Local apropriado para a troca de informações entre os saudosistas e apreciadores das boas coisas dos anos 60 e 70, como: filmes, músicas (de todos os gêneros), gibis de bang-bang, antigos seriados de TV, dados sobre o velho Oeste, entrevista com os bambas das HQs nacionais e internacionais, matérias, reportagens! Fique por dentro das novidades do mundo editorial!
Salve, Martins! Quem determina a tiragem, em geral, é a distribuidora. A coisa funciona assim: Vc faz um "boneco" leva pra distribuidora e aí o depto de Marketing deles vai fazer uma projeção de venda e determinar uma certa tiragem, caso eles aprovem a idia do projeto. Após aprovação do projeto editorial vc assina com eles um contrato de distribuição EXCLUSIVO em todo o território nacional.Mas, isto não significa q seu produto vai ser sucesso. Tudo é um jogo, um poker, pode vender, como pode dar zebra. O risco é seu (do editor), que ainda tem q pagar "X" do preço de capa pelo mal serviço q fazem de distibuição. OBS: Atualmente as vendas andam de mal à pior na s bancas. Todo cuidado é pouco.
obrigado, tony.Já deu uma clareada nas minhas idéias. tive informações na internet que por exempo a tiragem mínima para distribuição nacional seria de 10 000 exemplares?como o senhor já teve vários trabalhos publicados deve ter uma idéia de como anda atualmente devido a publicação de apache .a tiragem mínima é essa para uma distribuição nacional ?(entendi que tem relação com o produto ,mas deve ter uma tiragem mínima ?)
Sua informação é inexata.No q se refere a distribuidora o critério é dela - comi citei antes -, e a coragem será sua de entrar ou não na sugestão dela. Ela pode te pedir 200 mil exs (Quase impossível nessa época de vacas-magras), como 5 mil. O duro é vc conseguir ter um bom preço de custo rodando só 5 mil. Geralmente, vc não vai ter preço final de capa para brigar com os concorrentes. Qto menor a tiragem maior será o custo final do produto. A coisa fica inviável. Não se esqueça que há as chamadas "distribuições setorizadas" (vide a Panini): tiragens pequenas lançadas apenas no Rio e em SP. Pequenas tiragens exigem melhor apresentação gráfica e preço de capa lá em cima.Lembre-se: Qto menor a tiragem, menor será a exposição nos pontos de venda. Portanto, menor tb serão as vendas. Maiores esclarecimentos escreva para meu e-mail... tonypegasus@gmail.com ou marque uma reunião na única distribuidora do país (TRILOG) - do grupo- Abril e apresente seu projeta editorial (boneco). Vc vai sentir o drama na pele, principalmente se for HQs.
olá tony,tenho um sonho de fazer uma hq....qual é a tiragem minima parta distribuição nacional ?
ResponderExcluir10.000 exemplares ?
Aguardo sua resposta .obrigado.
martim_hel@yahoo.com
Salve, Martins!
ResponderExcluirQuem determina a tiragem, em geral, é a distribuidora. A coisa funciona assim: Vc faz um "boneco" leva pra distribuidora e aí o depto de Marketing deles vai fazer uma projeção de venda e determinar uma certa tiragem, caso eles aprovem a idia do projeto. Após aprovação do projeto editorial vc assina com eles um contrato de distribuição EXCLUSIVO em todo o território nacional.Mas, isto não significa q seu produto vai ser sucesso. Tudo é um jogo, um poker, pode vender, como pode dar zebra. O risco é seu (do editor), que ainda tem q pagar "X" do preço de capa pelo mal serviço q fazem de distibuição.
OBS: Atualmente as vendas andam de mal à pior na s bancas. Todo cuidado é pouco.
obrigado, tony.Já deu uma clareada nas minhas idéias. tive informações na internet que por exempo a tiragem mínima para distribuição nacional seria de 10 000 exemplares?como o senhor já teve vários trabalhos publicados deve ter uma idéia de como anda atualmente devido a publicação de apache .a tiragem mínima é essa para uma distribuição nacional ?(entendi que tem relação com o produto ,mas deve ter uma tiragem mínima ?)
ResponderExcluirSua informação é inexata.No q se refere a distribuidora o critério é dela - comi citei antes -, e a coragem será sua de entrar ou não na sugestão dela. Ela pode te pedir 200 mil exs (Quase impossível nessa época de vacas-magras), como 5 mil. O duro é vc conseguir ter um bom preço de custo rodando só 5 mil. Geralmente, vc não vai ter preço final de capa para brigar com os concorrentes. Qto menor a tiragem maior será o custo final do produto. A coisa fica inviável. Não se esqueça que há as chamadas "distribuições setorizadas" (vide a Panini): tiragens pequenas lançadas apenas no Rio e em SP. Pequenas tiragens exigem melhor apresentação gráfica e preço de capa lá em cima.Lembre-se: Qto menor a tiragem, menor será a exposição nos pontos de venda. Portanto, menor tb serão as vendas.
ResponderExcluirMaiores esclarecimentos escreva para meu e-mail... tonypegasus@gmail.com
ou marque uma reunião na única distribuidora do país (TRILOG) - do grupo- Abril e apresente seu projeta editorial (boneco). Vc vai sentir o drama na pele, principalmente se for HQs.