domingo, 28 de novembro de 2010

BREVE BIOGRAFIA DE BILLY THE KID



SÉRIE: BIOGRAFIA DE LENDÁRIOS
PERSONAGENS DO
VELHO OESTE SELVAGEM


SAIBA MAIS SOBRE O LENDÁRIO BILLY THE KID
( O GAROTO BILLY)


Billy the Kid  cujo nome de batismo era William Henry Bonney,  também usava  vários pseudônimo. Dentre eles um se destacava: Henry McCarty. William Henry Bonney  nasceu em  23 de novembro de 1859 e morreu em 14 de julho de 1881.
QUEM FOI BILLY THE KID?
Ele  foi um bandido e assassinaoque participou da "Guerra do Condado de Lincoln", no Novo México, Estados Unidos. Billy the Kid tornou-se uma lenda no Oeste Americano. Embora tivesse vivido apenas 21 anos foi um dos mais ativos e respeitados foras-da-lei da região compreendida entre o sudoeste americano e o norte mexicano. A história relata seu envolvimento em dezenas de tiroteios, mais de 20 homicídios, fugas espetaculares e até na liderança de um bando de assassinos em uma guerra particular no Novo México.
O certo é que este prematuro fora-da-lei teve também sua carreira encerrada muito cedo ao ser emboscado e morto em Fort Summer pelo xerife do Novo México, Pat Garret, um dos homens mais rápidos no gatilho, que se tem notícia. 
O Jovem  Billy
William Henry Bonney nasceu na cidade de New York, em 24 de novembro de 1859, com o nome de Henry McCarty. Ele perdeu o pai logo em seguida. Assim, sua mãe, Catherine, decidiu se mudar com ele e o irmão para Indiana onde acabou se casando novamente com um tal de Bill Antrim.
Tempos depois, a família muda novamente. Primeiro para Wichita, no Kansas, depois Santa Fé. E, finalmente, para Silver City, no Novo México, onde também sua mãe acabou adoecendo e morrendo. Henry, ou Billy, nesta época tinha 14 anos de idade. Em Silver City ele foi preso por roubar roupa de uma lavanderia, mas conseguiu fugir da prisão. Passou a vaguar pelo deserto americano e mexicano praticando inumeros furtos de cavalos.
Aos 17 anos, no Arizona, praticou, contra um ferreiro, seu primeiro homicídio.
Em seguida, fugiu para o Novo México e passou a agir naquela região roubando cavalos e o mimo das mulheres mexicanas. Torna-se popular entre elas. No Condado de Lincoln arrumaou um emprego na fazenda da famíliaTunstall, onde acabou criando uma forte amizade com o proprietário.
Os Vigilantes e A Guerra do Condado de Lincoln
Em 1878 teve início numa disputa por posses de terras entre os Tunstall e outro fazendeiro da região.
 Jonh Tunstall acabou sendo assassinado. Tomado por forte sentimento de lealdade e desejo de vingança Billy The Kid se une a um grupo de pistoleiros que se autodenominavam "Os Vigilantes". Neste bando Billy  jura caçar aos culpados pela morte de seu estimado e falecido patrão.
Os Vigilantes espalham pânico e terror na região executando sumariamente todos os suspeitos de participação naquela disputa de terras. Billy, então, emboscou o xerife Brady e seu auxiliar e juntamente com Os Vigilantes e assim acabm se vingandoe da morte de John Tunstall.
No entanto, a coisa não acabara assim, simplesmente. A guerra continua com a participação de forças militares que investiam com fúria contra Os Vigilantes, culminando com um longo e sangrento episódio conhecido com a Batalha de Lincoln. Desta batalha, Billy escapou ileso, formou um novo bando e voltou a roubar gado na região.


 A Morte do Fora-da-Lei
Pat Garret era um obstinado xerife do Novo México, que também era um grande amigo de Billy the Kid, mas acabou traindo-o. Vendeu a vida do fora-da-lei por dinheiro. Billy era defendido pelos amigos que sempre falaram que ele não era mau e que jamais trairia um amigo. Após fracassar num primeiro confronto com Billy The Kid, finalmente, Pat Garret surpreendeu o jovem Billy num rancho do Fort Summer e o matou a "queima-roupa".
Era 14 de julho de 1881. Terminava assim a carreira daquele jovem pistoleiro que enveredara pelo mundo do crime e viraria um misto de herói e bandido, embora tivesse vivido tão pouco - apenas 21 anos de uma atribulada vida no oeste americano.
 Vivendo em Hico, Texas, até 1950?
Billy the Kid ficou conhecido por inúmeros nomes: William Boney, Kid Antrim, William Antrim, Jr. e, naturalmente Henry McCarty seu nome de batismo.
Mas há os que defendem uma outra identidade para Billy: Brushy Bill Roberts. Segundo estes, Billy teria escapado às balas de Garret e fugido para o México. Depois vagueado pelo oeste e finalmente se estabelecido na cidade de Hico, Texas, onde ficaria até morrer, em 1950, como Bill Brushy.
Em meio a fotos, testemunhos e túmulos esta versão tem gerado ainda mais polêmica à incrível e relâmpaga vida deste jovem ícone do velho Oeste americano: o lendário Billy the Kid, o fora-da-lei.
Billy The Kid: Filmes
  • "O Proscrito" (1943), em que seu personagem é interpretado por Jack Buetel
  • The Left Handed Gun (1958), com Paul Newman
  •  Young Guns (1989), cujo  personagem foi interpretado porEmílio Estevez
  •  Young Guns II (1991). Continuação de "Young Guns"
  • O filme Pat Garret and Billy The Kid (1973) , teve a sua trilha sonora feita pelo genial Bob Dylan.
 Músicas sobre o Pistoeliro Billy
Bon Jovi  fez um álbum chamado "Blaze Of Glory", inspirado em "Young Guns II", filme que conta sobre Billy the Kid, com a música contendo o nome do álbum como trilha sonora do filme.
Blaze Of Glory ganhou indicação para o Oscar de melhor trilha sonora e a primeira música do álbum chamada "Billy Get Your Guns" foi feita especialmente para Billy The Kid.
A banda de metal chamada Tunning Wild, também fala sobre Billy the Kid. A faixa 12 do álbum Blazon Stone, de 1991, chamada "Billy the Kid", conta brevemente a história do fora-da-lei.

Copyright 2010\ Tony Fernandes\Estúdios Pégasus

Nenhum comentário:

Postar um comentário