STAN LEE!
O HOMEM, O MITO
Stanley Martin Lieber nasceu na cidade de
Nova Iorque, no dia 28 de dezembro de 1922.
Trabalhou como: escritor, editor,
publicitário, ator, produtor e
personalidade da TV norte americana.
Nova Iorque, no dia 28 de dezembro de 1922.
Trabalhou como: escritor, editor,
publicitário, ator, produtor e
personalidade da TV norte americana.
Em parceria com vários artistas e co-criadores —
especialmente com, “O Rei”, Jack Kirby
e Steve Ditko -, criou inúmeros personagens
com universos complexos e bem
diferenciados, simultaneamente,
fazendo estas super criaturas heróicas
compartilhar de todos os universos
por ele criados. Seus roteiros geniais
fizeram muito sucesso e ajudou a
transformar a Marvel, que era uma pequena
editora, em uma poderosa e
grande corporação multimídia.
especialmente com, “O Rei”, Jack Kirby
e Steve Ditko -, criou inúmeros personagens
com universos complexos e bem
diferenciados, simultaneamente,
fazendo estas super criaturas heróicas
compartilhar de todos os universos
por ele criados. Seus roteiros geniais
fizeram muito sucesso e ajudou a
transformar a Marvel, que era uma pequena
editora, em uma poderosa e
grande corporação multimídia.
Entre suas inúmeras criações se destacam:
X-Men, Homem Aranha, Quarteto
Fantástico, Hulk, Homem de Ferro,
Capitão América, Thor, Nick Fury, etc.
X-Men, Homem Aranha, Quarteto
Fantástico, Hulk, Homem de Ferro,
Capitão América, Thor, Nick Fury, etc.
O início da carreira
Na adolescência, aos 17 anos, Stanley
começou a trabalhar como roteirista auxiliar
para o editor Martin Goodman ,da Timely
Comics, que anos depois mudaria seu
nome para Marvel Comics.
Aquele era o começo de uma carreira
das mais importantes para os modernos
comics books nos Estados Unidos
principalmente quando ele se associou
a Jack Kirby e Joe Simon.
começou a trabalhar como roteirista auxiliar
para o editor Martin Goodman ,da Timely
Comics, que anos depois mudaria seu
nome para Marvel Comics.
Aquele era o começo de uma carreira
das mais importantes para os modernos
comics books nos Estados Unidos
principalmente quando ele se associou
a Jack Kirby e Joe Simon.
Na verdade, Goodman era casado com
a prima de Lee e talvez por isso ele
acabou dando chance ao rapaz, que tinha
a pretensão de ser um grande
escritor de livros, inicialmente .
a prima de Lee e talvez por isso ele
acabou dando chance ao rapaz, que tinha
a pretensão de ser um grande
escritor de livros, inicialmente .
O primeiro trabalho assinado pelo escriba
e futuro mago dos comics Stanley Lieber,
a ser publicado, foi apenas uma página de
texto, onde ele assinou pela primeira, como:
Stan Lee, pseudônimo este que anos depois
viraria a ser sinônimo de qualidade dos
quadrinhos de super-heróis.
Este trabalho inicial apareceu pela primeira
vez na revista do Capitão América, em 1944.
Na verdade, o jovem Stanley Lieber
usou o pseudônimo de "Stan Lee" porque
sonhava um dia escrever o maior de
todos os livros do país e não queria
seu verdadeiro nome associado as
histórias em quadrinhos, que eram
consideradas, na época, como um
subproduto totalmente desprezado pela
elite e pelos intelectuais.
Pouco tempo depois, ele passou a
desenvolver histórias, tornando-se
o editor mais novo de toda a história dos
comics americanos.
Com apenas 17 anos o jovem assumiu
um cargo de alta responsabilidade
no setor editorial.
e futuro mago dos comics Stanley Lieber,
a ser publicado, foi apenas uma página de
texto, onde ele assinou pela primeira, como:
Stan Lee, pseudônimo este que anos depois
viraria a ser sinônimo de qualidade dos
quadrinhos de super-heróis.
Este trabalho inicial apareceu pela primeira
vez na revista do Capitão América, em 1944.
Na verdade, o jovem Stanley Lieber
usou o pseudônimo de "Stan Lee" porque
sonhava um dia escrever o maior de
todos os livros do país e não queria
seu verdadeiro nome associado as
histórias em quadrinhos, que eram
consideradas, na época, como um
subproduto totalmente desprezado pela
elite e pelos intelectuais.
Pouco tempo depois, ele passou a
desenvolver histórias, tornando-se
o editor mais novo de toda a história dos
comics americanos.
Com apenas 17 anos o jovem assumiu
um cargo de alta responsabilidade
no setor editorial.
No início, ele se dedicou a escrever para
os títulos dos heróis mais tradicionais
da casa, como: Capitão América, Young
Allies, The Destroyer, Black Marvel,
The Witness e Jack Frost.
os títulos dos heróis mais tradicionais
da casa, como: Capitão América, Young
Allies, The Destroyer, Black Marvel,
The Witness e Jack Frost.
Durante a Segunda Grande Guerra Mundial,
o jovem Stanley Lieber alistou-se no
exército americano e serviu atuando
na parte de comunicação, onde
escrevia manuais, fazia slogans, filmes
de treinamento e ocasionalmente desenhava.
Após a Segunda Grande Guerra Mundial,
ele voltou para a sua antiga ocupação
na Marvel Comics, onde se tornaria
um editor respeitável.
o jovem Stanley Lieber alistou-se no
exército americano e serviu atuando
na parte de comunicação, onde
escrevia manuais, fazia slogans, filmes
de treinamento e ocasionalmente desenhava.
Após a Segunda Grande Guerra Mundial,
ele voltou para a sua antiga ocupação
na Marvel Comics, onde se tornaria
um editor respeitável.
Naquela época um campanha contra os
comics foi liderada pelo psiquiatra
Dr. Frederick Wertham e pelo Senador
Estes Kefauver.
Eles acusavam as revistas de histórias
em quadrinhos de corromper os jovens
leitores americanos, com imagens
violentas e cenas sexuais.
As empresas editorias responderam
a isto com a organização de um sistema
de controle interno – auto censura -,
e criaram o famoso Comics Code
Authority, para barrar os abusos
cometidos por alguns editores.
comics foi liderada pelo psiquiatra
Dr. Frederick Wertham e pelo Senador
Estes Kefauver.
Eles acusavam as revistas de histórias
em quadrinhos de corromper os jovens
leitores americanos, com imagens
violentas e cenas sexuais.
As empresas editorias responderam
a isto com a organização de um sistema
de controle interno – auto censura -,
e criaram o famoso Comics Code
Authority, para barrar os abusos
cometidos por alguns editores.
Timely. Década de 50.
Nesta época Stan começou a escrever
para aquela obscura casa editorial
histórias de vários gêneros, como:
romances, faroestes – vários títulos
de westerns foram lançados e
desenhados por Kirby e Simon com
roteiros de Stanley -, e ficção-científica.
No fim da década, ele estava insatisfeito
com sua carreira e a baixa remuneração
que recebia por um trabalho descomunal.
Pensou seriamente em sair
do setor editorial.
para aquela obscura casa editorial
histórias de vários gêneros, como:
romances, faroestes – vários títulos
de westerns foram lançados e
desenhados por Kirby e Simon com
roteiros de Stanley -, e ficção-científica.
No fim da década, ele estava insatisfeito
com sua carreira e a baixa remuneração
que recebia por um trabalho descomunal.
Pensou seriamente em sair
do setor editorial.
A DIFÍCIL DÉCADA DE 50
Na verdade, a chamada “Era de Ouro dos Comics”
tinha ocorrido nas décadas de 30\40,
quando surgiram: Batman, Superman,
Capitão Marvel, Mulher Maravilha,
Mandrake, Fantasma, Big Bem Bolt, Flash
Gordon, Príncipe Valente, Popeye,
Bick Bradford, X-9, Tarzan, Jim das Selvas,
Capitão América, etc.
tinha ocorrido nas décadas de 30\40,
quando surgiram: Batman, Superman,
Capitão Marvel, Mulher Maravilha,
Mandrake, Fantasma, Big Bem Bolt, Flash
Gordon, Príncipe Valente, Popeye,
Bick Bradford, X-9, Tarzan, Jim das Selvas,
Capitão América, etc.
Nas décadas citadas acima o mercado
estava superaquecido, as vendas eram
monstruosas. Desenhistas e editores
estavam, literalmente, sorrindo a toa.
estava superaquecido, as vendas eram
monstruosas. Desenhistas e editores
estavam, literalmente, sorrindo a toa.
O mercado das tiras de jornais era o
mais disputado, por ser o mais bem
remunerado do que o setor de revistas.
Clássicos como: Flash Gordon, Popeye,
Johnny Hazard, Principe Valente,
Ferdinando e outros eram
pagos a peso de ouro.
mais disputado, por ser o mais bem
remunerado do que o setor de revistas.
Clássicos como: Flash Gordon, Popeye,
Johnny Hazard, Principe Valente,
Ferdinando e outros eram
pagos a peso de ouro.
Em geral, a maioria dos personagens
começavam na forma de tiras de
jornais, que depois eram juntadas em
sequência para serem lançadas na
forma de comic book pelas editoras.
começavam na forma de tiras de
jornais, que depois eram juntadas em
sequência para serem lançadas na
forma de comic book pelas editoras.
Um dos raros casos de herói, naquela época,
que saiu primeiro como comic book, foi:
Superman, um fenômeno editorial,
desde o seu lançamento
na revista Action Comics.
que saiu primeiro como comic book, foi:
Superman, um fenômeno editorial,
desde o seu lançamento
na revista Action Comics.
Veio a guerra e após ela, veio a crise.
TEMPOS DE CRISE
TEMPOS DE CRISE
Os grandes heróis do passado, que
eram campeões de vendas, de repente
começaram a desaparecer dos pontos
de venda, assim que os leitores americanos
começaram a se desinteressar em comprá-los.
O mercado estava vivendo
uma de suas piores crises.
eram campeões de vendas, de repente
começaram a desaparecer dos pontos
de venda, assim que os leitores americanos
começaram a se desinteressar em comprá-los.
O mercado estava vivendo
uma de suas piores crises.
Desenhistas e escritores perdiam
emprego, enquanto muitas editoras
tradicionais encerravam suas atividades.
emprego, enquanto muitas editoras
tradicionais encerravam suas atividades.
a maior rival da Timely-, decidiu dar
uma guinada no gênero super-heróis,
que estava agonizante e que desde
do término da Segunda Guerra andavam
obtendo vendas cada vez mais baixas
e assustadoras.
Era preciso reformular tudo, tentar
muda radicalmente a situação.
Inesperadamente, a Detective Comics (DC)
obteve um sucesso significativo ao
lançar um super time de heróis reunidos.
Esta inovadora série foi denominada, como:
Liga da Justiça da América e obteve um
sucesso estrondoso.
Pela primeira vez os leitores da América
podiam ver reunidos seus heróis
obteve um sucesso significativo ao
lançar um super time de heróis reunidos.
Esta inovadora série foi denominada, como:
Liga da Justiça da América e obteve um
sucesso estrondoso.
Pela primeira vez os leitores da América
podiam ver reunidos seus heróis
prediletos numa mesma edição.
Em resposta, Martin Goodman, o editor da
Marvel, incumbiu o jovem Stanley de criar
um time de super-heróis novos, para
brigar com a concorrente nos pontos de venda.
Mas, Goodman na dava muita liberdade
de criação aos seus autores
e vivia dando palpites errados.
Marvel, incumbiu o jovem Stanley de criar
um time de super-heróis novos, para
brigar com a concorrente nos pontos de venda.
Mas, Goodman na dava muita liberdade
de criação aos seus autores
e vivia dando palpites errados.
A esposa de Lee, ciente do terrível
comportamento de Goodman, alertou
o marido sobre isto. E também o aconselhou
a pensar em escrever histórias que ele,
de fato, tinha em mente, que fossem
inovadoras, sem dar a mínima importância
aos palpites do chefe – Goodman- ,
mesmo que isto viesse a custar o
seu emprego. Ser ou não ser demitido,
segundo a senhora Lieber, pouco importava.
Stanley sabiamente decidiu
seguir o conselho dela.
comportamento de Goodman, alertou
o marido sobre isto. E também o aconselhou
a pensar em escrever histórias que ele,
de fato, tinha em mente, que fossem
inovadoras, sem dar a mínima importância
aos palpites do chefe – Goodman- ,
mesmo que isto viesse a custar o
seu emprego. Ser ou não ser demitido,
segundo a senhora Lieber, pouco importava.
Stanley sabiamente decidiu
seguir o conselho dela.
A DC tinha heróis famosos, como Batman
e Superman. Porém a Marvel não tinha,
naquela época, nem um herói com tamanha
popularidade.
Era preciso criar e tornar esses novos
personagens populares, pensou Stanley.
e Superman. Porém a Marvel não tinha,
naquela época, nem um herói com tamanha
popularidade.
Era preciso criar e tornar esses novos
personagens populares, pensou Stanley.
Aos poucos foram surgindo novas criações
e ele também foi reformulando antigos
personagens, que no passado foram
sucesso, mas que após a Guerra
Mundial, haviam deixado de vender.
e ele também foi reformulando antigos
personagens, que no passado foram
sucesso, mas que após a Guerra
Mundial, haviam deixado de vender.
De repente, a carreira de Lee começou
a dar uma guinada, mudou completamente.
a dar uma guinada, mudou completamente.
Com a colaboração do competente e jovem
Jack Kirby, Lee conseguiu dar aos seus
novos super-heróis sentimentos mais
humanos, diferenciando-os assim
dos demais heróis que
eram poderosos demais.
Jack Kirby, Lee conseguiu dar aos seus
novos super-heróis sentimentos mais
humanos, diferenciando-os assim
dos demais heróis que
eram poderosos demais.
Seres superpoderosos - Esta era uma
característica típica dos personagens
da DC, que eram escritos e desenhados
pelos autores contratados, visando
atingir assim os adolescentes.
característica típica dos personagens
da DC, que eram escritos e desenhados
pelos autores contratados, visando
atingir assim os adolescentes.
Os novos heróis criados e desenvolvidos
por Lee tinham problemas, como
qualquer mortal. Eles também
tinham temperamento ruim, ficavam
melancólicos, irados e cometiam erros
como todos nós, seres humanos
ou os antigos deuses do Olímpo.
Preocupavam-se em pagar suas contas
e impressionar suas namoradas e
muitas vezes ficavam até doentes fisicamente.
Os super-heróis desenvolvidos por
Lee aos poucos começaram a cair na
graça do público-leitor, que era
essencialmente formado por adolescentes
e jovens adultos, que acabavam se
identificando com esses personagens
e suas vidas problemáticas.
A vida desses novos heróis de papel,
na verdade, estavam espelhando a vida real
de seus jovens leitores, que viviam a
volta com inúmeros problemas do dia a
dia. Assim, as vendas começaram a alavancar,
a aumentar ,significativamente, para
o desespero da concorrente.
por Lee tinham problemas, como
qualquer mortal. Eles também
tinham temperamento ruim, ficavam
melancólicos, irados e cometiam erros
como todos nós, seres humanos
ou os antigos deuses do Olímpo.
Preocupavam-se em pagar suas contas
e impressionar suas namoradas e
muitas vezes ficavam até doentes fisicamente.
Os super-heróis desenvolvidos por
Lee aos poucos começaram a cair na
graça do público-leitor, que era
essencialmente formado por adolescentes
e jovens adultos, que acabavam se
identificando com esses personagens
e suas vidas problemáticas.
A vida desses novos heróis de papel,
na verdade, estavam espelhando a vida real
de seus jovens leitores, que viviam a
volta com inúmeros problemas do dia a
dia. Assim, as vendas começaram a alavancar,
a aumentar ,significativamente, para
o desespero da concorrente.
O grupo de super-heróis que Lee e Jack
Kirby produziram para concorrer com
a famosa Liga da Justiça ficou conhecido
originalmente como: Fantastic Four
(Os 4 Fantásticos). Título que no Brasil virou:
Quarteto Fantástico. Esse grupo de heróis
já tinha sido escrito por Lucas Axt e
Victor Giulio, anos antes, sem obter
qualquer êxito.
Só veio a acontecer em 1961, sob a batuta
de Stan Lee e Jack Kirby, “O Rei”.
A série tornou-se um best-seller da Marvel,
abrindo caminho para novas criações,
novos produtos editoriais.
Kirby produziram para concorrer com
a famosa Liga da Justiça ficou conhecido
originalmente como: Fantastic Four
(Os 4 Fantásticos). Título que no Brasil virou:
Quarteto Fantástico. Esse grupo de heróis
já tinha sido escrito por Lucas Axt e
Victor Giulio, anos antes, sem obter
qualquer êxito.
Só veio a acontecer em 1961, sob a batuta
de Stan Lee e Jack Kirby, “O Rei”.
A série tornou-se um best-seller da Marvel,
abrindo caminho para novas criações,
novos produtos editoriais.
A popularidade é o sucesso imediato
obtido com o lançamento do Quarteto
Fantástico entusiasmou Goodman, que
incentivou Lee e os poucos ilustradores
que trabalhavam na Marve a produzir
vários novos títulos. Graças a isto surgiram:
Os Vingadores, o incrível Hulk - uma versão
americana de Dr. Jekill e Mister Hide-,
(criado em maio de 1962), Homem de Ferro
(agosto de 62), Thor (também criado em
agosto de 62), e os X-Men, Daredevil
(O Demolidor), Doutor Estranho e, por fim,
o personagem de maior sucesso que a
Marvel já criou: Homem Aranha, criado
também em agosto de 1962,
numa parceria entre Lee e o genial Steve Ditko.
obtido com o lançamento do Quarteto
Fantástico entusiasmou Goodman, que
incentivou Lee e os poucos ilustradores
que trabalhavam na Marve a produzir
vários novos títulos. Graças a isto surgiram:
Os Vingadores, o incrível Hulk - uma versão
americana de Dr. Jekill e Mister Hide-,
(criado em maio de 1962), Homem de Ferro
(agosto de 62), Thor (também criado em
agosto de 62), e os X-Men, Daredevil
(O Demolidor), Doutor Estranho e, por fim,
o personagem de maior sucesso que a
Marvel já criou: Homem Aranha, criado
também em agosto de 1962,
numa parceria entre Lee e o genial Steve Ditko.
Durante toda a década de 60 Stan Lee
escreveu, coordenou a arte e editou
a maior parte das séries da Marvel,
respondia as páginas de cartas enviadas
dos leitores, escrevia uma coluna mensal
chamada "Stan's Soapbox, e também fez
muito material promocional, sempre
assinando com a frase que passou
a ser sua marca registrada:
"Excelsior!”
escreveu, coordenou a arte e editou
a maior parte das séries da Marvel,
respondia as páginas de cartas enviadas
dos leitores, escrevia uma coluna mensal
chamada "Stan's Soapbox, e também fez
muito material promocional, sempre
assinando com a frase que passou
a ser sua marca registrada:
"Excelsior!”
Revelou-se uma verdadeira
“máquina genial de produção”.
“máquina genial de produção”.
Aos poucos seus personagens foram
virando séries de TV – filme s e desenhos
animados -, e assim foram se popularizando cada vez mais.
virando séries de TV – filme s e desenhos
animados -, e assim foram se popularizando cada vez mais.
com seus roteiros criativos e inovadores,
transformou o jovem Stanley Lieber
em Stan Lee:
“O salvador dos comics na América”.
UMA CARREIRA
PÓS-MARVEL
PÓS-MARVEL
Nos últimos anos, Lee tornou-se um ícone
e a cara pública da Marvel Comics.
Ele fez inúmeras aparições em convenções
de histórias em quadrinhos por todo
Estados Unidos, palestrando e participando
de debates e discussões, tornando-se
um dos escritores e um dos nomes
mais expressivos do setor editorial americano.
e a cara pública da Marvel Comics.
Ele fez inúmeras aparições em convenções
de histórias em quadrinhos por todo
Estados Unidos, palestrando e participando
de debates e discussões, tornando-se
um dos escritores e um dos nomes
mais expressivos do setor editorial americano.
Em 1981 o genial homem dos comics
decidiu mudar-se para a Califórnia,
para desenvolver as séries de televisão,
filmes com os super-heróis da Marvel.
decidiu mudar-se para a Califórnia,
para desenvolver as séries de televisão,
filmes com os super-heróis da Marvel.
O homem virou, não só um símbolo
americano dos comics, como também
virou personalidade mundial.
Inúmeras homenagens foram prestadas a ele.
americano dos comics, como também
virou personalidade mundial.
Inúmeras homenagens foram prestadas a ele.
Lee apareceu em Os Simpsons e fez a voz de
um personagem na série animada
produzida pela MTV do Homem-Aranha.
Com a chegada arrebatadora da Internet,
que aos poucos virou febre mundial,
ele criou o site StanLee.net, que
pertencia a uma companhia separada e
administrada por outros que tinham como
conceito misturar animação online com
tiras de quadrinhos tradicionais, mas infelizmente
a companhia ficou conhecida pela
sua administração mal-feita e irresponsabilidade
financeira. Em pouco tempo fechou.
um personagem na série animada
produzida pela MTV do Homem-Aranha.
Com a chegada arrebatadora da Internet,
que aos poucos virou febre mundial,
ele criou o site StanLee.net, que
pertencia a uma companhia separada e
administrada por outros que tinham como
conceito misturar animação online com
tiras de quadrinhos tradicionais, mas infelizmente
a companhia ficou conhecida pela
sua administração mal-feita e irresponsabilidade
financeira. Em pouco tempo fechou.
No ano 2000... Stan Lee fez seu primeiro
trabalho para a DC Comics, lançando
a série Just Imagine… ("Apenas Imagine…"),
na qual Lee reinventava vários títulos
famosos de super-heróis, como:
Superman, Batman, Mulher Maravilha,
Lanterna Verde e o popular Flash, o Homem
Relâmpago.
Ele também criou a série animada para
adultos chamada Stripperella para a
Spike TV e em 2004 anunciou planos
para colaborar junto com o lendário
Hugh Hefner, o dono da revista masculina
mais famosa do mundo:
Playboy, uma série animada das coelhinhas
da tradicional revista que circula
mundialmente, em diversas
versões locais.
trabalho para a DC Comics, lançando
a série Just Imagine… ("Apenas Imagine…"),
na qual Lee reinventava vários títulos
famosos de super-heróis, como:
Superman, Batman, Mulher Maravilha,
Lanterna Verde e o popular Flash, o Homem
Relâmpago.
Ele também criou a série animada para
adultos chamada Stripperella para a
Spike TV e em 2004 anunciou planos
para colaborar junto com o lendário
Hugh Hefner, o dono da revista masculina
mais famosa do mundo:
Playboy, uma série animada das coelhinhas
da tradicional revista que circula
mundialmente, em diversas
versões locais.
2004: MAIS REALIZAÇÕES
DESSE INCANSÁVEL
GUERREIRO
DESSE INCANSÁVEL
GUERREIRO
Em agosto de 2004, Lee anunciou o
lançamento da "Stan Lee's Sunday Comics",
para serem hospedadas pelo site Komicwerks.com,
onde assinantes mensais poderiam
ler uma nova e atualizada história todo domingo.
E nos planos estavam também a
volta da famosa seção criada nos
comics chamada Stan's Soapbox, como
uma coluna semanal virtual
junto com uma tira dominical.
lançamento da "Stan Lee's Sunday Comics",
para serem hospedadas pelo site Komicwerks.com,
onde assinantes mensais poderiam
ler uma nova e atualizada história todo domingo.
E nos planos estavam também a
volta da famosa seção criada nos
comics chamada Stan's Soapbox, como
uma coluna semanal virtual
junto com uma tira dominical.
UM HOMEM MULTIMÍDIA
De repente, Stan Lee estava em todas as mídias.
Ele apareceu como motorista de ônibus
no episódio "Perigo de Morte" do seriado
norte-americano Heroes e em 2006
ele criou e participou do reality show
chamado “Who Wants to Be a Superhero?
(Quem quer ser um super-herói?).
Em Abril de 2008, na New York Comic Com
(importante deira anual dos comics),
a empresa chamda Viz Media anunciou
que Lee e Hiroyuki Takei estavam
colaborando no mangá Karakuridōji Ultimo,
da matriz oriental Shueisha.
E em 2009 criou junto com Tamon Ohta
e o estúdio Bones o anime Heroman.
no episódio "Perigo de Morte" do seriado
norte-americano Heroes e em 2006
ele criou e participou do reality show
chamado “Who Wants to Be a Superhero?
(Quem quer ser um super-herói?).
Em Abril de 2008, na New York Comic Com
(importante deira anual dos comics),
a empresa chamda Viz Media anunciou
que Lee e Hiroyuki Takei estavam
colaborando no mangá Karakuridōji Ultimo,
da matriz oriental Shueisha.
E em 2009 criou junto com Tamon Ohta
e o estúdio Bones o anime Heroman.
Em 2010 apareceu no episodio 16 do
terceiro ano da serie The Big Bang Theory
interpretando ele próprio.
terceiro ano da serie The Big Bang Theory
interpretando ele próprio.
Aparições no
Cinema e na TV
Cinema e na TV
Stan Lee apareceu como personagem
nas cenas de muitos filmes de
super-heróis, mas não em todos
os filmes baseados nos personagens
da Marvel Comics que ele ajudou a criar.
Ele é atualmente o ator que foi classificado
em vingésimo segundo lugar, no que
se refere a ajudar a gerar receitas de
bilheteria graças as suas aparições
relâmpagos nos filmes da Marvel.
nas cenas de muitos filmes de
super-heróis, mas não em todos
os filmes baseados nos personagens
da Marvel Comics que ele ajudou a criar.
Ele é atualmente o ator que foi classificado
em vingésimo segundo lugar, no que
se refere a ajudar a gerar receitas de
bilheteria graças as suas aparições
relâmpagos nos filmes da Marvel.
STAN LEE:
EM FILMES
EM FILMES
No filme, O Julgamento do Incrível Hulk (1989),
Lee fez sua primeira aparição em um
filme da Marvel, no qual ele é um jurado
no julgamento do Dr. Bruce Banner.
Lee fez sua primeira aparição em um
filme da Marvel, no qual ele é um jurado
no julgamento do Dr. Bruce Banner.
No longa metragem, Mallrats, de 1986),
(Barrados no Shopping ou Os Malucos do Centro)
ele aparece aconselhando Brodie.
(Barrados no Shopping ou Os Malucos do Centro)
ele aparece aconselhando Brodie.
Em X-Men, lançado no ano 2000, Lee
aparece como um vendedor de hot
dog na praia, quando o senador
Robert Kelly aparece nu na praia após
de escapar do mutante Magneto.
aparece como um vendedor de hot
dog na praia, quando o senador
Robert Kelly aparece nu na praia após
de escapar do mutante Magneto.
Em Homem-Aranha (de 2002), ele
aparece durante a primeira batalha do
Homem-Aranha contra o Duende Verde,
puxando uma menina longe dos
destroços de um prédio.
aparece durante a primeira batalha do
Homem-Aranha contra o Duende Verde,
puxando uma menina longe dos
destroços de um prédio.
No filme Demolidor (de 2003), Matt Murdock,
ainda criança, não deixa Stan Lee atravessar
a rua para não ser atropelado por um ônibus.
ainda criança, não deixa Stan Lee atravessar
a rua para não ser atropelado por um ônibus.
Em o incrível Hulk (de 2003), ele surge
andando ao lado do ex-Hulk da
série de TV, Lou Ferrigno, numa
cena inicial, como guarda de segurança
do laboratório de Bruce Banner.
Este foi o seu primeiro papel falando
em um filme, baseados em
um de seus personagens.
andando ao lado do ex-Hulk da
série de TV, Lou Ferrigno, numa
cena inicial, como guarda de segurança
do laboratório de Bruce Banner.
Este foi o seu primeiro papel falando
em um filme, baseados em
um de seus personagens.
Em Homem-Aranha 2 ( de 2004), ele puxa
novamente uma pessoa inocente, longe
do perigo durante a primeira batalha
do Homem-Aranha contra o Doutor Octopus.
novamente uma pessoa inocente, longe
do perigo durante a primeira batalha
do Homem-Aranha contra o Doutor Octopus.
No filme Quarteto Fantástico (de 2005),
Lee aparece pela primeira vez como
um personagem dos quadrinhos,
em um papel creditado como Willie Lumpkin,
o carteiro que recebe o Quarteto
Fantástico quando eles entram
no edifício Baxter.
Lee aparece pela primeira vez como
um personagem dos quadrinhos,
em um papel creditado como Willie Lumpkin,
o carteiro que recebe o Quarteto
Fantástico quando eles entram
no edifício Baxter.
Em X-Men: O Confronto Final (2006), Lee e
o desenhista Chris Claremont aparecem
como dois dos vizinhos de Jean Grey, na
cena de abertura. Lee, creditado como
"homem da mangueira", é molhado
no gramado quando Jean usa sua
telecinese para redirecionar
a água da mangueira para o ar.
o desenhista Chris Claremont aparecem
como dois dos vizinhos de Jean Grey, na
cena de abertura. Lee, creditado como
"homem da mangueira", é molhado
no gramado quando Jean usa sua
telecinese para redirecionar
a água da mangueira para o ar.
Em Homem Aranha 3 (de 2007), ele
aparece em um papel creditado como
"homem da Times Square". Ele fica ao
lado de Peter Parker, ambos lendo
um boletim de notícias e logo depois
comenta a Peter:"Você sabe, eu acho
que uma pessoa pode fazer a
diferença no caráter de outra pessoa".
No filme Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado
(de 2007), ele aparece representando
ele mesmo no primeiro casamento
de Reed Richards e Susan Storm,
sendo afastado por um guarda
de segurança por não estar na lista
de convidados. Na revista Fantastic
Four Annual Ed. # 3 (de 1965), aconteceu
a mesma coisa. Nele, Lee e
Jack Kirby são igualmente barrados.
No melhor filme de super-heróis já
realizado pela Marvel: Homem de Ferro (2008) -
segundo a crítica especializada-, Stan Lee
(creditado como "Si") aparece em uma
festa de gala com três mulheres
loiras, onde Tony Stark o confunde
com Hugh Hefner, mister Playboy.
Na versão teatral do filme, Stark
simplesmente cumprimenta Lee como
"Hef" que se move sem ver o rosto
de Stan Lee, uma outra versão desta
mesma cena foi filmada quando
Stark percebe seu erro, mas Lee
gentilmente responde: "Tudo bem, eu
sou confundido assim o tempo todo."
realizado pela Marvel: Homem de Ferro (2008) -
segundo a crítica especializada-, Stan Lee
(creditado como "Si") aparece em uma
festa de gala com três mulheres
loiras, onde Tony Stark o confunde
com Hugh Hefner, mister Playboy.
Na versão teatral do filme, Stark
simplesmente cumprimenta Lee como
"Hef" que se move sem ver o rosto
de Stan Lee, uma outra versão desta
mesma cena foi filmada quando
Stark percebe seu erro, mas Lee
gentilmente responde: "Tudo bem, eu
sou confundido assim o tempo todo."
Em O Incrível Hulk (de 2008), Stan Lee
aparece como um cidadão infeliz que
acidentalmente ingere um refrigerante
misturado com o sangue de Bruce
Banner, que levou à descoberta da
localização do Dr. Banner em uma
fábrica de engarrafamento no Brasil.
Em Homem de Ferro 2 (de 2010), durante
a Expo Stark, ele também aparece
vestindo suspensórios e uma camisa
colorida brilhante e gravata,ao ser
cumprimentado por Tony Stark em "Larry King".
Stan Lee, o mago dos comics, disse
que se reuniu com Kenneth Branagh,
diretor do filme Thor, para planejar sobre
a sua possível aparição no filme.
O genial escriba confirmou a sua
participação especial no filme do poderoso
filho de Odin, através de sua página do
Twitter no dia 6 de dezembro de 2009.
que se reuniu com Kenneth Branagh,
diretor do filme Thor, para planejar sobre
a sua possível aparição no filme.
O genial escriba confirmou a sua
participação especial no filme do poderoso
filho de Odin, através de sua página do
Twitter no dia 6 de dezembro de 2009.
Período de atividade na Marvel
Stan Lee foi precedido por Joe Simon,
que foi editor-chefe da Timely\Marvel
entre 1941 a 1942, que foi sucedido por
Vincent Fago, editor-chefe
da Marvel entre 1945 a 1962.
que foi editor-chefe da Timely\Marvel
entre 1941 a 1942, que foi sucedido por
Vincent Fago, editor-chefe
da Marvel entre 1945 a 1962.
Entre 1962 e 1971 Stan Lee teve sua época
mais prolífica atuando em diversos
títulos e como escritor oficial do título
Amazing Spider Man. Roy Thomas o sucedeu.
Fago foi sucedido por Roy Thomas e
assumiu os roteiros de Amazing Spider
Man entre 1972 e 1973, além de fazer
paralelamente Conan e outros títulos
de peso da Marvel.
Com a saída de Roy Thomas, assumiu
o posto Gerry Conway, em 1974.
Stan Lee é, sem sombra de dúvida, o maior
escritor das HQs de super-heróis.
Seu trabalho foi incrível ao longo de sua
brilhante carreira.
Seus personagens e seus roteiros
embalaram os sonhos de milhares
de adolescentes em todo o mundo.
escritor das HQs de super-heróis.
Seu trabalho foi incrível ao longo de sua
brilhante carreira.
Seus personagens e seus roteiros
embalaram os sonhos de milhares
de adolescentes em todo o mundo.
Sem ele e Jack Kirby não existira Marvel e,
com certeza, a indústria do comics
na América, teria desaparecido.
com certeza, a indústria do comics
na América, teria desaparecido.
EXCELSIOR, grande mestre!
Copyright 2010\Tony Fernandes\
Estúdios Pégasus -
Uma Divisão de arte e criação da
Pégasus Publicações Ltda
São Paulo - Brasil
Todos os Direitos Reservados
Estúdios Pégasus -
Uma Divisão de arte e criação da
Pégasus Publicações Ltda
São Paulo - Brasil
Todos os Direitos Reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário