Desde outubro do ano passado, poucas
foram as pessoas que procurei para entrevistar,
por absoluta falta de tempo. Quando você ver
diversos trailers e musicais em meus blogs,
lembre-se: O Tony deve estar atolado de compro-
missos ou enrolado. Entretanto, também teve
aqueles que se recusaram a dar um depoimento
e outros que nem sequer se deram ao trabalho
de responder positivamente ou negativamente,
ao convite que fiz. Mas, isto é uma outra história,
que fica para outra vez...
De qualquer forma serei eternamente grato a
todos que aceitaram compartilhar suas experiên-
cias de vida e profissional com a gente.
Grato, de coração.
todos que aceitaram compartilhar suas experiên-
cias de vida e profissional com a gente.
Grato, de coração.
O entrevistado deste mês é um pioneiro do
desenho animado no Brasil. Fez inúmeros
trabalhos maravilhosos e importantes para
diversos comerciais de TV, que marcaram
época e que até hoje povoam nossas mentes.
Ele também é super respeitado por animadores
de fora do país e por empresas conceituadas
como a poderosa Walt Disney e outras.
Ajeite-se em sua poltrona meu caro,
webleitor, e saiba como funcionava (e ainda
funciona) os bastidores desse famoso
estúdio de animação, que fez história ao
longo dos anos, e conheça a brilhante
trajetória profissional de...
desenho animado no Brasil. Fez inúmeros
trabalhos maravilhosos e importantes para
diversos comerciais de TV, que marcaram
época e que até hoje povoam nossas mentes.
Ele também é super respeitado por animadores
de fora do país e por empresas conceituadas
como a poderosa Walt Disney e outras.
Ajeite-se em sua poltrona meu caro,
webleitor, e saiba como funcionava (e ainda
funciona) os bastidores desse famoso
estúdio de animação, que fez história ao
longo dos anos, e conheça a brilhante
trajetória profissional de...
DANIEL MESSIAS, UM DOS
GRANDES MESTRES
DAS ANIMAÇÕES!
TONY 1: Salve, grande professor!
Poder
entrevistar alguém do seu gabarito
profissional é um sonho antigo
que agora
está se tornando realidade. Daniel, desde já,
grato por sua colaboração e devo
confessar que sou seu fã de carteirinha...
DANIEL MESSIAS:
Obrigado, Tony. É bom a gente saber
que ainda há pessoas que se
interessam
pela produção da animação de profis-
sionais veteranos. Isso ajuda a
manter
a chama viva!
TONY 2: E que ela jamais se apague,
como a tocha olímpica.
Dando a largada: Diga seu nome
completo e em que dia, mês, ano, cidade,
estado ou país
você nasceu?
DANIEL MESSIAS:
Meu nome é comprido : Daniel Messias
de Araújo Mello, nasci em São
Paulo,
capital, filho de nordestinos, em
13 de dezembro de 1938.
TONY 3: Filho de pais nordestinos,
olha que bacana. O
nordeste é um
grande celeiro de gente talentosa, você
sabe...Qual é o nome do
seu estúdio e
quando ele foi fundado? Cite algumas
agências e clientes que
atendeu
ou que ainda atende?
DANIEL MESSIAS:
Meu estúdio leva o meu nome,
uma tendência narcisista comum
na década de 70 e que começou
com Disney, mais precisamente
em 1975, quando o fundei;
Daniel Messias – Cinema de Anima-
ção.Trabalhei com todas
as grandes agências e algumas
pequenas: Thompson, Mcann,
Padrão, Almap,
DPZ, Gang, Proeme, etc.
uma tendência narcisista comum
na década de 70 e que começou
com Disney, mais precisamente
em 1975, quando o fundei;
Daniel Messias – Cinema de Anima-
ção.Trabalhei com todas
as grandes agências e algumas
pequenas: Thompson, Mcann,
Padrão, Almap,
DPZ, Gang, Proeme, etc.
TONY 4: Algumas nanicas, você
quis dizer... Rss. Você é piadista...
Isto é que é know how...
Um dos meus espiões quase
secretos tinha me informado
que sua família era de origem
portuguea, mas como você
respondeu anteriormente,
são nordestinos... mais uma vez
meuscontratados pisaram no
tomate... Rssss.
Pra variar, meu espia se enganou...
fale um pouco sobre a origem de seus
familiares... tinha algum artista entre
eles, que o influenciou?
Quem o incentivou
a enveredar pelo
desenho e animação?
quis dizer... Rss. Você é piadista...
Isto é que é know how...
Um dos meus espiões quase
secretos tinha me informado
que sua família era de origem
portuguea, mas como você
respondeu anteriormente,
são nordestinos... mais uma vez
meuscontratados pisaram no
tomate... Rssss.
Pra variar, meu espia se enganou...
fale um pouco sobre a origem de seus
familiares... tinha algum artista entre
eles, que o influenciou?
Quem o incentivou
a enveredar pelo
desenho e animação?
DANIEL MESSIAS:
Provavelmente, como quase
todo brasileiro, devo ter algum
ascendente remoto português,
não que eu conheça. Pai e mãe
são brasileiros, nordestinos
de Alagoas. Meu pai,
Messias de Mello, trabalhou
décadas no jornal A Gazeta,
onde fez quadrinhos,
ilustrações, charges e
até propaganda.
Ele foi um mestre para mim
e com certeza o seu incentivo
foi decisivo para a minha carreira.
Ainda criança, com
12 anos, fiz a charge esportiva
para o jornal várias vezes,
quando o “velho” entrava
em férias.
Nessa época, eu
frequentava a redação
do jornal, onde conheci
grandes profissionais como
Jayme Cortez, Nico Rosso,
Manovic, Renato Silva, Amleto
Samarco, Miguel Penteado;
alguns trabalhavam no j
ornal, outros
faziam frilas e outros
simplesmente frequentavam
a redação, como o Moya...
por exemplo.
todo brasileiro, devo ter algum
ascendente remoto português,
não que eu conheça. Pai e mãe
são brasileiros, nordestinos
de Alagoas. Meu pai,
Messias de Mello, trabalhou
décadas no jornal A Gazeta,
onde fez quadrinhos,
ilustrações, charges e
até propaganda.
Ele foi um mestre para mim
e com certeza o seu incentivo
foi decisivo para a minha carreira.
Ainda criança, com
12 anos, fiz a charge esportiva
para o jornal várias vezes,
quando o “velho” entrava
em férias.
Nessa época, eu
frequentava a redação
do jornal, onde conheci
grandes profissionais como
Jayme Cortez, Nico Rosso,
Manovic, Renato Silva, Amleto
Samarco, Miguel Penteado;
alguns trabalhavam no j
ornal, outros
faziam frilas e outros
simplesmente frequentavam
a redação, como o Moya...
por exemplo.
TONY 5: Você tem pra quem
puxar a arte está no seu
DNA. seu pai era
polivalente, escrevia,
desenhava e ilustrava...
Minha nossa, o tal jornal,
que era da Fundação
Casper Líbero,
era bem frequentado.
Só gente da pesada.
Que maravilha...
Os primeiros desenhos
para a TV que tinham os perso-
nagens do Mauricio de Sousa,
feitos para a CICA –
antiga companhia alimentícia,
que para divulgar a marca
Extrato de Tomate Elefante
usava o personagem Jotalhão -,
foram feitos por você?
A conta da CICA, pelo que m
e lembro, era da Proeme,
do grande Ênio
puxar a arte está no seu
DNA. seu pai era
polivalente, escrevia,
desenhava e ilustrava...
Minha nossa, o tal jornal,
que era da Fundação
Casper Líbero,
era bem frequentado.
Só gente da pesada.
Que maravilha...
Os primeiros desenhos
para a TV que tinham os perso-
nagens do Mauricio de Sousa,
feitos para a CICA –
antiga companhia alimentícia,
que para divulgar a marca
Extrato de Tomate Elefante
usava o personagem Jotalhão -,
foram feitos por você?
A conta da CICA, pelo que m
e lembro, era da Proeme,
Mainardi,
correto?
DANIEL MESSIAS:
Sim,
fiz algumas animações com o
Jotalhão (Lembro-me de uma em que
a Mônica corre atrás dele com uma
panela e ele se esconde atrás de uma
lata de massa de tomate!).
O animador francês Guy Lebrun
também fez vários. A Proeme do
Ênio foi uma das
agências com que mais trabalhei,
e a Cica era uma de suas
contas fortes. Mas tinha também
o banco Auxiliar,
Eternit, etc.
Jotalhão (Lembro-me de uma em que
a Mônica corre atrás dele com uma
panela e ele se esconde atrás de uma
lata de massa de tomate!).
O animador francês Guy Lebrun
também fez vários. A Proeme do
Ênio foi uma das
agências com que mais trabalhei,
e a Cica era uma de suas
contas fortes. Mas tinha também
o banco Auxiliar,
Eternit, etc.
TONY 6: Eu bem que suspeitava...
então, foi você mesmo.
Lembro-me bem desse do
Jotalhão. Rsss. Você, há anos,
é um expert em animação...
essa fascinação por desenhos
animados, quando começou?
E que animadores estrangeiros
ou nacionais o influenciaram?
então, foi você mesmo.
Lembro-me bem desse do
Jotalhão. Rsss. Você, há anos,
é um expert em animação...
essa fascinação por desenhos
animados, quando começou?
E que animadores estrangeiros
ou nacionais o influenciaram?
DANIEL MESSIAS:
Nasceu ainda criança
assistindo às sessões
TOM & JERRY, no cine
Metro e conhecendo
animadores
fantásticos como:
Irvin Spencer,
E Barge, Keneth Muse,
Lewis Marshall, meus
primeiros ídolos .
Eu já tinha adoração pelo
cartum, charge,
caricatura. Quando meu
pai chegou
em casa, um dia, com uma
câmera Paillard Bolex
16mm que filmava
quadro a quadro,
descobri que era possível
fazer animação com ela.
Cortei papel e fiz uns rabiscos
toscos, filmei e , para surpresa
minha, a coisa se movimentava!
O micróbio foi inoculado,
nesse momento decidi
o que seria da minha
vida profissional.
Nessa época, não havia nada
de animação, escola
ou estúdios profissionais, talvez
meia dúzia de curiosos como
eu que estivessem fazendo as
primeiras incursões no setor.
assistindo às sessões
TOM & JERRY, no cine
Metro e conhecendo
animadores
fantásticos como:
Irvin Spencer,
E Barge, Keneth Muse,
Lewis Marshall, meus
primeiros ídolos .
Eu já tinha adoração pelo
cartum, charge,
caricatura. Quando meu
pai chegou
em casa, um dia, com uma
câmera Paillard Bolex
16mm que filmava
quadro a quadro,
descobri que era possível
fazer animação com ela.
Cortei papel e fiz uns rabiscos
toscos, filmei e , para surpresa
minha, a coisa se movimentava!
O micróbio foi inoculado,
nesse momento decidi
o que seria da minha
vida profissional.
Nessa época, não havia nada
de animação, escola
ou estúdios profissionais, talvez
meia dúzia de curiosos como
eu que estivessem fazendo as
primeiras incursões no setor.
A primeira experiência 1966 |
TONY 7: Fantástico! Aprendeu
na raça, na prática. Isto é que é
força de vontade...
Daniel, suponho que você lia
histórias em quadrinhos na infância
e adolescência. Quais eram seus
personagens favoritos?
E qual foi o primeiro filme
de animação que
o impressionou?
na raça, na prática. Isto é que é
força de vontade...
Daniel, suponho que você lia
histórias em quadrinhos na infância
e adolescência. Quais eram seus
personagens favoritos?
E qual foi o primeiro filme
de animação que
o impressionou?
DANIEL MESSIAS:
Eu
lia muito quadrinhos.
Minha casa vivia cheia dessas
revistas, quase todo dia meu
velho desembarcava com algum
número da Gazetinha ou outra
revista da época.
Mas uma delas me interessou
demais, seja pela qualidade
da revista, seja
pela diversidade incrível
dos seus artistas:
chamava-se Patoruzito ,e trazia
uma página central dupla colorida
com história de Dante Quinterno
maravilhosamente desenhada.
Essa era a minha história
predileta, passei a acompanhar
as histórias em serie.Tinha também
o Rip Kirby, do Alex Raymond,
o Príncipe Valente do Hal Foster,
os clássicos ilustrados pelo
italiano Bruno Premiani e
outros grandes.
Ainda hoje guardo algumas
dessas revistas.
Minha casa vivia cheia dessas
revistas, quase todo dia meu
velho desembarcava com algum
número da Gazetinha ou outra
revista da época.
Mas uma delas me interessou
demais, seja pela qualidade
da revista, seja
pela diversidade incrível
dos seus artistas:
chamava-se Patoruzito ,e trazia
uma página central dupla colorida
com história de Dante Quinterno
maravilhosamente desenhada.
Patoruzito, um cacique tehuelche da Patagônia, que é super forte, ingênuo e primitivo, foi criado por Dante em 1928. Ele é o personagem mais popular da Argentina. |
Essa era a minha história
predileta, passei a acompanhar
as histórias em serie.Tinha também
o Rip Kirby, do Alex Raymond,
o Príncipe Valente do Hal Foster,
os clássicos ilustrados pelo
italiano Bruno Premiani e
outros grandes.
Ainda hoje guardo algumas
dessas revistas.
TONY 8: Patoruzito fez muito
sucesso, especialmente na
Argentina, país de
origem da serie criada por
Dante Quinterno. O autor também
fundou em 1945 sua própria editora
(Editorial Dante Quinterno) onde
começou a publicar Patoruzito,
um fenômeno de venda.
Agora, uma revista que
trazia Raymond, Foster e
outras feras do traço,
de fato, vale ouro.
sucesso, especialmente na
Argentina, país de
origem da serie criada por
Dante Quinterno. O autor também
fundou em 1945 sua própria editora
(Editorial Dante Quinterno) onde
começou a publicar Patoruzito,
um fenômeno de venda.
Agora, uma revista que
trazia Raymond, Foster e
outras feras do traço,
de fato, vale ouro.
Outro dia fiquei sabendo,
através do livro escrito pelo
amigo, desenhista e escritor
Edno Rodrigues (Eu, Meu Irmão,
Uma Família e Uma Pequena
História), desenhista, autor
de HQs e irmão e parceiro
do saudoso Edmundo
Rodrigues, que o genial
Benício, o mestre das
pinturas, capas de pockets
books e cartazes de
cinema, fez uma HQ
no passado.
Fato raro, obviamente.
Você também já tentou fazer
uma história em quadrinhos?
através do livro escrito pelo
amigo, desenhista e escritor
Edno Rodrigues (Eu, Meu Irmão,
Uma Família e Uma Pequena
História), desenhista, autor
de HQs e irmão e parceiro
do saudoso Edmundo
Rodrigues, que o genial
Benício, o mestre das
pinturas, capas de pockets
books e cartazes de
cinema, fez uma HQ
no passado.
Fato raro, obviamente.
Você também já tentou fazer
uma história em quadrinhos?
DANIEL MESSIAS:
Fiz,
mas era coisa bem
amadorística, dos tempos
que frequentava
a redação da Gazeta e via os
trabalhos do Cortez, do
Sammarco e do meu pai.
Cheguei a criar um indiozinho,
bem cartum, na esperança
de ganhar um emprego
no jornal.
Mas não sobrou nada.
Minha experiência
no ramo acabou quando
descobri a animação.
amadorística, dos tempos
que frequentava
a redação da Gazeta e via os
trabalhos do Cortez, do
Sammarco e do meu pai.
Cheguei a criar um indiozinho,
bem cartum, na esperança
de ganhar um emprego
no jornal.
Mas não sobrou nada.
Minha experiência
no ramo acabou quando
descobri a animação.
TONY 9: Por sorte ganhamos
um expert em animação no
país e que é reconhecido
internacionalmente...
Você fez algum curso ou
estágio, nos Estados Unidos,
para se especializar
em animação?
um expert em animação no
país e que é reconhecido
internacionalmente...
Você fez algum curso ou
estágio, nos Estados Unidos,
para se especializar
em animação?
DANIEL MESSIAS:
Meu
aprendizado se deu no
país, mesmo. Aprendi animação
fazendo animação, a possibi-
lidade de fazer cursos no exterior
era remota. Aliás, não havia prati-
camente um mercado regular
de animação nacional.
Vendo filmes na TV acabou
sendo uma grande escola.
país, mesmo. Aprendi animação
fazendo animação, a possibi-
lidade de fazer cursos no exterior
era remota. Aliás, não havia prati-
camente um mercado regular
de animação nacional.
Vendo filmes na TV acabou
sendo uma grande escola.
TONY 10: Você foi um dos pioneiros
no país e também se tornou um
grande exemplo de
perseverança à ser seguido,
grande guru...
O povo quer saber...
Como surgiu a primeira opor-
tunidade para fazer oficialmente
um desenho animado e em que
ano isto aconteceu? E, quantos
anos você tinha na época?
no país e também se tornou um
grande exemplo de
perseverança à ser seguido,
grande guru...
O povo quer saber...
Como surgiu a primeira opor-
tunidade para fazer oficialmente
um desenho animado e em que
ano isto aconteceu? E, quantos
anos você tinha na época?
DANIEL MESSIAS:
A televisão abriu mercado para
a animação no país. Até o final da
década de sessenta,
todos os filmes de animação
eram importados, inclusive os
comerciais, pois
os grandes anunciantes eram
todos multinacionais.
Com o crescimento
do mercado em virtude da
entrada de anunciantes nacio-
nais de pequeno e médio porte,
uma grande oportunidade
começou a se abrir para
a animação brasileira.
Meu primeiro filme foi um
comercial de1 minuto em preto e
branco para um desses anun-
ciantes, uma loja de
departamentos chamada
Três Leões, e a agência chama-
va-se Santos & Santos.
Tinha 19 anos e levei um mês
para fazer o trabalho e quando
ele foi ao ar, houve comemora-
ção em casa com um
bolo que a minha mãe tinha
preparado para o evento!
a animação no país. Até o final da
década de sessenta,
todos os filmes de animação
eram importados, inclusive os
comerciais, pois
os grandes anunciantes eram
todos multinacionais.
Com o crescimento
do mercado em virtude da
entrada de anunciantes nacio-
nais de pequeno e médio porte,
uma grande oportunidade
começou a se abrir para
a animação brasileira.
Meu primeiro filme foi um
comercial de1 minuto em preto e
branco para um desses anun-
ciantes, uma loja de
departamentos chamada
Três Leões, e a agência chama-
va-se Santos & Santos.
Tinha 19 anos e levei um mês
para fazer o trabalho e quando
ele foi ao ar, houve comemora-
ção em casa com um
bolo que a minha mãe tinha
preparado para o evento!
TONY 9: Bacana, dezenove anos...
genial. De fato, veio a calhar o tal
bolo da mama, querido bengala
brother. Foi, na verdade,
um grande evento, mesmo. Rsss...
Seu primeiro passo rumo a profis-
são que o consagraria...
Walt Disney, Walter Lantz,
Preston Blair, William Hanna e
Joseph Barbera, Chuck Jones e
outras feras do passado
foram os papas do mundo
animação, que acabaram influen-
ciando muita gente na América
e pelo mundo afora.
Por culpa deles muitos
acabaram abraçando essa nobre
profissão. Na época deles, anima-
ções eram feitas na raça, não
havia computadores,
como hoje.
Portanto produzir uma serie
animada para uma rede americana
de TV sempre foi caro e exigia
uma grande equipe.
Porém, mesmo assim, eles
deram um jeito e consegui-
ram realizar verdadeiros
clássicos.
No Brasil, fazer animações
também sempre custou os
olhos da cara, por
isso vocês, animadores,
também sempre custou os
olhos da cara, por
isso vocês, animadores,
sempre se limitaram a produzir
para comerciais de TV.
Segundo consta, atualmente
este custo foi minimizado
graças aos softwears que
foram criados...
para comerciais de TV.
Segundo consta, atualmente
este custo foi minimizado
graças aos softwears que
foram criados...
produzir series animadas
para a TV brasileira,
para a TV brasileira,
atualmente, é viável,
comercialmente falando?
comercialmente falando?
DANIEL MESSIAS:
Essa
é uma questão importante
que certamente mereceria uma
análise mais detida.
De início, há uma diferença
básica entre as duas
indústrias: todas as series
americanas
eram produzidas
por grandes produtoras
de animação e essas
series tinham
uma distribuição
internacional
garantida, o que propiciava
bons retornos aos seus
realizadores... E por isso,
era fácil para eles captarem
investimentos para seus filmes.
A realidade brasileira é diferente:
só temos o mercado interno de exibição
e o retorno com a publicidade gerada
ainda é incipiente, insuficiente para
encorajar o investidor privado.
Ainda hoje, tal como
acontecia nos tempos do
pioneiro Anélio Latini e seu longa
Sinfonia Amazônica, os recursos ainda
vêm do estado, através de empresas
como a Petrobrás e agências
como Ancine.
Emissoras de TV a cabo
acabam como co-produtoras
através da chamada política
de renúncia fiscal.
Essas parcerias acabam sendo
as responsáveis pela produção
de animação em serie no país,
a qual, embora crescente,
é ainda muito incipiente
considerando o enorme
volume representado
pela produção estrangeira.
Embora a tecnologia digital
tenha tornado a produção
mais rápida e barata,
ela é ainda muito cara em
razão do pequeno retorno que
traz aos seus realizadores.
Como fato positivo, a produção
tem aberto novos postos
de emprego para animadores
e designers de animação.
que certamente mereceria uma
análise mais detida.
De início, há uma diferença
básica entre as duas
indústrias: todas as series
americanas
eram produzidas
por grandes produtoras
de animação e essas
series tinham
uma distribuição
internacional
garantida, o que propiciava
bons retornos aos seus
realizadores... E por isso,
era fácil para eles captarem
investimentos para seus filmes.
A realidade brasileira é diferente:
só temos o mercado interno de exibição
e o retorno com a publicidade gerada
ainda é incipiente, insuficiente para
encorajar o investidor privado.
Eculpindo personagem no estúdio |
Ainda hoje, tal como
acontecia nos tempos do
pioneiro Anélio Latini e seu longa
Sinfonia Amazônica, os recursos ainda
vêm do estado, através de empresas
como a Petrobrás e agências
como Ancine.
Emissoras de TV a cabo
acabam como co-produtoras
através da chamada política
de renúncia fiscal.
Essas parcerias acabam sendo
as responsáveis pela produção
de animação em serie no país,
a qual, embora crescente,
é ainda muito incipiente
considerando o enorme
volume representado
pela produção estrangeira.
Embora a tecnologia digital
tenha tornado a produção
mais rápida e barata,
ela é ainda muito cara em
razão do pequeno retorno que
traz aos seus realizadores.
Como fato positivo, a produção
tem aberto novos postos
de emprego para animadores
e designers de animação.
TONY: Excelente sua explanação...
Nos anos 60, após assistir Vigilante
Rodoviário, serie criada no país pelo
saudoso produtor e diretor Ary
Fernandes, pensei: “Caramba!
Conseguiram fazer o primeiro seriado
policial para a TV brasileira, num ato
Nos anos 60, após assistir Vigilante
Rodoviário, serie criada no país pelo
saudoso produtor e diretor Ary
Fernandes, pensei: “Caramba!
Conseguiram fazer o primeiro seriado
policial para a TV brasileira, num ato
E deduzi que em breve teríamos
nossos desenhos animados sendo
exibidos em nossas TVs, mas me
nossos desenhos animados sendo
exibidos em nossas TVs, mas me
enganei redondamente.
Mera utopia... Rsss...
O Mauricio ralou durante anos
até conseguir enfiar seus
personagens na
Cartoon Network.
Mera utopia... Rsss...
O Mauricio ralou durante anos
até conseguir enfiar seus
personagens na
Cartoon Network.
Por que até hoje a coisa é
quase inviável neste país?
quase inviável neste país?
DANIEL MESSIAS:
A
reposta anterior explica uma das
causas do fenômeno, mas há outras.
E igualmente complexas. O canal de
exibição quer ver o seu produto pronto,
ele não vai financiar a serie. Se você
tiver 56 filmes já prontos,
editados e sonorizados muito
provavelmente você
conseguirá vender a serie inteira
para exibição. E ele ainda cobrará
outras! E o que ele pretende é trazer
anunciantes, muitos anunciantes
para a sua programação.
E a Cartoon Network sabe que
Maurício de Sousa traz anunciantes
para a sua programação. Ele é um
ponto fora da curva. Seus perso0
nagens já caíram no gosto e no
imaginário popular.
Depois de muitas tentativas
causas do fenômeno, mas há outras.
E igualmente complexas. O canal de
exibição quer ver o seu produto pronto,
ele não vai financiar a serie. Se você
tiver 56 filmes já prontos,
editados e sonorizados muito
provavelmente você
conseguirá vender a serie inteira
para exibição. E ele ainda cobrará
outras! E o que ele pretende é trazer
anunciantes, muitos anunciantes
para a sua programação.
E a Cartoon Network sabe que
Maurício de Sousa traz anunciantes
para a sua programação. Ele é um
ponto fora da curva. Seus perso0
nagens já caíram no gosto e no
imaginário popular.
Depois de muitas tentativas
(Maurício
sempre exigiu uma
participação rentável e nenhum
investimento ) a Cartoon finalmente
resolveu bancar a produção
beneficiando-se dos mecanis-
mos da renúncia
fiscal prevista em lei.
participação rentável e nenhum
investimento ) a Cartoon finalmente
resolveu bancar a produção
beneficiando-se dos mecanis-
mos da renúncia
fiscal prevista em lei.
O
esquema traz vantagem
para ambos: a emissora não enfrenta
riscos substanciais e vê subir o seu
pico de audiência durante a
exibição da serie, e a empresa
de Maurício aumenta a exposição
dos seus personagens na TV e
a possibilidade de incrementar
o seu merchandising
no mercado interno.
para ambos: a emissora não enfrenta
riscos substanciais e vê subir o seu
pico de audiência durante a
exibição da serie, e a empresa
de Maurício aumenta a exposição
dos seus personagens na TV e
a possibilidade de incrementar
o seu merchandising
no mercado interno.
De
onde se conclui que atualmente
é preciso mais do que a simples
boa vontade e disposição para a
produção dessas series: é preciso
ocorrer a emergência de perso-
nagens realmente populares
do cartum já consagrados
nacionalmente, com ótima
aceitação popular.
Ninguém investirá em series
estranhas, personagens des-
conhecidos.
É bom lembrar que antes
da primeira serie de curtas
do Maurício, centenas de comer-
ciais e curtas animados com seus
personagens foram produzido.
Com certeza, isso ajudou a
pavimentar
a confiança dos investidores nas
novas series que se seguiram.
é preciso mais do que a simples
boa vontade e disposição para a
produção dessas series: é preciso
ocorrer a emergência de perso-
nagens realmente populares
do cartum já consagrados
nacionalmente, com ótima
aceitação popular.
Ninguém investirá em series
estranhas, personagens des-
conhecidos.
É bom lembrar que antes
da primeira serie de curtas
do Maurício, centenas de comer-
ciais e curtas animados com seus
personagens foram produzido.
Com certeza, isso ajudou a
pavimentar
a confiança dos investidores nas
novas series que se seguiram.
TONY 10: Quem sabe, sabe...
você está nos proporcionando
uma verdadeira aula sobre
o assunto... adorei e o
nossos webleitores,
na certa, também irão adorar
seu depoimento, Messias.
você está nos proporcionando
uma verdadeira aula sobre
o assunto... adorei e o
nossos webleitores,
na certa, também irão adorar
seu depoimento, Messias.
Se minha memória jurássica
não falha... nos anos 70 ou
80, teve um brasileiro
que sozinho conseguiu realizar
um longametragem animado para
o cinema – mas não me lembro o
nome dele ou do filme...
mas, pelo visto, apesar do
heroísmo do cidadão,que
o filme não vingou.
Você está lembrado disso?
Na sua opinião,
não falha... nos anos 70 ou
80, teve um brasileiro
que sozinho conseguiu realizar
um longametragem animado para
o cinema – mas não me lembro o
nome dele ou do filme...
mas, pelo visto, apesar do
heroísmo do cidadão,que
o filme não vingou.
Você está lembrado disso?
Na sua opinião,
porque aquele filme não foi bem de
bilheteria, como em geral acontece
com as animações
oriundas dos States?
bilheteria, como em geral acontece
com as animações
oriundas dos States?
DANIEL MESSIAS:
Interessante
é que não houve
apenas um, mas todos os longas
produzidos entre
50 e 70 foram resultado do trabalho
quase individual de seus
realizadores:
Anélio Latini, com seu
‘Sinfonia Amazônica’
na década de cinquenta,
Ypê Nakashima,
com o seu ‘ Piconzê’ e
‘Presente de Natal’, de
Alvaro Henrique Guimarães
apenas um, mas todos os longas
produzidos entre
50 e 70 foram resultado do trabalho
quase individual de seus
realizadores:
Anélio Latini, com seu
‘Sinfonia Amazônica’
na década de cinquenta,
Ypê Nakashima,
com o seu ‘ Piconzê’ e
‘Presente de Natal’, de
Alvaro Henrique Guimarães
nos
anos setenta.
A precariedade com que traba-
lharam, resultado dos recursos
incipientes, em parte explica
o fracasso de bilheteria
desses filmes. Mas a falta de
divulgação publicitária
responde por parte
significativa desse fracasso.
Quando Maurício de Sousa
começou a produzir seus curtas/
longas (edição de vários curtas
que compõe o tempo de duração
de um longa) já com recursos mais
expressivos e com uma organiza-
ção mais próxima ao studio
system americano e com
A precariedade com que traba-
lharam, resultado dos recursos
incipientes, em parte explica
o fracasso de bilheteria
desses filmes. Mas a falta de
divulgação publicitária
responde por parte
significativa desse fracasso.
Quando Maurício de Sousa
começou a produzir seus curtas/
longas (edição de vários curtas
que compõe o tempo de duração
de um longa) já com recursos mais
expressivos e com uma organiza-
ção mais próxima ao studio
system americano e com
boas verbas de publicidade,
aliás, um quesito no qual Maurício
sempre foi um craque, os longas
de animação começam a dar lucro.
Mas só conseguem mercado
para exibição no país.
aliás, um quesito no qual Maurício
sempre foi um craque, os longas
de animação começam a dar lucro.
Mas só conseguem mercado
para exibição no país.
TONY 11: Sinfônia Amazônica e
Piconzé, me lembro bem deles...
faltou divulgação e melhores recurso.
Concordo com você.
Trabalhos individuais... penando
bem, coisa de maluco, de
verdadeiros heróis...
A menina do NHAC - da Claybon -,
Piconzé, me lembro bem deles...
faltou divulgação e melhores recurso.
Concordo com você.
Trabalhos individuais... penando
bem, coisa de maluco, de
verdadeiros heróis...
A menina do NHAC - da Claybon -,
o Frango da Sadia, o tigrão da Kellog’s
e outros foram desenhos criados
para comerciais da TV feitos por você,
e outros foram desenhos criados
para comerciais da TV feitos por você,
que marcaram época... pergunto:
A criação dos bonecos
A criação dos bonecos
e as ideias da peça publicitária
(o briefing) foram criados e
desenvolvidos por duplas
(o briefing) foram criados e
desenvolvidos por duplas
DANIEL MESSIAS:
As
peças publicitárias sempre foram
criadas por duplas de criação das
agências e por elas brifadas. Minha
participação efetiva sempre começa
no estágio do storyboard, que gosto
de fazer mesmo quando a agência
já tem um pronto. Em termos ideais,
esse processo é discutido a partir do
storyboard e sempre novas
ideias são trazidas por
ambas as partes.
Quanto aos personagens, quando se
trata de grandes anunciantes quase
sempre eles já vêm definidos e muitas
vezes até lá fora. Nesse caso, é
preciso haver um cuidado extremo
na obediência aos guide lines fornecidos.
Mesmo assim, em algumas ocasiões
tive que criar o personagem; num
comercial para a C&A, por exemplo,
o Pernalonga contracenava com o
garoto propaganda da marca
na ocasião,o bailarino Sebastien.
Só que o cliente
resolveu fazer o personagem
por animação, para ficar
coerente com o Pernalonga.
Bolei uma caricatura do Sebastien
no estilo do Al Hershfeld
e ficou muito legal.
criadas por duplas de criação das
agências e por elas brifadas. Minha
participação efetiva sempre começa
no estágio do storyboard, que gosto
de fazer mesmo quando a agência
já tem um pronto. Em termos ideais,
esse processo é discutido a partir do
storyboard e sempre novas
ideias são trazidas por
ambas as partes.
Quanto aos personagens, quando se
trata de grandes anunciantes quase
sempre eles já vêm definidos e muitas
vezes até lá fora. Nesse caso, é
preciso haver um cuidado extremo
na obediência aos guide lines fornecidos.
Mesmo assim, em algumas ocasiões
tive que criar o personagem; num
comercial para a C&A, por exemplo,
o Pernalonga contracenava com o
garoto propaganda da marca
na ocasião,o bailarino Sebastien.
Só que o cliente
resolveu fazer o personagem
por animação, para ficar
coerente com o Pernalonga.
Bolei uma caricatura do Sebastien
no estilo do Al Hershfeld
e ficou muito legal.
TONY 12: Lembro dessa peça publicitária.
Excelente. Eu só não sabia que tinha
sido feita e criada por você... Para a gente
ter uma ideia, por exemplo, um filme
da menina do NHAC, quanto tempo
você levou para concebê-lo e quantas
pessoas estavam envolvidas no projeto?
Excelente. Eu só não sabia que tinha
sido feita e criada por você... Para a gente
ter uma ideia, por exemplo, um filme
da menina do NHAC, quanto tempo
você levou para concebê-lo e quantas
pessoas estavam envolvidas no projeto?
DANIEL MESSIAS:
Os
prazos de animação foram
diminuindo na proporção inversa
à sua complexidade.
Criou-se a falácia que o computador
encurta prazos. Ocorre que as imagens
se tornaram mais sofisticadas e exigem
mais tempo de planejamento, modelagem
e render. Há muitos anos que não
fazemos a menina do NHAC, mas os
prazos variavam em média de
15 a 25 dias para um filme de
30 segundos com uma equipe
de dez a doze pessoas.
diminuindo na proporção inversa
à sua complexidade.
Criou-se a falácia que o computador
encurta prazos. Ocorre que as imagens
se tornaram mais sofisticadas e exigem
mais tempo de planejamento, modelagem
e render. Há muitos anos que não
fazemos a menina do NHAC, mas os
prazos variavam em média de
15 a 25 dias para um filme de
30 segundos com uma equipe
de dez a doze pessoas.
TONY 13: Em suma, dava um
trabalhão... foi através de
meus espiões quase secretos
que fiquei sabendo que
um jovem talentoso
chamado Gustavo Machado –
um dos bambas das HQs
trabalhão... foi através de
meus espiões quase secretos
que fiquei sabendo que
um jovem talentoso
chamado Gustavo Machado –
um dos bambas das HQs
nacionais -,
passou pelo
seu estúdio? Mas, na verdade,
eu tive conhecimento
disso quando ele me concedeu
uma bela entrevista para
um dos meus blogs....
Que lembranças
você tem dele, mestre?
seu estúdio? Mas, na verdade,
eu tive conhecimento
disso quando ele me concedeu
uma bela entrevista para
um dos meus blogs....
Que lembranças
você tem dele, mestre?
DANIEL
MESSIAS:
Muita
gente boa passou por
meu estúdio, inclusive o
Gustavo Machado.
Ele não tinha experiência alguma
em animação, mas tinha um ótimo
desenho e coloquei-o para
me ajudar nos storyboards. Ele se
saiu muito bem, então ofereci
algumas animações para fazer.
No começo ele relutou, mas
acabou se saindo bem no final.
Mas ele queria mesmo era fazer
quadrinhos e acabou deixando
o estúdio. Tenho boas lembranças
dele: muito gentil, aplicado e um
talento fantástico do desenho.
meu estúdio, inclusive o
Gustavo Machado.
Ele não tinha experiência alguma
em animação, mas tinha um ótimo
desenho e coloquei-o para
me ajudar nos storyboards. Ele se
saiu muito bem, então ofereci
algumas animações para fazer.
No começo ele relutou, mas
acabou se saindo bem no final.
Mas ele queria mesmo era fazer
quadrinhos e acabou deixando
o estúdio. Tenho boas lembranças
dele: muito gentil, aplicado e um
talento fantástico do desenho.
TONY 14: Leu isto, Gustavão ? Depois
de um elogio desse, minha nossa,
haja ego inflado. Rxss.
Prosseguindo...
Alex Toth, sempre foi um grande
desenhista, tinha um estilo marcante.
Digamos que o estilo dele era sintético.
Ou seja, ele não fazia desenhos rebus-
de um elogio desse, minha nossa,
haja ego inflado. Rxss.
Prosseguindo...
Alex Toth, sempre foi um grande
desenhista, tinha um estilo marcante.
Digamos que o estilo dele era sintético.
Ou seja, ele não fazia desenhos rebus-
cados mesmo se eles fossem
feitos para as histórias em quadrinhos.
Ele se deu bem no mundo da animação,
feitos para as histórias em quadrinhos.
Ele se deu bem no mundo da animação,
justamente pela sua
economia de traços.
economia de traços.
Series produzidas para a
Hanna-Barbera como Space Ghost,
Homem Pássaro, Quarteto
Fantástico (Fantastic Four),
Herculóides, Anjo do Espaço, entre
outros, se tornaram
Hanna-Barbera como Space Ghost,
Homem Pássaro, Quarteto
Fantástico (Fantastic Four),
Herculóides, Anjo do Espaço, entre
outros, se tornaram
clássicos. Mas, há quem diga que
animar figuras contornadas com
traços grossos (tipo as Meninas
Superpoderosas)
animar figuras contornadas com
traços grossos (tipo as Meninas
Superpoderosas)
é mais
fácil. O que, de fato,
é mais prático?
é mais prático?
DANIEL MESSIAS:
Em
geral , animar figuras
anatomizadas
é mais complicado, não
só porque exige um conheci-
mento dos fundamentos do
desenho acadêmico
que nem todos os anima-
dores têm, mas também
porque esses movimentos têm
que ser realistas, não podem ter
a mesma caricatura que as
figuras cartunizadas.
Por essa razão, se apela nes-
ses casos à rotoscopia
(Rotoscópio: Dispositivo que permite
aos animadores redesenhar quadros
de filmagens. Pode ser usado para
animar seguindo uma refrência
filmada. Tal recurso foi o pre-
cursor da moderna captura de
movimento digital.
O aparelho foi inventado
por Max Fleischer e usado
a partir de 1914).
anatomizadas
é mais complicado, não
só porque exige um conheci-
mento dos fundamentos do
desenho acadêmico
que nem todos os anima-
dores têm, mas também
porque esses movimentos têm
que ser realistas, não podem ter
a mesma caricatura que as
figuras cartunizadas.
Por essa razão, se apela nes-
ses casos à rotoscopia
(Rotoscópio: Dispositivo que permite
aos animadores redesenhar quadros
de filmagens. Pode ser usado para
animar seguindo uma refrência
filmada. Tal recurso foi o pre-
cursor da moderna captura de
movimento digital.
O aparelho foi inventado
por Max Fleischer e usado
a partir de 1914).
TONY 15: Por falar em Hanna-Barbera,
Jonny Quest, criado e desenvolvido
pelo desenhista Doug Wilde, na época,
revolucionou o mundo da animação,
que pela primeira vez via uma
serie animada de TV com figuras
humanas estilizadas.
Jonny Quest, criado e desenvolvido
pelo desenhista Doug Wilde, na época,
revolucionou o mundo da animação,
que pela primeira vez via uma
serie animada de TV com figuras
humanas estilizadas.
Dá mais trabalho fazer uma
animação cômica
animação cômica
ou com figuras humanas?
DANIEL MESSIAS:
As
primeiras series animadas, incluindo
essa de Johnny Quest ,foram realizadas
no boom da década de 60 da TV
americana, quando havia uma
grande demanda de series e pouca
oferta de produção. A dupla Hanna-
Barbera foi a responsável por suprir
essa carência de filmes com a
criação de um engenhoso processo
de simplificação da animação, que
consistia em repetir desenhos de
bocas, braços e todas as partes
do corpo que se articulavam e
com isso, tornar a produção
de curtas muito mais rápida.
Isso funcionou bem para os
personagens cômicos como
Flintstones, Jetsons, Zé Colmeia,
mas nem tanto para os humanoides
como Johnny Quest, por exemplo;
com os “holds” dos personagens,
isto é, com os desenhos parados
das figuras as imperfeições
se tornam muito
mais perceptíveis.
A serie é bem irregular; quando
cai na mão de um diretor que
sabe desenhar figuras humanas
a qualidade é boa, mas também
dá para se notar quando a equipe
é melhor desenhando
figuras cômicas.
essa de Johnny Quest ,foram realizadas
no boom da década de 60 da TV
americana, quando havia uma
grande demanda de series e pouca
oferta de produção. A dupla Hanna-
Barbera foi a responsável por suprir
essa carência de filmes com a
criação de um engenhoso processo
de simplificação da animação, que
consistia em repetir desenhos de
bocas, braços e todas as partes
do corpo que se articulavam e
com isso, tornar a produção
de curtas muito mais rápida.
Isso funcionou bem para os
personagens cômicos como
Flintstones, Jetsons, Zé Colmeia,
mas nem tanto para os humanoides
como Johnny Quest, por exemplo;
com os “holds” dos personagens,
isto é, com os desenhos parados
das figuras as imperfeições
se tornam muito
mais perceptíveis.
A serie é bem irregular; quando
cai na mão de um diretor que
sabe desenhar figuras humanas
a qualidade é boa, mas também
dá para se notar quando a equipe
é melhor desenhando
figuras cômicas.
TONY 16: William Hanna e Joseph
Barbera, antes de fundar
a Hanna-Barbera foram
funcionários da Disney, fazendo
animações. Para atender a demanda
Barbera, antes de fundar
a Hanna-Barbera foram
funcionários da Disney, fazendo
animações. Para atender a demanda
das redes de TVs americanas criaram
alguns macetes para acelerar
a produção e baratear os custos
alguns macetes para acelerar
a produção e baratear os custos
(fundos e movimentos repetitivos etc),
como você acabou de afirmar.
Com isso, é claro, as series deles
não tinham uma animação tão
perfeita como as elaboradas
pela equipe do Disney.
como você acabou de afirmar.
Com isso, é claro, as series deles
não tinham uma animação tão
perfeita como as elaboradas
pela equipe do Disney.
Muita gente critica até hoje os
desenhos da Hanna-Barbera,
desenhos da Hanna-Barbera,
afirmando que eles tem
qualidade inferior, apesar da
empresa ter sido a maior
qualidade inferior, apesar da
empresa ter sido a maior
produtora
de series animadas
para a TV, do século XX.
Produziam animações
aos quilos. Rsss...
Series como Os Flintstones,
Os Jetsons, Manda Chuva
um e Scooby-Doo
são verdadeiros clássicos,
ao meu ver....
para a TV, do século XX.
Produziam animações
aos quilos. Rsss...
Series como Os Flintstones,
Os Jetsons, Manda Chuva
um e Scooby-Doo
são verdadeiros clássicos,
ao meu ver....
Como especialista no assunto,
Daniel, qual é sua opinião
sobre o incrível número
de personagens e animações que eles
produziram até venderem a empresa
para a Cartoon Network.
Daniel, qual é sua opinião
sobre o incrível número
de personagens e animações que eles
produziram até venderem a empresa
para a Cartoon Network.
Pelo visto os CEOS das emissoras
americanasnão se importavam muito
com uma animação
americanasnão se importavam muito
com uma animação
perfeita, tipo padrão Disney...
DANIEL MESSIAS:
É
preciso colocar os fatos no devido
contexto. Hanna e Barbera deixaram
a Metro no comecinho dos anos 60,
justamente num período de
grande agitação e
mudanças estéticas
na animação mundial.
Disney estava em franca decadência,
o departamento de animação da
Warner, o famoso Termite
Terrace cessara as suas
atividades, assim como a Metro,
a UPA, formada por animadores e
designers egressos dos estúdios
Disney revolucionava o estilo de
animação criando novos padrões
e a Escola de Zagreb na antiga
Iugoslávia deslumbrava o mundo
com um estilo que lembrava o
grafismo renovador
de Steinberg.
As plateias queriam o novo, e
Hanna-Barbera fizeram
exatamente isso.
Embora possa soar estranho nos
dias de hoje, os personagens da
dupla traziam a modernidade dos
novos tempos e por essa razão,
foram amados pelo público e
fazem sucesso ainda hoje,
embora as suas
animações sejam esnobadas
pelos puristas. Quanto aos
CEOS das emissoras
de TV , esses vão atrás
dos modismos,
não estão preocupados com
qualidade de animação, mas
com o lucro fácil.
contexto. Hanna e Barbera deixaram
a Metro no comecinho dos anos 60,
justamente num período de
grande agitação e
mudanças estéticas
na animação mundial.
Disney estava em franca decadência,
o departamento de animação da
Warner, o famoso Termite
Terrace cessara as suas
atividades, assim como a Metro,
a UPA, formada por animadores e
designers egressos dos estúdios
Disney revolucionava o estilo de
animação criando novos padrões
e a Escola de Zagreb na antiga
Iugoslávia deslumbrava o mundo
com um estilo que lembrava o
grafismo renovador
de Steinberg.
As plateias queriam o novo, e
Hanna-Barbera fizeram
exatamente isso.
Embora possa soar estranho nos
dias de hoje, os personagens da
dupla traziam a modernidade dos
novos tempos e por essa razão,
foram amados pelo público e
fazem sucesso ainda hoje,
embora as suas
animações sejam esnobadas
pelos puristas. Quanto aos
CEOS das emissoras
de TV , esses vão atrás
dos modismos,
não estão preocupados com
qualidade de animação, mas
com o lucro fácil.
TONY 17: Mais explicado do
que isso é impossível. Valeu.
Quanto a atitude do CEOS, o
mesmo se aplica aos
nossos editores.
As piores series
“animadas” que já assisti
na TV, foram dos super-heróis
Marvel, lançadas no
Brasil na década de 70.
que isso é impossível. Valeu.
Quanto a atitude do CEOS, o
mesmo se aplica aos
nossos editores.
As piores series
“animadas” que já assisti
na TV, foram dos super-heróis
Marvel, lançadas no
Brasil na década de 70.
Aquilo deve ter custado
Uma ninharia.
Você sabe me dizer quem
Uma ninharia.
Você sabe me dizer quem
produziu aquela meleca,
que apesar de tudo fez su-
cesso e ajudou a
popularizar os personagens
que apesar de tudo fez su-
cesso e ajudou a
popularizar os personagens
daquela famosa casa
editorial americana?
editorial americana?
Já viu algo pior do que aquilo?
DANIEL MESSIAS:
Há
muita coisa ruim produzida
nessa época, difícil escolher a pior,
A serie Marvel, realizada
pela FILMATION é uma delas:
mau desenho, planeja-
mento capenga, animação
primária, cenografia paupérrima,
aliás como tudo que vinha dessa
produtora . É o caso de
oportunismo explícito,
aproveitando a lacuna enorme
existente no mercado de series.
Nem vale a pena lembrar
os nomes dos seus diretores.
nessa época, difícil escolher a pior,
A serie Marvel, realizada
pela FILMATION é uma delas:
mau desenho, planeja-
mento capenga, animação
primária, cenografia paupérrima,
aliás como tudo que vinha dessa
produtora . É o caso de
oportunismo explícito,
aproveitando a lacuna enorme
existente no mercado de series.
Nem vale a pena lembrar
os nomes dos seus diretores.
Tony 18: Concordo. Os caras só faziam
melecas... Neste exato momento,
você e sua equipe
melecas... Neste exato momento,
você e sua equipe
estão trabalhando em cima
de algum desenho animado,
para algum produto específico?
de algum desenho animado,
para algum produto específico?
Conta pra nós, se puder...
DANIEL MESSIAS:
Estou
iniciando um novo projeto
pessoal que envolve personagens
internacionais bem conhecidos.
Como ainda estamos
em fase bem preliminar
do processo infelizmente
não posso adiantar
muito sobre ele.
pessoal que envolve personagens
internacionais bem conhecidos.
Como ainda estamos
em fase bem preliminar
do processo infelizmente
não posso adiantar
muito sobre ele.
TONY19: Ok. Ultra secreto...
Posso entender...
Em sua atual equipe de produção
há quantas pessoas? E, que funções
elas exercem durante o processo
de criar e desenvolver
uma boa animação?
Posso entender...
Em sua atual equipe de produção
há quantas pessoas? E, que funções
elas exercem durante o processo
de criar e desenvolver
uma boa animação?
DANIEL MESSIAS:
Já
trabalhei com equipe muito grande,
cheguei a ter 25 profissionais de todas
as áreas em meu estúdio, entre fixos
e frilas, uma loucura!
Os novos tempos
e as exigências da nova tecnologia
forçaram-me a reestruturar a minha
equipe. Ainda cuido da parte de
conceito, storyboard, planejamento,
direção da animação e de arte, mas
tercerizei toda a parte de produção,
delego esse setor a alguma produtora
que confio no mercado e sempre
supervisiono o trabalho.
Foi assim que produzi o comercial
da Sem Parar, com personagens
da Warner.Sobra-me mais tempo
para fazer o que quero
e o que mais gosto.
cheguei a ter 25 profissionais de todas
as áreas em meu estúdio, entre fixos
e frilas, uma loucura!
Os novos tempos
e as exigências da nova tecnologia
forçaram-me a reestruturar a minha
equipe. Ainda cuido da parte de
conceito, storyboard, planejamento,
direção da animação e de arte, mas
tercerizei toda a parte de produção,
delego esse setor a alguma produtora
que confio no mercado e sempre
supervisiono o trabalho.
Foi assim que produzi o comercial
da Sem Parar, com personagens
da Warner.Sobra-me mais tempo
para fazer o que quero
e o que mais gosto.
TONY 20: Há tempos, terceirizar é o
melhor negócio, do mundo.
Não dá dor cabeça, quando se conta com
bons profissionais...
Vamos nessa: Ao seu ver, como
está o nível dos profissionais da área
da animação no país?
melhor negócio, do mundo.
Não dá dor cabeça, quando se conta com
bons profissionais...
Vamos nessa: Ao seu ver, como
está o nível dos profissionais da área
da animação no país?
DANIEL
MESSIAS:
Nunca
houve tanto material de
informação à disposição dos
profissionais como atualmente e
isso certamente é um fator
positivo na formação
de novos talentos.
Embora haja a tentação de
encurtar o período necessário
de treinamento profissional
com as enormes facilidades
da nova tecnologia oferecidas,
bons profissionais com
diferentes níveis de
especialização
têm surgido no mercado.
E alguns deles até já atingiram
o nível profissional do
mercado internacional.
informação à disposição dos
profissionais como atualmente e
isso certamente é um fator
positivo na formação
de novos talentos.
Embora haja a tentação de
encurtar o período necessário
de treinamento profissional
com as enormes facilidades
da nova tecnologia oferecidas,
bons profissionais com
diferentes níveis de
especialização
têm surgido no mercado.
E alguns deles até já atingiram
o nível profissional do
mercado internacional.
TONY 21: Uma ótima notícia.
Animamundi… contribui para a
Animamundi… contribui para a
evolução dos nossos animadores?
Quem foi que a idealizou?
Quem foi que a idealizou?
Quando ela surgiu?
DANIEL MESSIAS:
O
Animamundi funciona como
uma grande vitrine, atraente para
jovens que queiram se iniciar na
profissão. Se não me falha
a memória surgiu nos finais
dos anos 80 e foi criado por
um grupo de animadores
cariocas.
Não somente mega festivais,
mas igualmente simpósios,
worshops, cafés, bate-papos,
têm que proliferar pelo país, ainda
que sejam eventos de dimensão
menor, tudo isso colabora muito
para criar um interesse e uma
intimidade maior com a arte
e com seus autores.
uma grande vitrine, atraente para
jovens que queiram se iniciar na
profissão. Se não me falha
a memória surgiu nos finais
dos anos 80 e foi criado por
um grupo de animadores
cariocas.
Não somente mega festivais,
mas igualmente simpósios,
worshops, cafés, bate-papos,
têm que proliferar pelo país, ainda
que sejam eventos de dimensão
menor, tudo isso colabora muito
para criar um interesse e uma
intimidade maior com a arte
e com seus autores.
TONY 22: O cariocas agitaram o mercado.
Estão de parabéns. Reunir e fomentar
profissionais fa área e iniciantes é
fundamental... Na sua opinião, qual
foi a animação que sua empresa
fez que mudou radicalmente a sua vida?
Em que ano isto ocorreu?
Qual era o cliente e o produto?
Estão de parabéns. Reunir e fomentar
profissionais fa área e iniciantes é
fundamental... Na sua opinião, qual
foi a animação que sua empresa
fez que mudou radicalmente a sua vida?
Em que ano isto ocorreu?
Qual era o cliente e o produto?
DANIEL MESSIAS:
Na
verdade, eu ainda
não tinha fundado
o meu estúdio, trabalhava
como frila apenas com
um auxiliar de arte
final que fazia o acabamento
nos acetatos. Um dia de 1971,
recém casado, fui chamado pelo
Ênio Mainardi em sua agência, a
Proeme, para fazer um comercial
animado de 1 minuto para o seu
cliente Eternit.
O filme era colorido, uma raridade
naqueles dias, pois
era destinado ao cinema.
Sucintamente, contava a história
de um sujeito estranho,
chapéu gelot, montado sobre
um enorme pássaro
que sobrevoava cidades tristes,
acinzentadas. Até que chega a
uma cidade colorida e pousa
sobre um casinha com telhado
Eternit. Um comitê de recepção
o aguarda e o premia
com uma telha!
O desenho de criação era
primoroso, da Helga Mietke,
diretora de arte da
agência. Fiz toda a animação
sozinho e as artes em acetato
do Borghi ficaram
realmente bonitas.
Tive uma grande emoção
quando vi a animação
projetada em tela
grande, no cinema.
Graças ao filme, a Helga
me levaria depois para
trabalhar com a DPZ , Petit e
Zaragoza, para quem animei o
frango da Sadia e muitas
outras coisas.
Foi esse filme que me fez
entrar no circuito das grandes
agências brasileiras.
não tinha fundado
o meu estúdio, trabalhava
como frila apenas com
um auxiliar de arte
final que fazia o acabamento
nos acetatos. Um dia de 1971,
recém casado, fui chamado pelo
Ênio Mainardi em sua agência, a
Proeme, para fazer um comercial
animado de 1 minuto para o seu
cliente Eternit.
O filme era colorido, uma raridade
naqueles dias, pois
era destinado ao cinema.
Sucintamente, contava a história
de um sujeito estranho,
chapéu gelot, montado sobre
um enorme pássaro
que sobrevoava cidades tristes,
acinzentadas. Até que chega a
uma cidade colorida e pousa
sobre um casinha com telhado
Eternit. Um comitê de recepção
o aguarda e o premia
com uma telha!
O desenho de criação era
primoroso, da Helga Mietke,
diretora de arte da
agência. Fiz toda a animação
sozinho e as artes em acetato
do Borghi ficaram
realmente bonitas.
Tive uma grande emoção
quando vi a animação
projetada em tela
grande, no cinema.
Graças ao filme, a Helga
me levaria depois para
trabalhar com a DPZ , Petit e
Zaragoza, para quem animei o
frango da Sadia e muitas
outras coisas.
Foi esse filme que me fez
entrar no circuito das grandes
agências brasileiras.
TONY 23: Obviamente, o filme
revolucionou as animações
pulicitárias da época...
Prêmios, nacionais e
internacionais?
Quantos você faturou?
revolucionou as animações
pulicitárias da época...
Prêmios, nacionais e
internacionais?
Quantos você faturou?
DANIEL MESSIAS:
Honestamente,
nunca fui um
caçador de prêmios e sempre
muito preguiçoso
em mandar filmes para festivais.
Os poucos que me lembre, foram
todos enviados pelas agências
( que sempre ficavam
com os diplomas!).
Lembro-me de dois que ganharam
prêmio internacional, ‘Olimpíadas
Phillips’ e um comercial da Volks.
Tive alguns HQMIX, prêmios
colunistas, festival de Brasília e
até um prêmio em Havana
do meu curta DINDA’S, que
soube pelo Jornal da Tarde!
É que eu tinha cedido uma cópia
para ser exibida no MIS e alguém
resolveu enviar para o Festival de
Havana. Sem mesmo me consultar!
caçador de prêmios e sempre
muito preguiçoso
em mandar filmes para festivais.
Os poucos que me lembre, foram
todos enviados pelas agências
( que sempre ficavam
com os diplomas!).
Lembro-me de dois que ganharam
prêmio internacional, ‘Olimpíadas
Phillips’ e um comercial da Volks.
Tive alguns HQMIX, prêmios
colunistas, festival de Brasília e
até um prêmio em Havana
do meu curta DINDA’S, que
soube pelo Jornal da Tarde!
É que eu tinha cedido uma cópia
para ser exibida no MIS e alguém
resolveu enviar para o Festival de
Havana. Sem mesmo me consultar!
TONY 24: Você merece. Faz a gente
se orgulhar de ser brasileiro...
Filmes ou desenhos animados
favoritos?
se orgulhar de ser brasileiro...
Filmes ou desenhos animados
favoritos?
DANIEL MESSIAS:
Filme
live action tenho um
que parece não envelhecer
nunca e cada vez que
o revejo, parece que descubro
novas coisas nele: ‘Citizen Kane’.
Animação tenho uma especial
admiração por dois curtas, animados
por dois gênios da arte: ‘The Man
Who Planted Trees’, do canadense
Frecerick Back Voltar e 'Pai e filha',
do holandês Michaël Dudok de Wit.
Adoro Betty Boop, o espírito de uma
época, os filmes de John Hubley
na UPA,da escola de Zagreb,
principalmente de Dusan
Vukotic e do tcheco Ijri Trnka,
detesto animés e as Meninas
Superpoderosas, sou fã de
carteirinha da ‘Vaca e o Frango’,
do David Feiss, gosto das
série Samurai Jack, Mansion
Foster, Bundefora,
Baboon e outros.
que parece não envelhecer
nunca e cada vez que
o revejo, parece que descubro
novas coisas nele: ‘Citizen Kane’.
Animação tenho uma especial
admiração por dois curtas, animados
por dois gênios da arte: ‘The Man
Who Planted Trees’, do canadense
Frecerick Back Voltar e 'Pai e filha',
do holandês Michaël Dudok de Wit.
Adoro Betty Boop, o espírito de uma
época, os filmes de John Hubley
na UPA,da escola de Zagreb,
principalmente de Dusan
Vukotic e do tcheco Ijri Trnka,
detesto animés e as Meninas
Superpoderosas, sou fã de
carteirinha da ‘Vaca e o Frango’,
do David Feiss, gosto das
série Samurai Jack, Mansion
Foster, Bundefora,
Baboon e outros.
TONY 25: Livros ? Recomenda alguns?
DANIEL MESSIAS:
Dois
essenciais de Animação:
‘Illusion of Life’ ,dos animadores
da Disney Frank Thomas e
Ollie Johnston e o
" Kit de sobrevivência do animador,
de Richard Williams.
‘Illusion of Life’ ,dos animadores
da Disney Frank Thomas e
Ollie Johnston e o
" Kit de sobrevivência do animador,
de Richard Williams.
Fora da animação: ‘ Os Maias’, Eça
de Queiróz, ‘O Estrangeiro’, Albert
Camus,‘Don Casmurro’, Machado de
Assis, Montanha Mágica,
de Thomas Mann.
de Queiróz, ‘O Estrangeiro’, Albert
Camus,‘Don Casmurro’, Machado de
Assis, Montanha Mágica,
de Thomas Mann.
TONY 26: Bom
gosto literário.
Quanto aos de animação,
aposto que muita gente
vai atrás. Inclusive eu… Rsss.
Grato, pelas dicas. Tipos de
músicas prediletas?
Quanto aos de animação,
aposto que muita gente
vai atrás. Inclusive eu… Rsss.
Grato, pelas dicas. Tipos de
músicas prediletas?
DANIEL MESSIAS:
Gosto
de Jazz, ragtime, toco alguma
coisa de Joplin no piano, gosto das
canções francesas e americanas
nostálgicas, décadas de 30,40 e 50.
E os clássicos, gosto
muito de Fauré, Granados, Falla,
Rachmaninoff, etc.
Billie Holliday, Jerry Lee Lewis, Elvis,
Little Richard, e vai por aí a fora.
coisa de Joplin no piano, gosto das
canções francesas e americanas
nostálgicas, décadas de 30,40 e 50.
E os clássicos, gosto
muito de Fauré, Granados, Falla,
Rachmaninoff, etc.
Billie Holliday, Jerry Lee Lewis, Elvis,
Little Richard, e vai por aí a fora.
TONY 27: Hmmm ... um
maioria
dos músicos possuem um
gosto refinado.
Tô contigo e não abro.
Também arranho
alguns instrumentos...
Astros e estrelas
de Hollywood...
maioria
dos músicos possuem um
gosto refinado.
Tô contigo e não abro.
Também arranho
alguns instrumentos...
Astros e estrelas
de Hollywood...
DANIEL MESSIAS:
Maggie Smith, Isabelle Huppert,
Alan Rickman, Emmanuelle Béart,
Anhony Hopkins, Daniel Day Lewis.
E os antigos, é claro: Rita Hayworth,
Humphey Bogart, Vivien Leigh,
Charles Laughton, Bette Davis,
Ingrid Bergman.
Alan Rickman, Emmanuelle Béart,
Anhony Hopkins, Daniel Day Lewis.
E os antigos, é claro: Rita Hayworth,
Humphey Bogart, Vivien Leigh,
Charles Laughton, Bette Davis,
Ingrid Bergman.
TONY 28: Todos fantásticos...
Deus, sexo e religiões... qual é
o seu conceito sobre
esses temas polêmicos?
Deus, sexo e religiões... qual é
o seu conceito sobre
esses temas polêmicos?
DANIEL MESSIAS:
DEUS:
Não sou a pessoa ideal para
falar sobre Deus, pois não creio na
sua existência. Se Deus existe ou não,
é um problema Dele, não meu.
falar sobre Deus, pois não creio na
sua existência. Se Deus existe ou não,
é um problema Dele, não meu.
SEXO: Sou do tempo em que havia
apenas dois sexos, hoje segundo
as últimas estatísticas existem
mais de 16. Por aí já se vê como
vivo noutro período geológico,
talvez o pré-cambreano.
Mas é completamente
incompreensível o interesse
em torno do assunto
depois de tantos milhões
de anos de uso.
apenas dois sexos, hoje segundo
as últimas estatísticas existem
mais de 16. Por aí já se vê como
vivo noutro período geológico,
talvez o pré-cambreano.
Mas é completamente
incompreensível o interesse
em torno do assunto
depois de tantos milhões
de anos de uso.
T :TONY 29: Com certeza, Rsss...
DANIEL: RELIGIÃO...
Desconfio que as religiões
têm prestado mais mal do que
bem aos homens; a palavra
religião vem do latim religare,
significa religar, ou tornar a
ligar o homem a Deus, mas o
que se tem visto ao longo da
história , e principalmente
nos dias de hoje é a intolerância
fundamentalista, responsável
pelo ódio e por lutas
sangrentas.
Não sei quem disse que na
religião tudo é verdadeiro,
exceto o sermão; tudo é bom,
exceto o padre.
Desconfio que as religiões
têm prestado mais mal do que
bem aos homens; a palavra
religião vem do latim religare,
significa religar, ou tornar a
ligar o homem a Deus, mas o
que se tem visto ao longo da
história , e principalmente
nos dias de hoje é a intolerância
fundamentalista, responsável
pelo ódio e por lutas
sangrentas.
Não sei quem disse que na
religião tudo é verdadeiro,
exceto o sermão; tudo é bom,
exceto o padre.
TONY 25: Rssss... impossível
discordar de suas convicções,
devo admitir... políticos?
discordar de suas convicções,
devo admitir... políticos?
DANIEL MESSIAS:
Não
há lugar para pessimis-
mo ou otimismo. Apesar da
caótica situação de nossa
economia,com certeza ela
se recuperará aos poucos.
O grande problema é
a questão ética e moral depois
da verdadeira devastação que a
era Lulopetista gerou; todo o
estado foi aparelhado,
a educação de crianças
aviltada com a
asquerosa cartilha de gênero,
a cordialidade e respeitabilidade
do seu povo minadas e toda a
autoestima da nação destruída.
Ainda decorrerão décadas
até que a sociedade brasileira
se livre do veneno inoculado.
mo ou otimismo. Apesar da
caótica situação de nossa
economia,com certeza ela
se recuperará aos poucos.
O grande problema é
a questão ética e moral depois
da verdadeira devastação que a
era Lulopetista gerou; todo o
estado foi aparelhado,
a educação de crianças
aviltada com a
asquerosa cartilha de gênero,
a cordialidade e respeitabilidade
do seu povo minadas e toda a
autoestima da nação destruída.
Ainda decorrerão décadas
até que a sociedade brasileira
se livre do veneno inoculado.
TONY 26: Bota décadas nisso.
Espero que a lava jato ponha
todo os culpados na cadeia.
Mas, na certa, não haverá
cadeia para todo mundo.
Afinal, em Brasília, ninguém
escapa... Família? Como homem
experiente, qual é hoje o
seu conceito?
Espero que a lava jato ponha
todo os culpados na cadeia.
Mas, na certa, não haverá
cadeia para todo mundo.
Afinal, em Brasília, ninguém
escapa... Família? Como homem
experiente, qual é hoje o
seu conceito?
DANIEL MESSIAS:
Eu
já acreditei piamente
que a família, como diria
Camilo Castelo Branco,
é a ‘base fundamental
da sociedade, refúgio
das virtudes, ‘ etc.
Hoje , nem tanto. Tente
juntar a família inteira
Numa churrascada ou Numa
confraternização de fim de ano
e saberá o que eu digo.
A expressão ‘laços de família
‘ tem um travo de verdade.
que a família, como diria
Camilo Castelo Branco,
é a ‘base fundamental
da sociedade, refúgio
das virtudes, ‘ etc.
Hoje , nem tanto. Tente
juntar a família inteira
Numa churrascada ou Numa
confraternização de fim de ano
e saberá o que eu digo.
A expressão ‘laços de família
‘ tem um travo de verdade.
TONY 27: É, a velha instituição
anda falida... Precisamos
resgatar os antigos
valores da família. Hoje em dia
não se respeita mais ninguém...
Um sonho?
anda falida... Precisamos
resgatar os antigos
valores da família. Hoje em dia
não se respeita mais ninguém...
Um sonho?
DANIEL MESSIAS:
Um
grande, aliás. Ver um país mais
igualitário e de povo mais instruído,
toda criança e jovem nas escolas,
museus, galerias e escolas de
arte acessíveis a todos, e
todos interessados
em frequentar
esses pontos.
Mas isso é um
sonho, é claro.
igualitário e de povo mais instruído,
toda criança e jovem nas escolas,
museus, galerias e escolas de
arte acessíveis a todos, e
todos interessados
em frequentar
esses pontos.
Mas isso é um
sonho, é claro.
TONY 28: Utópico, é claro...
mas, sonhar é preciso...
Alguma frustração
profissional?
mas, sonhar é preciso...
Alguma frustração
profissional?
DANIEL MESSIAS:
Nenhuma.
Considero-me um ser
privilegiado, vivendo em um país
padrasto como o nosso, ter feito
o que quis fazer da minha carreira
e ainda sobrevivido bem para
cuidar do meu jardim sem
grandes preocupações.
privilegiado, vivendo em um país
padrasto como o nosso, ter feito
o que quis fazer da minha carreira
e ainda sobrevivido bem para
cuidar do meu jardim sem
grandes preocupações.
TONY 29: O melhor desenho animado
de todos os tempos? Explique-me,
por quê você acha que ele é o tal?
de todos os tempos? Explique-me,
por quê você acha que ele é o tal?
DANIEL MESSIAS:
Não
gosto de falar do
“melhor “ em nada, tudo
é relativo e o que pode
ser bom para mim,
pode ser execrável para o
meu vizinho. Por exemplo,
adoro um filme de Louis Malle,
da nouvelle vague, chamado
‘Feu Follet’, que aqui recebeu o
nome de ‘30 Anos Essa Noite’,
mas não conheço ninguém que
tenha gostado desse filme
tanto quanto eu.
Na animação também, há
tanta coisa maravilhosa,
que deixar de fora
algumas obras primas
é crueldade. Mas ouso falar de
uma em particular que me
emociona toda vez que
a revejo: 'Pai e filha', escri-
to e dirigido pelo holandês
Michael Dudok de Wit.
Gosto desse trabalho e
considero que o seu
realizador foi extre-
mamente feliz
em conseguir um clima
de grande emotividade
contrariando todos os
padrões da lingua-
gem técnica:
o roteiro é simples, sem
arroubos, não há closes
ou planos intermediários,
não há truques visuais,
belos cenários ou
efeitos sonoros, você
não identifica os rostos dos
personagens, tratados
todo o tempo com simples
silhuetas negras.
Mas com essa economia
total de meios
(e talvez por isso!) Dudok
consegue criar uma
tocante atmosfera
emocional nessa história do
encontro e desencontro entre
um pai e a sua filha.
“melhor “ em nada, tudo
é relativo e o que pode
ser bom para mim,
pode ser execrável para o
meu vizinho. Por exemplo,
adoro um filme de Louis Malle,
da nouvelle vague, chamado
‘Feu Follet’, que aqui recebeu o
nome de ‘30 Anos Essa Noite’,
mas não conheço ninguém que
tenha gostado desse filme
tanto quanto eu.
Na animação também, há
tanta coisa maravilhosa,
que deixar de fora
algumas obras primas
é crueldade. Mas ouso falar de
uma em particular que me
emociona toda vez que
a revejo: 'Pai e filha', escri-
to e dirigido pelo holandês
Michael Dudok de Wit.
Gosto desse trabalho e
considero que o seu
realizador foi extre-
mamente feliz
em conseguir um clima
de grande emotividade
contrariando todos os
padrões da lingua-
gem técnica:
o roteiro é simples, sem
arroubos, não há closes
ou planos intermediários,
não há truques visuais,
belos cenários ou
efeitos sonoros, você
não identifica os rostos dos
personagens, tratados
todo o tempo com simples
silhuetas negras.
Mas com essa economia
total de meios
(e talvez por isso!) Dudok
consegue criar uma
tocante atmosfera
emocional nessa história do
encontro e desencontro entre
um pai e a sua filha.
TONY 30: Boa dica, para
assistirmos... Meu amigo, como
você se autodefine?
assistirmos... Meu amigo, como
você se autodefine?
DANIEL MESSIAS:
Um
animador brasileiro, e
embora isso seja muito pouco
é muito mais do que nada.
embora isso seja muito pouco
é muito mais do que nada.
TONY 31: Gostei disso, que
humildade. Rsss...
Quadrinhos digitais ou físicos
(impressos)? Desenhos animados
puramente digitais ou aos
moldes dos velhos tempos?
humildade. Rsss...
Quadrinhos digitais ou físicos
(impressos)? Desenhos animados
puramente digitais ou aos
moldes dos velhos tempos?
DANIEL MESSIAS:
Como
animação é um processo
que agrega técnicas de produção
cinematográfica e um trabalho
de equipe complexo, a tecnologia
pode auxiliar muito a tornar mais
rápido e preciso esse trabalho.
Minha perspectiva é a de que o
ideal é um mix entre o talento
humano e a ferramenta digital.
Não há mais retorno aos “velhos
tempos” do acetato, filme , mesas
de edição de som e imagem.
Um simples computador
substituiu a tudo com vantagem.
Só não substituiu (ainda!) o talento
criativo do homem. Quanto aos
quadrinhos, não tenho dúvidas,
prefiro os quadrinhos impressos.
que agrega técnicas de produção
cinematográfica e um trabalho
de equipe complexo, a tecnologia
pode auxiliar muito a tornar mais
rápido e preciso esse trabalho.
Minha perspectiva é a de que o
ideal é um mix entre o talento
humano e a ferramenta digital.
Não há mais retorno aos “velhos
tempos” do acetato, filme , mesas
de edição de som e imagem.
Cheester Cheetos |
Um simples computador
substituiu a tudo com vantagem.
Só não substituiu (ainda!) o talento
criativo do homem. Quanto aos
quadrinhos, não tenho dúvidas,
prefiro os quadrinhos impressos.
TONY 32: O problema é esse “Ainda”...
Quanto as HQ impressas, estou
contigo. Animes e mangás?
Você aprecia?
Quanto as HQ impressas, estou
contigo. Animes e mangás?
Você aprecia?
DANIEL MESSIAS:
Não sou um fanático
apreciador,
embora eu reconheça
que haja muita coisa
de qualidade na área .
apreciador,
embora eu reconheça
que haja muita coisa
de qualidade na área .
TONY 33: Nada como saber
a opinião abalizada de
um super profissional...
Você prefere filmes de animação
e HQs americanas, européias ou
japonesas? Qual desses países
fazem o melhor trabalho
nesta área?
a opinião abalizada de
um super profissional...
Você prefere filmes de animação
e HQs americanas, européias ou
japonesas? Qual desses países
fazem o melhor trabalho
nesta área?
DANIEL MESSIAS:
Em
termos de volume de
animação, Estados Unidos
são ainda o maior produtor,
mas o Canadá e o Japão
também estão no páreo.
Quando se fala em termos
de qualidade artística
a coisa fica mais difusa, pois
todos esses países e alguns
europeus,como a Holanda,
França , Bélgica, Rússia
e Alemanha têm produzido
filmes animados com conteúdo
artístico notáveis.
Tenho mais afinidades com
o cartoon americano,
em virtude da minha formação
profissional. Conheço menos
o universo dos quadrinhos, mas
penso que a realidade não
é tão diferente dessa.
animação, Estados Unidos
são ainda o maior produtor,
mas o Canadá e o Japão
também estão no páreo.
Quando se fala em termos
de qualidade artística
a coisa fica mais difusa, pois
todos esses países e alguns
europeus,como a Holanda,
França , Bélgica, Rússia
e Alemanha têm produzido
filmes animados com conteúdo
artístico notáveis.
Tenho mais afinidades com
o cartoon americano,
em virtude da minha formação
profissional. Conheço menos
o universo dos quadrinhos, mas
penso que a realidade não
é tão diferente dessa.
TONY 34: Os Simpsons vieram
para revolucionar as antigas
produções animadas apresen-
tando personagens
esquisitos – de aparência
e cores estranhas e textos
contundentes e hilários em
seus roteiros geniais,
que agradaram em
cheio as crianças,
adolescentes e adultos.
A serie desbundou aquelas velhas
series (de filmes e de animações)
que apresentavam famílias bem
comportadas. Há quem diga que
a história da animação mundial
pode ser analisada antes e depois
dos Simpsons. Esta também
é sua opinião?
para revolucionar as antigas
produções animadas apresen-
tando personagens
esquisitos – de aparência
e cores estranhas e textos
contundentes e hilários em
seus roteiros geniais,
que agradaram em
cheio as crianças,
adolescentes e adultos.
A serie desbundou aquelas velhas
series (de filmes e de animações)
que apresentavam famílias bem
comportadas. Há quem diga que
a história da animação mundial
pode ser analisada antes e depois
dos Simpsons. Esta também
é sua opinião?
DANIEL MESSIAS:
Acho
que há um certo
exagero
nessa avaliação.
Em termos de estética,
Simpsons não inovou em nada
e seu desenho parece tímido
quando comparado à
revolução promovida pela
UPA ou Zagreb, ou mesmo
com a animação canadense,
quarenta anos antes.
A novidade em Simpsons
reside nas ideias contidas
em seu roteiro, a de mostrar
o american way of life de
uma família como
uma autêntica sitcom,
de forma irônica e debo-
chada, como
verdadeiros anti-heróis.
O sucesso da serie talvez
não fosse o mesmo se a
escolha fosse filmar com
atores vivos. Mas aqui
reside a originalidade:
a escolha foi a animação
e isso conferiu um sabor
especial ao roteiro, um
toque quase surrealista aos
personagens. Isso foi um
achado inteligente e original .
exagero
nessa avaliação.
Em termos de estética,
Simpsons não inovou em nada
e seu desenho parece tímido
quando comparado à
revolução promovida pela
UPA ou Zagreb, ou mesmo
com a animação canadense,
quarenta anos antes.
A novidade em Simpsons
reside nas ideias contidas
em seu roteiro, a de mostrar
o american way of life de
uma família como
uma autêntica sitcom,
de forma irônica e debo-
chada, como
verdadeiros anti-heróis.
O sucesso da serie talvez
não fosse o mesmo se a
escolha fosse filmar com
atores vivos. Mas aqui
reside a originalidade:
a escolha foi a animação
e isso conferiu um sabor
especial ao roteiro, um
toque quase surrealista aos
personagens. Isso foi um
achado inteligente e original .
TONY 35: Sem dúvida... e as
temáticas são bem adultas
e as situações hilárias.
Uma bela crítica social,
na minha opinião...
Custa caro montar uma infra-
estrutura no Brasil para produzir
desenhos animados?
O mercado está aquecido, neste
momento de crise política e
financeira, que atravessamos,
graças a incompetência
de nossos políticos?
temáticas são bem adultas
e as situações hilárias.
Uma bela crítica social,
na minha opinião...
Custa caro montar uma infra-
estrutura no Brasil para produzir
desenhos animados?
O mercado está aquecido, neste
momento de crise política e
financeira, que atravessamos,
graças a incompetência
de nossos políticos?
DANIEL MESSIAS:
Já
custou muito mais na época da
tecnologia analógica. Todo estúdio de
animação tinha que ter o seu stand de
filmagem, mesas de edição e
seus complementos,
projetores, etc.
Isso custava muito caro,
ao contrário da mão de obra,
relativamente barata,
pois estúdios treinavam novos
profissionais. Equipamentos hoje
custam bem menos e com 50
a 100 mil reais você monta
uma workstation completa,
um valor impensável
décadas atrás.
Portanto, houve um certa demo-
cratização na área, o que fez
aumentar enormemente a oferta
de estúdios. A mão de obra
profissional, ao contrário,
tornou-se mais cara devido
ao alto grau de
especialização. Com certeza se
produz mais animação hoje, e
isso cria uma falsa sensação de
aquecimento do mercado, mas
os valores estão aviltados em
razão do desequilíbrio entre o
excesso da oferta e a
baixa demanda
do setor e também o enorme
custo que os estúdios têm que
bancar com encargos sociais
e folhas de pagamento.
tecnologia analógica. Todo estúdio de
animação tinha que ter o seu stand de
filmagem, mesas de edição e
seus complementos,
projetores, etc.
Isso custava muito caro,
ao contrário da mão de obra,
relativamente barata,
pois estúdios treinavam novos
profissionais. Equipamentos hoje
custam bem menos e com 50
a 100 mil reais você monta
uma workstation completa,
um valor impensável
décadas atrás.
Portanto, houve um certa demo-
cratização na área, o que fez
aumentar enormemente a oferta
de estúdios. A mão de obra
profissional, ao contrário,
tornou-se mais cara devido
ao alto grau de
especialização. Com certeza se
produz mais animação hoje, e
isso cria uma falsa sensação de
aquecimento do mercado, mas
os valores estão aviltados em
razão do desequilíbrio entre o
excesso da oferta e a
baixa demanda
do setor e também o enorme
custo que os estúdios têm que
bancar com encargos sociais
e folhas de pagamento.
TONY 36: Carga tributária... este é um
velho drama que temos que enfrentar.
Vivemos no país dos impostos mais
abusivos do mundo...
Um dia isto tem que mudar... O que
você aconselha para aqueles que
desejam entrar para o mundo
fantástico das animações?
Há bons livros e escolas no Brasil?
velho drama que temos que enfrentar.
Vivemos no país dos impostos mais
abusivos do mundo...
Um dia isto tem que mudar... O que
você aconselha para aqueles que
desejam entrar para o mundo
fantástico das animações?
Há bons livros e escolas no Brasil?
DANIEL MESSIAS:
Existe
enorme oferta de livros
técnicos, você encontra tudo
na Amazon...
Tudo em inglês, é claro, que o
principiante deverá
dominar de cara.
Mas também há tutorials
de graçana internet, aqui
é preciso selecionar
o bom da porcaria.
Eu sempre aconselhei os iniciados
a um estágio em alguma produtora.
Isso poderá servir para orientá-lo
na escolha da especialização e no
primeiro contato com profissionais
do setor. Quando isso ocorrer, ler
muito, ver muita animação de
qualidade e desenhar.
Sim, desenhar!
Jovens tendem a achar que o desenho
é dispensável para quem vai trabalhar
com softwares e tablets, mas ele
está redondamente enganado .
Desenhoé fundamento básico
na animação, animadores
“pensam” com o cérebro
e as mãos, e o domínio da arte
serve para você materializar
rapidamente ideias embrionárias
que ainda estão no cérebro.
Além disso, o computador é burro,
não pensa. Você é que tem que
pensar por ele. Portanto, pratique
muito, principalmente anatomia
humana e animal, composição,
estudo das cores, etc!
técnicos, você encontra tudo
na Amazon...
Tudo em inglês, é claro, que o
principiante deverá
dominar de cara.
Mas também há tutorials
de graçana internet, aqui
é preciso selecionar
o bom da porcaria.
Eu sempre aconselhei os iniciados
a um estágio em alguma produtora.
Isso poderá servir para orientá-lo
na escolha da especialização e no
primeiro contato com profissionais
do setor. Quando isso ocorrer, ler
muito, ver muita animação de
qualidade e desenhar.
Sim, desenhar!
Jovens tendem a achar que o desenho
é dispensável para quem vai trabalhar
com softwares e tablets, mas ele
está redondamente enganado .
Desenhoé fundamento básico
na animação, animadores
“pensam” com o cérebro
e as mãos, e o domínio da arte
serve para você materializar
rapidamente ideias embrionárias
que ainda estão no cérebro.
Além disso, o computador é burro,
não pensa. Você é que tem que
pensar por ele. Portanto, pratique
muito, principalmente anatomia
humana e animal, composição,
estudo das cores, etc!
TONY 37: Dicas de uma preciosidade
ímpar... A lei do audiovisual fez
incrementar a produção nacional?
Ou isto não passa de auê,
para inglês ver?
ímpar... A lei do audiovisual fez
incrementar a produção nacional?
Ou isto não passa de auê,
para inglês ver?
DANIEL MESSIAS:
Em
princípio, a lei é boa,
mas como toda lei, tem
as suas dificuldades
na prática. Parece que ela não
leva muito em conta a realidade
do mercado exibidor . É importante
que você receba subsídios para
a produção do seu filme, animação
é produto industrial e muito caro.
Mas é imprescindível que você
veja o seu trabalho exibido, pois
ele foi feito para isso.
É fácil constatar
esse fato apenas verificando
a enorme disparidade na TV
em favor das series estrangeiras
contra as nacionais.
mas como toda lei, tem
as suas dificuldades
na prática. Parece que ela não
leva muito em conta a realidade
do mercado exibidor . É importante
que você receba subsídios para
a produção do seu filme, animação
é produto industrial e muito caro.
Mas é imprescindível que você
veja o seu trabalho exibido, pois
ele foi feito para isso.
É fácil constatar
esse fato apenas verificando
a enorme disparidade na TV
em favor das series estrangeiras
contra as nacionais.
TONY 38: Só produzir não adianta...
A Galinha Pintadinha (criação de
Juliano Prado e Marcos Luporini) e
Mundo Pita (criado no Recife – PE)
são dois grandes exemplos de
animações brasileiras que caíram
no gosto dos pequeninos através
do You Tube, onde alcançaram
números expressivos de audiência
e que acabaram sendo
licenciados para o merchandising.
O Show da Luna também foi criado
no país e acabou tornando-se líder
de audiência do canal Discovery Kids.
Tudo leva a crer que colocar
desenhos animados desconhecidos
não You Tube e há Discovery Kids
pode ser uma boa e gerar bons
rendimentos aos seus autores...
esta também é sua opinião,
grande guru?
A Galinha Pintadinha (criação de
Juliano Prado e Marcos Luporini) e
Mundo Pita (criado no Recife – PE)
são dois grandes exemplos de
animações brasileiras que caíram
no gosto dos pequeninos através
do You Tube, onde alcançaram
números expressivos de audiência
e que acabaram sendo
licenciados para o merchandising.
O Show da Luna também foi criado
no país e acabou tornando-se líder
de audiência do canal Discovery Kids.
Tudo leva a crer que colocar
desenhos animados desconhecidos
não You Tube e há Discovery Kids
pode ser uma boa e gerar bons
rendimentos aos seus autores...
esta também é sua opinião,
grande guru?
DANIEL MESSIAS:
A
Galinha Pintadinha (não conheço o
Mundo Pita) é um ‘case’ de animação
bem sucedida para o You Tube.
Independente da qualidade da obra,
a escolha de um público infantil,
portanto menos exigente, foi funda-
mental para o seu sucesso.
É claro que não existe uma
fórmula para o sucesso, embora
haja alguns ingredientes (estórias
e personagens simples, populares
e simpáticos ao público, músicas,
danças, gags, muita cor,
muita fantasia!
Mas a propaganda é a
alma do negócio.
Sem ela (e aqui, muita grana tem
que ser investida ) não rola
sucesso algum, por mais bem
feito que seja o trabalho.
O que se segue a esse sucesso,
é a enorme exploração do mer´-
chandising, é tendência crescente
na animaçã de entretenimento,
e isso ocorre há tempos com
o mercado americano;
é só verificar que os filmes
da Disney faturam muito
mais com licenciados
para merchandising do que com
bilheterias. Isso é uma coisa que,
infelizmente, fazemos mal, estamos
engatinhando.
Mas a tendência é irreversível, toda a
animação acabará servindo como
alavanca do grande mercado de
venda de produtos ligados à serie.
O sucesso dessas series pode
indicar, talvez, a possibilidade de
um caminho exitoso na exibição
do produto nacional, mas ainda
não elimina as dificuldades com
os seus custos de produção.
Mundo Pita) é um ‘case’ de animação
bem sucedida para o You Tube.
Independente da qualidade da obra,
a escolha de um público infantil,
portanto menos exigente, foi funda-
mental para o seu sucesso.
É claro que não existe uma
fórmula para o sucesso, embora
haja alguns ingredientes (estórias
e personagens simples, populares
e simpáticos ao público, músicas,
danças, gags, muita cor,
muita fantasia!
Mas a propaganda é a
alma do negócio.
Sem ela (e aqui, muita grana tem
que ser investida ) não rola
sucesso algum, por mais bem
feito que seja o trabalho.
O que se segue a esse sucesso,
é a enorme exploração do mer´-
chandising, é tendência crescente
na animaçã de entretenimento,
e isso ocorre há tempos com
o mercado americano;
é só verificar que os filmes
da Disney faturam muito
mais com licenciados
para merchandising do que com
bilheterias. Isso é uma coisa que,
infelizmente, fazemos mal, estamos
engatinhando.
Mas a tendência é irreversível, toda a
animação acabará servindo como
alavanca do grande mercado de
venda de produtos ligados à serie.
O sucesso dessas series pode
indicar, talvez, a possibilidade de
um caminho exitoso na exibição
do produto nacional, mas ainda
não elimina as dificuldades com
os seus custos de produção.
TONY 39: Duas análies são bem
objetivas e certeiras... Qual é
a diferença de uma animação
feita para a Internet de uma feita
para a TV ou cinema
(em termos técnicos)?
objetivas e certeiras... Qual é
a diferença de uma animação
feita para a Internet de uma feita
para a TV ou cinema
(em termos técnicos)?
DANIEL MESSIAS:
Não
há grandes diferenças técnicas
entre as duas, os softwares são os
mesmos com grande prevalência
fazer ToonBoom.
Uma possível diferença
é de caráter mais conceitual, a
animação para TV ou cinema
faz mais apelo a full animation e
planejamento prévio do design
através do uso de lay-outs, técnica
de animação mais trabalhada
que exige movimento completo
do personagem, em oposição
à animação limitada empregada
na internet, mais econômica
e que reutiliza elementos
gráficos existente em um
banco de dados elaborado
.
entre as duas, os softwares são os
mesmos com grande prevalência
fazer ToonBoom.
Uma possível diferença
é de caráter mais conceitual, a
animação para TV ou cinema
faz mais apelo a full animation e
planejamento prévio do design
através do uso de lay-outs, técnica
de animação mais trabalhada
que exige movimento completo
do personagem, em oposição
à animação limitada empregada
na internet, mais econômica
e que reutiliza elementos
gráficos existente em um
banco de dados elaborado
.
TONY 40: Atualmente, que tipo de
ferramentas vocês usam em
seu estúdio para produzir
desenhos animados?
Computadores, tablets,
canetas digitais, 3-D Max,
Photoshop, storyboards,
conceptboards etc?
ferramentas vocês usam em
seu estúdio para produzir
desenhos animados?
Computadores, tablets,
canetas digitais, 3-D Max,
Photoshop, storyboards,
conceptboards etc?
DANIEL MESSIAS:
As ferramentas são as mesmas
em quase todos os estúdios,
diferem um pouco os softwares,
por exemplo, sempre preferi o
Maya ao 3D Max, e há uma infini-
dade de aplicativos para pencil
test, pintura digital, exposure
folhas, etc.
O ToonBoom agrega todas
as ferramentas em um único
programa, é bem popular
na área 2D. Há também bons tablets
e sempre empreguei todos eles.
Meu estúdio foi o pioneiro
na técnica de pintura digital
em 2D, com a importação
do AXA V.2., em 1993.
Jamais dispensei a prancheta,
lápis, papel e os discos de animação.
Todos eles convivem bem
com o computador.
em quase todos os estúdios,
diferem um pouco os softwares,
por exemplo, sempre preferi o
Maya ao 3D Max, e há uma infini-
dade de aplicativos para pencil
test, pintura digital, exposure
folhas, etc.
O ToonBoom agrega todas
as ferramentas em um único
programa, é bem popular
na área 2D. Há também bons tablets
e sempre empreguei todos eles.
Meu estúdio foi o pioneiro
na técnica de pintura digital
em 2D, com a importação
do AXA V.2., em 1993.
Jamais dispensei a prancheta,
lápis, papel e os discos de animação.
Todos eles convivem bem
com o computador.
TONY 41: Meu querido amigo, Daniel
Messias, foi muito bom poder trocar
esse saudável bate papo com você.
Poderíamos ficar horas aqui neste
blá-blá-blá mas, infelizmente,
esta entrevista empolgante está
chegando em seus minutos finais,
com um gostinho de quero mais.
Jamais imaginei que você fosse
tão acessível e simpático assim.
Suas declarações, antes de tudo,
foram verdadeiros tutoriais sobre
o assunto. Espero que com isto
novos animadores brasileiros
venham a seguir sua trilha
gloriosa.
Você é um exemplo para todos
nós que trabalhamos com arte
ou para aqueles que desejam
seguir uma carreira artística.
Sucesso e até a próxima.
Messias, foi muito bom poder trocar
esse saudável bate papo com você.
Poderíamos ficar horas aqui neste
blá-blá-blá mas, infelizmente,
esta entrevista empolgante está
chegando em seus minutos finais,
com um gostinho de quero mais.
Jamais imaginei que você fosse
tão acessível e simpático assim.
Suas declarações, antes de tudo,
foram verdadeiros tutoriais sobre
o assunto. Espero que com isto
novos animadores brasileiros
venham a seguir sua trilha
gloriosa.
Você é um exemplo para todos
nós que trabalhamos com arte
ou para aqueles que desejam
seguir uma carreira artística.
Sucesso e até a próxima.
Algumas considerações finais?
AH, ia me esquecendo... parabéns
para você e o César Cavelagna
(outro dos nossos grandes
animadores) pelo excelente livro
que fizeram (ensinando animação)
que foi lançado pela editora Europa,
comprei, li, adorei e recomendo.
AH, ia me esquecendo... parabéns
para você e o César Cavelagna
(outro dos nossos grandes
animadores) pelo excelente livro
que fizeram (ensinando animação)
que foi lançado pela editora Europa,
comprei, li, adorei e recomendo.
DANIEL MESSIAS:
Muito
obrigado pela oportunidade,
Tony Fernandes. Foi um prazer e
uma honra colaborar com você.
Espero que entrevistas como essa
se repitam com profissionais que
também tenham algo a dizer sobre
a sua experiência de vida.
Meus votos de grande sucesso
em todas as sua realizações !
Tony Fernandes. Foi um prazer e
uma honra colaborar com você.
Espero que entrevistas como essa
se repitam com profissionais que
também tenham algo a dizer sobre
a sua experiência de vida.
Meus votos de grande sucesso
em todas as sua realizações !
Por Tony Fernandes
Copyright Tony Fernandes \
Pegasus Studios –
Pegasus Studios –
Uma Divisão de Arte e Criação da
Pégasus Publicações Ltda –
Todo o Direitos Reservados
NOTA DA REDAÇÃO:
Se você, webleitor, gostou desta entrevista
e quer saber mais sobres HQs clique no link
abaixo e curta um depoimento revelador
do mestre SHIMAMOTO. CONFIRA!
http://bengalasboysclub.blogspot.com.br/2017/02/depoimento-de-shimamoto.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+BengalasBoysClubOficialBlog+(Bengalas+Boys+Club+Oficial+Blog)
OB: As fotos e imagens contidas neste depoimento são
de caráter exclusivamente ilustrativas e seus direitos
autorais pertencem aos seus autores
ou representante legais.
Se você, webleitor, gostou desta entrevista
e quer saber mais sobres HQs clique no link
abaixo e curta um depoimento revelador
do mestre SHIMAMOTO. CONFIRA!
http://bengalasboysclub.blogspot.com.br/2017/02/depoimento-de-shimamoto.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+BengalasBoysClubOficialBlog+(Bengalas+Boys+Club+Oficial+Blog)
OB: As fotos e imagens contidas neste depoimento são
de caráter exclusivamente ilustrativas e seus direitos
autorais pertencem aos seus autores
ou representante legais.
Grande entrevista, TONY, foi um enorme prazer e honra participar desse saboroso bate-papo e poder contar as minhas experiências na área.Parabéns pelas perguntas inteligentes e sempre bem focadas, oxalá elas sirvam de farol a guiar os jovens que pretendem seguir a carreira. Muito obrigado pela oportunidade!
ResponderExcluirDaniel Messias
Fala, gde guru das animações. Que visita honrosa. Pois é, meu amigo, a nossa intenção é justamente esta: estimular os jovens a ingressarem numa nova e bo carreira. E, creio que este seu belo depoimento- e com os de outros profissionais - é um grande exemplo a ser seguido. Mais uma vez, grato, por sua colaboração. See you later, cowboy and my darling Cane Boy Friend. Rssss.
ExcluirSensacional entrevista!!! Parabéns!
ResponderExcluirPois é, Márcio, o homem deu um show e mostrou pra gente todo o real contexto do mundo da animação. Grato, pela visita e seu
Excluircomentário. Apareça.
Meu amigo Tony Fernandes, você se superou com essa magnífica entrevista!! Uma das raras chances de conhecermos melhor o grande Daniel Messias, com quem tive a honra de trabalhar quando jovem. Agradeço a você de coração por fazer referência a minha passagem por aquele estúdio, e ao Daniel pelas palavras tão gentis. Como lembrado por ele na entrevista, foi ali que tive minha primeira e valiosíssima chance de entrar no mundo mágico da animação. Realmente, eu não sabia nada sobre esse universo, mas Daniel confiou no meu taco e me contratou. Comecei como seu assistente fazendo storyboards, planejamentos, leiautes de cenários, model sheets, intervalações e cleanups, até ter a primeira chance como animador, numa assinatura de um comercial do Toddynho. Dentre todos os estúdios por onde passei, Daniel era o que mais investia na equipe, ensinando, mostrando muito material e filmes da sua fantástica filmoteca. Foi ele quem me apresentou a Escola de Zagreb e as animações experimentais da National Film Board. Além disso, tínhamos os quadrinhos em comum, pois além de eu ser um jovem quadrinista, já com passagem pela RGE, Vecchi e Grafipar, pude conhecer melhor o trabalho de seu pai, o mestre Messias de Melo, um dos nossos maiores nomes da HQ. Daniel gostava de conversar comigo sobre seu pai e seu pupilo, um tal de Jayme Cortez... Aprendi muito em seu estúdio! Grato!!
ResponderExcluirGustavo Machado
"Seu pupilo, Jaime Cortez!?" Que revelação bombástica. esta eu n sabia, gde Gustavo. Grato, por suas palavras e visita. Volte sempre.
ResponderExcluir