quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Creedence Clearwater Revival: Bad Moon Rising

4 comentários:

  1. olá tony,tenho um sonho de fazer uma hq....qual é a tiragem minima parta distribuição nacional ?
    10.000 exemplares ?
    Aguardo sua resposta .obrigado.

    martim_hel@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Salve, Martins!
    Quem determina a tiragem, em geral, é a distribuidora. A coisa funciona assim: Vc faz um "boneco" leva pra distribuidora e aí o depto de Marketing deles vai fazer uma projeção de venda e determinar uma certa tiragem, caso eles aprovem a idia do projeto. Após aprovação do projeto editorial vc assina com eles um contrato de distribuição EXCLUSIVO em todo o território nacional.Mas, isto não significa q seu produto vai ser sucesso. Tudo é um jogo, um poker, pode vender, como pode dar zebra. O risco é seu (do editor), que ainda tem q pagar "X" do preço de capa pelo mal serviço q fazem de distibuição.
    OBS: Atualmente as vendas andam de mal à pior na s bancas. Todo cuidado é pouco.

    ResponderExcluir
  3. obrigado, tony.Já deu uma clareada nas minhas idéias. tive informações na internet que por exempo a tiragem mínima para distribuição nacional seria de 10 000 exemplares?como o senhor já teve vários trabalhos publicados deve ter uma idéia de como anda atualmente devido a publicação de apache .a tiragem mínima é essa para uma distribuição nacional ?(entendi que tem relação com o produto ,mas deve ter uma tiragem mínima ?)

    ResponderExcluir
  4. Sua informação é inexata.No q se refere a distribuidora o critério é dela - comi citei antes -, e a coragem será sua de entrar ou não na sugestão dela. Ela pode te pedir 200 mil exs (Quase impossível nessa época de vacas-magras), como 5 mil. O duro é vc conseguir ter um bom preço de custo rodando só 5 mil. Geralmente, vc não vai ter preço final de capa para brigar com os concorrentes. Qto menor a tiragem maior será o custo final do produto. A coisa fica inviável. Não se esqueça que há as chamadas "distribuições setorizadas" (vide a Panini): tiragens pequenas lançadas apenas no Rio e em SP. Pequenas tiragens exigem melhor apresentação gráfica e preço de capa lá em cima.Lembre-se: Qto menor a tiragem, menor será a exposição nos pontos de venda. Portanto, menor tb serão as vendas.
    Maiores esclarecimentos escreva para meu e-mail... tonypegasus@gmail.com
    ou marque uma reunião na única distribuidora do país (TRILOG) - do grupo- Abril e apresente seu projeta editorial (boneco). Vc vai sentir o drama na pele, principalmente se for HQs.

    ResponderExcluir