em jornais entre
1934 e 1935, criadas
por Otto Messmer - período mais
popular
do personagem. Uma atração especial
dessa publicação que
foi comercializada pela
Comix Book Shop são os textos escritos pelo
multicartunista
e ex-editor da MAD Ota, da revista Tex e da Spektro,
Se você é
colecionador e perdeu essa edição sensacional
saiba que ela é indispensável em qualquer acervo
que
se preze. Consulte...
Quem sabe você ainda
pode encontrar por lá
Se, de fato, gatos possuem sete vidas - como dizemos
no Brasil. Na América se diz que eles têm 9 vidas -,
esse felino criado para a animação e para as HQs, que
sobreviveu ao longo das décadas, apesar dos
contratempos, veio ao mundo para
Por: Tony
Fernandes\Redação\Estúdios Pégasus
Uma Divisão de Arte e
Criação da
Pégasus Publicações Ltda -
Pégasus Publicações Ltda -
São Paulo - SP -
Brasil
Copyright 20015 -
Todos os Direitos Reservados
OBS: As imagens contidas nessa matéria têm o cunho
ilustrativo e seus direitos
pertencem a seus autores ou representantes legais.
OBRA CONSULTADA: Gato
Felix Classic -
Opera Graphica
Opera Graphica
Wikkipedia - Pat
Sullivan Biograph -
e diversos sites da WEB,
e diversos sites da WEB,
inclusive, o de Pat Sullivan.