Walter Elias Disney nasceu
em Chicago no dia 5 de dezem-
bro de 1901 e se tornou um
grande empresário
em Chicago no dia 5 de dezem-
bro de 1901 e se tornou um
grande empresário
da comunicação nos Estados
Unidos. Vendeu jornais, dirigiu
ambulâncias da Cruz Vermelha
na época da Grande.
Fez diveras coisas antes de
abrir seu lendário estúdio de arte.
Após obter grande bagagem
profissional se aventurou
no mundo dos negócios, mais
especificamente no ramo da
animação, após trabalhar
para uma agência
de publicidade.
de publicidade.
Mickey Mouse foi sua grande
criação, foi ele o começo
de tudo. O ratinho, que nasceu
mudo, mas que a partir do
terceiro cartoon foi
de tudo. O ratinho, que nasceu
mudo, mas que a partir do
terceiro cartoon foi
sonorizado caiu nas graças do
povo e até hoje é um dos mais
populares personagens.
Após ter criado Pluto, Pateta
e o Pato Donald e introduzir cor
em suas animações, 1935, o seu
Após ter criado Pluto, Pateta
e o Pato Donald e introduzir cor
em suas animações, 1935, o seu
principal desafio foi realizar um
longametragem: Branca de Neve
e os Sete Anões.
Há quem diga que para este desenho
de longa duração virar realidade
Walt teve que empenhar a casa de
seus pais para levantar fundos de
entidades monetárias. Por sorte,
Branca de Neve foi
sucesso mundial.
sucesso mundial.
Com sua equipe talentosa
ele conseguiu dar um novo
status à técnica de
ele conseguiu dar um novo
status à técnica de
animação, que, de simples
complemento, passou a ser filme
principal nas salas de exibições.
Seus filmes conseguiram
um nível técnico jamais alcançado
na época e que só foi superado
anos depois, raras vezes.
Disney foi um grande empresário
conseguindo criar ao longo dos
anos um grande império das
comunicações. Em 1950, ele
começou a produzir seus pri-
meiros filmes com atores e atrizes –
meiros filmes com atores e atrizes –
quase todos tinham como alvo
a juventude, com ênfase nas
aventuras clássicas da literatura
universal como A Ilha do Tesouro,
20 Mil Léguas Submarinas
(de Júlio Verne), além de excelentes
documentários sobre o reino animal.
Construiu a Disneylândia
(inaugurada em 1961), um imenso
parque de diversões onde os
visitantes são recepcionados
por seus carismáticos
personagens.
visitantes são recepcionados
por seus carismáticos
personagens.
Ainda na década de 50,
uma serie também foi produzida
para a TV e obteve incrível
sucesso: Disneylândia.
sucesso: Disneylândia.
Após a sua morte, em 1966,
a empresa continuou a
produzir desenhos
a empresa continuou a
produzir desenhos
animados e longametragens.
Sob o comando de seu irmão,
Roy Disney. Aos poucos
a Disney Company
a Disney Company
decidiu expandir o complexo
da família. Assim, surgiram a
Disneyworld e o Epcot Center.
Disney se foi, porém sua obra
se tornou imortal. A Bela Adormecida,
Pinóquio, Bambi, A Espada Era a Lei,
Mogli e os outros desenhos criados
e desenvolvidos por sua equipe
continuam a ser reprisados,
principalmente, no período de férias
escolares, nos cinemas e
nas TVs pelo mundo afora.
Atualmente, o imperio Disney possui
redes de teatros, salas de exibições
de filmes, TVs, editora e emissoras
de rádio. Nada mal para quem
começou tudo com
um simples camundongo.
A seguir transcrevo, na íntegra,
uma entrevista sensacional
que foi feita com este genial
criador século XX. Ela foi realizada
com ele que criou personagens
que encantaram gerações
que encantaram gerações
e que atuam até hoje no
mercado editorial internacional,
mercado editorial internacional,
no cinema, na TV e em produtos
industrializados.
A entrevista foi publicada
na edição # 7, da lendária revista
Realidade em outubro de 1966, uma
publicação que revolucionou o
mercado editorial brasileiro e que
era publicada pela editora Abril.
A curiosa entrevista
foi feita pela jornalista
foi feita pela jornalista
Oriana Fallaci e seu título era...
DISNEY, UMA CRIANÇA
ORIANA:
(O encontro estava marcado nos
estúdios de Burbank, sede da
Walt Disney Productions.
Em todas as paredes, em
cada folha de papel carta, em cada
caixa de fósforos, em cada cinzeiro,
encontra-se Mickey Mouse
em inglês, Micky Maus em alemão,
Ratón Mickey em espanhol,
Mik-ki Ma-u-su em japonês,
Mikki Hiri em finlandês.
(O encontro estava marcado nos
estúdios de Burbank, sede da
Walt Disney Productions.
Em todas as paredes, em
cada folha de papel carta, em cada
caixa de fósforos, em cada cinzeiro,
encontra-se Mickey Mouse
em inglês, Micky Maus em alemão,
Ratón Mickey em espanhol,
Mik-ki Ma-u-su em japonês,
Mikki Hiri em finlandês.
O encarregado de relações públicas
explicou-me que o ratinho nasceu no
outono de 1927, enquanto Walt e sua
mulher voltavam para Hollywood,
exaustos, depois de uma viagem a
Nova Iorque, onde ninguém se
interessava pelos desenhos animados.
O senhor Disney disse para a
esposa dele:
“Anime-se, querida, vou tentar
uma serie sobre um ratinho
chamado Mortimer Mouse”.
“Mortimer é sério demais.
Por que não o chama de Mickey?”,
ela falou.
ELE: “Está bem. Que seja Mickey”.
No ano seguinte, Mickey fez
sucesso – me explicou o
sempre o relações públicas).
explicou-me que o ratinho nasceu no
outono de 1927, enquanto Walt e sua
mulher voltavam para Hollywood,
exaustos, depois de uma viagem a
Nova Iorque, onde ninguém se
interessava pelos desenhos animados.
O senhor Disney disse para a
esposa dele:
“Anime-se, querida, vou tentar
uma serie sobre um ratinho
chamado Mortimer Mouse”.
“Mortimer é sério demais.
Por que não o chama de Mickey?”,
ela falou.
ELE: “Está bem. Que seja Mickey”.
No ano seguinte, Mickey fez
sucesso – me explicou o
sempre o relações públicas).
ORIANA:
(Eu sabia que a
Enciclopédia Britânica tinha
dedicado à ele um capítulo inteiro,
que Madame Tussaud o fez em
seu famoso museu de estátuas
de cera, que os russos o
interpretaram como um
símbolo do proletariado.
Mas o que eu não sabia é que a
palavra-código que
no dia 6 de junho de 1944
guiou o desembarque na
Normandia, era: Mickey Mouse.
A França e a Europa, foram
libertadas em nome de
Mickey Mouse).
(Eu sabia que a
Enciclopédia Britânica tinha
dedicado à ele um capítulo inteiro,
que Madame Tussaud o fez em
seu famoso museu de estátuas
de cera, que os russos o
interpretaram como um
símbolo do proletariado.
Mas o que eu não sabia é que a
palavra-código que
no dia 6 de junho de 1944
guiou o desembarque na
Normandia, era: Mickey Mouse.
A França e a Europa, foram
libertadas em nome de
Mickey Mouse).
SE NA ESTRÉIA DE UM
FILME ALGUÉM SE
LEVANTAVA, ELE IA VER SE
A PESSOA IA MESMO
AO BANHEIRO
FILME ALGUÉM SE
LEVANTAVA, ELE IA VER SE
A PESSOA IA MESMO
AO BANHEIRO
ORIANA:
Na Disneylândia, senhor
Disney, eu andei num bonde
puxado por cavalos, bebi
num saloon e pechinchei
com os índios,
enquanto as bailarinas
dançavam o cancan.
Então, de repente, me
encontrei em Washington,
Disney, eu andei num bonde
puxado por cavalos, bebi
num saloon e pechinchei
com os índios,
enquanto as bailarinas
dançavam o cancan.
Então, de repente, me
encontrei em Washington,
no Capitólio, e lá estava Lincoln.
Mas não era um ator vestido como
Lincoln: Era Lincoln ressuscitado.
Estava sentado numa poltrona e,
subitamente, piscou, sorriu,
levantou-se, pigarreou e começou
a falar sobre liberdade. Uma mulher-
que estava ao meu lado -
gritou, assustada. Eu chorei de
felicidade. Porque aquele era o
primeiro robô criado por um
homem. E era igual ao homem.
O enhor foi o primeiro homem a
criar, a primeira criatura de ferro
e plástico. Fiquei impressionada
com aquilo.
Mas, vamos às questões...
Mas não era um ator vestido como
Lincoln: Era Lincoln ressuscitado.
Estava sentado numa poltrona e,
subitamente, piscou, sorriu,
levantou-se, pigarreou e começou
a falar sobre liberdade. Uma mulher-
que estava ao meu lado -
gritou, assustada. Eu chorei de
felicidade. Porque aquele era o
primeiro robô criado por um
homem. E era igual ao homem.
O enhor foi o primeiro homem a
criar, a primeira criatura de ferro
e plástico. Fiquei impressionada
com aquilo.
Mas, vamos às questões...
O senhor conseguiu criar
toda essas maravilhas,
acredito, com um
pequeno esforço de
imaginação, para nos divertir.
Mas o senhor, se diverte
com suas realizações?
DISNEY:
toda essas maravilhas,
acredito, com um
pequeno esforço de
imaginação, para nos divertir.
Mas o senhor, se diverte
com suas realizações?
DISNEY:
Algumas vezes, não muito. É difícil
achar divertida uma coisa que se
tenha inventado: Nenhuma pessoa
de bom senso ri de suas próprias
piadas. Eu me divirto mais
idealizando as coisas.
Mas depois de tê-las
tornado realidade, sinto-me
angustiado.
Preocupo-me pensando
que talvez os outros não
estejam se divertindo. É como
quando assisto à estréia de
um filme: Sinto-me desfalecer,
esperando pelas risadas do
público. Se alguém se levanta,
sigo-o para ver se vai apenas
ao banheiro. E espero que
a pessoa saia de lá para
ter certeza de que volta
para a sala de projeção.
achar divertida uma coisa que se
tenha inventado: Nenhuma pessoa
de bom senso ri de suas próprias
piadas. Eu me divirto mais
idealizando as coisas.
Mas depois de tê-las
tornado realidade, sinto-me
angustiado.
Preocupo-me pensando
que talvez os outros não
estejam se divertindo. É como
quando assisto à estréia de
um filme: Sinto-me desfalecer,
esperando pelas risadas do
público. Se alguém se levanta,
sigo-o para ver se vai apenas
ao banheiro. E espero que
a pessoa saia de lá para
ter certeza de que volta
para a sala de projeção.
Nunca apresento um filme de
manhã, porque de manhã
as pessoas vão muito mais
ao banheiro do que no resto
do dia. Vou lhe contar quando
eu estava trabalhando
no projeto do sonho
tridimensional...
Eu desenhava de noite e ao
amanhecer estava exausto,
com a cabeça e os dedos
doendo. Depois, quando
o projeto ficou pronto, ninguém
quis financiá-lo:
manhã, porque de manhã
as pessoas vão muito mais
ao banheiro do que no resto
do dia. Vou lhe contar quando
eu estava trabalhando
no projeto do sonho
tridimensional...
Eu desenhava de noite e ao
amanhecer estava exausto,
com a cabeça e os dedos
doendo. Depois, quando
o projeto ficou pronto, ninguém
quis financiá-lo:
Vendi até meu seguro de vida para
comprar aqueles 700 mil metros
quadrados de terra em Anheim,
perto de Los Angeles.
Gastei tudo o que tinha para
construir os edifícios, as
estradas, para plantar a floresta,
cavar o leito do rio, o
grande lago que imita o mar, o
monotrilho, a cidade inteira.
E quando pensei que tudo
estava acabado, caí em mim.
Nada estava pronto, eu precisava
continuar pensando, construindo,
inventando coisas novas porque
a fantasia não pode parar e o
sonho é o movimento perpétuo.
Veja o sistema
audioanimatrônico...
comprar aqueles 700 mil metros
quadrados de terra em Anheim,
perto de Los Angeles.
Gastei tudo o que tinha para
construir os edifícios, as
estradas, para plantar a floresta,
cavar o leito do rio, o
grande lago que imita o mar, o
monotrilho, a cidade inteira.
E quando pensei que tudo
estava acabado, caí em mim.
Nada estava pronto, eu precisava
continuar pensando, construindo,
inventando coisas novas porque
a fantasia não pode parar e o
sonho é o movimento perpétuo.
Veja o sistema
audioanimatrônico...
ORIANA:
O quê? Não entendi...
Audioanimatrônico?
DISNEY:
Audioanimatrônico....
Significa animação com
o som, guiada eletronicamente.
Consiste em fazer com que um
objeto inanimado movimente-se,
fale, viva. Como são elefantes,
os crocodilos e os índios
da Disneylândia.
ORIANA:
Ah, sim... agora entendi...
Significa animação com
o som, guiada eletronicamente.
Consiste em fazer com que um
objeto inanimado movimente-se,
fale, viva. Como são elefantes,
os crocodilos e os índios
da Disneylândia.
ORIANA:
Ah, sim... agora entendi...
ONZE ANOS PARA
CONSTRUIR LINCOLN
CONSTRUIR LINCOLN
DISNEY:
No início era tudo muito elementar:
Um motor na junta das articulações
e uma vitrola (toca disco antigo)
com bateria.
Um motor na junta das articulações
e uma vitrola (toca disco antigo)
com bateria.
Para os pássaros e para as
flores, foi mais difícil: Tive
de empregar o mesmo tipo
de controle e válvulas que
se usam nos foguetes e
astronaves. Mas para fazer
Lincoln foi ainda mais
complicado: Tudo foi registrado
numa fita – sons, movimentos,
efeitos de luz – e comunicado ao
objeto por intermédio de
impulso de rádio.
ORIANA:
Minha nossa...
flores, foi mais difícil: Tive
de empregar o mesmo tipo
de controle e válvulas que
se usam nos foguetes e
astronaves. Mas para fazer
Lincoln foi ainda mais
complicado: Tudo foi registrado
numa fita – sons, movimentos,
efeitos de luz – e comunicado ao
objeto por intermédio de
impulso de rádio.
ORIANA:
Minha nossa...
DISNEY:
Levei 11 anos para construir Lincoln,
e gastei alguns milhões de dólares.
A figura, em si, não era problema:
O material empregado é uma
espécie de plástico chamado
duraflex, sua consistência é igual
a da pele humana e a flexibilidade
é a mesma. Os olhos são aqueles
que os oculistas implantam nos
cegos, os dentes não passam
de uma simples dentadura.
A dificuldade estava mesmo
em obter movimentos perfeitos,
sobretudo nos músculos faciais,
nos lábios, na língua e nos olhos.
Compreendi que estava muito
mais perto da perfeição quando
uma senhora surda me disse:
“Entendi tudo o que ele dizia
pelos movimentos dos lábios”.
O meu Lincoln é capaz de fazer
48 movimentos com o corpo,
17 movimentos com a cabeça
e, teoricamente, é possível obter
de sua parte 275 mil combinações
de gestos. Mas tem uma falha:
Sabe somente sentar-se e
levantar-se, não anda.
Quero que ele ande.
Levei 11 anos para construir Lincoln,
e gastei alguns milhões de dólares.
A figura, em si, não era problema:
O material empregado é uma
espécie de plástico chamado
duraflex, sua consistência é igual
a da pele humana e a flexibilidade
é a mesma. Os olhos são aqueles
que os oculistas implantam nos
cegos, os dentes não passam
de uma simples dentadura.
A dificuldade estava mesmo
em obter movimentos perfeitos,
sobretudo nos músculos faciais,
nos lábios, na língua e nos olhos.
Compreendi que estava muito
mais perto da perfeição quando
uma senhora surda me disse:
“Entendi tudo o que ele dizia
pelos movimentos dos lábios”.
O meu Lincoln é capaz de fazer
48 movimentos com o corpo,
17 movimentos com a cabeça
e, teoricamente, é possível obter
de sua parte 275 mil combinações
de gestos. Mas tem uma falha:
Sabe somente sentar-se e
levantar-se, não anda.
Quero que ele ande.
E quero construir outros que
andem, falem, ajam e nos
contem o passado
para enviar-nos ao futuro.
Quero Jefferson, Washington,
Platão, Aristóteles,
Homero, Dante, Galileu.
Acha que é uma loucura?
andem, falem, ajam e nos
contem o passado
para enviar-nos ao futuro.
Quero Jefferson, Washington,
Platão, Aristóteles,
Homero, Dante, Galileu.
Acha que é uma loucura?
ORIANA:
Não, não acho. Ontem
estive também em Glendale,
Não, não acho. Ontem
estive também em Glendale,
onde está a fábrica dos seus
robôs, a WED Enterprises. Ela
fundada em 1952?
DISNEY:
Exatamente, minha
senhora, admitimos dezenas
e dezenas de engenheiros,
arquitetos, físicos, químicos,
especialistas em eletrônica,
que e dedicaram aos
meus sonhos para
torná-los realidade.
robôs, a WED Enterprises. Ela
fundada em 1952?
DISNEY:
Exatamente, minha
senhora, admitimos dezenas
e dezenas de engenheiros,
arquitetos, físicos, químicos,
especialistas em eletrônica,
que e dedicaram aos
meus sonhos para
torná-los realidade.
NÃO GOSTAVA DE
DESENHAR. NÃO SE
CONSIDERAVA UM
DESENHAR. NÃO SE
CONSIDERAVA UM
DESENHISTA
ORIANA:
Hmmm... prossiga...
DISNEY:
ORIANA:
Hmmm... prossiga...
DISNEY:
Homens e mulheres, de
aventais brancoss, trabalharam
como cirurgiões entre braços,
pernas, cabeças, que um
dia serão criaturas.
Não pude deixar de pensar
no que isto tem de profano,
mas ao mesmo tempo tem
algo de realmente heroico.
Num canto havia
três esqueletos verdadeiros.
que comprávamos em Calcutá
e no Ceilão para fabricar os
nosos “seres humanos”.
Isto me chocou um pouco:
Aqueles pobres mortos,
pendurados pelo pescoço,
em lugar de descansar
debaixo da terra.
ORIANA:
Não, não acredito...
DISNEY:
aventais brancoss, trabalharam
como cirurgiões entre braços,
pernas, cabeças, que um
dia serão criaturas.
Não pude deixar de pensar
no que isto tem de profano,
mas ao mesmo tempo tem
algo de realmente heroico.
Num canto havia
três esqueletos verdadeiros.
que comprávamos em Calcutá
e no Ceilão para fabricar os
nosos “seres humanos”.
Isto me chocou um pouco:
Aqueles pobres mortos,
pendurados pelo pescoço,
em lugar de descansar
debaixo da terra.
ORIANA:
Não, não acredito...
DISNEY:
Estou dizendo a verdade,
minha cara... Mas depois pensei
que seria uma
coisa maravilhosa que nossos
esqueletos pudessem servir
sempre para ressuscitar alguém,
dar uma ilusão de vida.
Se alguém quiser o meu, quando
estiver pronto, eu o dou.
minha cara... Mas depois pensei
que seria uma
coisa maravilhosa que nossos
esqueletos pudessem servir
sempre para ressuscitar alguém,
dar uma ilusão de vida.
Se alguém quiser o meu, quando
estiver pronto, eu o dou.
CONTINUAM CRIANÇAS
ORIANA:
ORIANA:
(Poucos minutos depois que
me vi assustada com seu
relato sobre cadáveres
e mecanismos fantásticos,
sua filosofia estranha, ele já
estava falando inocente-
mente outra vez:
Novamente parecia ser
uma criança. Esta última parte
do bate-papo aconteceu
num escritório ao qual se chega
passando por uma sala cheia
de prêmios: Centenas de
estatuetas, taças, placas,
medalhas, Oscars colocados
aqui e ali, de qualquer
maneira, em cima dos armários,
nas estantes, nas mesas.
Mas na mesa dele estava
apenas uma estátua ao lado
da fotografia dos netos, o
Oscar que recebeu em 1928,
quando desenhava sozinho).
ORIANA:
O senhor sempre adorou
desenhar?
DISNEY:
me vi assustada com seu
relato sobre cadáveres
e mecanismos fantásticos,
sua filosofia estranha, ele já
estava falando inocente-
mente outra vez:
Novamente parecia ser
uma criança. Esta última parte
do bate-papo aconteceu
num escritório ao qual se chega
passando por uma sala cheia
de prêmios: Centenas de
estatuetas, taças, placas,
medalhas, Oscars colocados
aqui e ali, de qualquer
maneira, em cima dos armários,
nas estantes, nas mesas.
Mas na mesa dele estava
apenas uma estátua ao lado
da fotografia dos netos, o
Oscar que recebeu em 1928,
quando desenhava sozinho).
ORIANA:
O senhor sempre adorou
desenhar?
DISNEY:
Confesso que eu não gostava muito
de desenhar, e quando parei foi
um alívio; na verdade, nem
sou muito bom desenhista.
Os que aprenderam comigo
são bem melhores do que eu.
O que me interessava era
encontrar a criança em cada
um de nós. Como a Disneylândia,
Mickey Mouse não foi concebido
por uma mente infantil.
Surgiu através de um diálogo
com aqueles que eu chamo de
adultos honestos, quer dizer...
aqueles que não se
envergonham de ser substan-
cialmente crianças. Aos seis, aos
dezoito, trinta, sessenta? Se
for honesto, nunca irão ter
vergonha de mostrar o lado
infantil. A curiosidade, o
entusiasmo, a vontade de chorar
e rir são virtudes das crianças.
de desenhar, e quando parei foi
um alívio; na verdade, nem
sou muito bom desenhista.
Os que aprenderam comigo
são bem melhores do que eu.
O que me interessava era
encontrar a criança em cada
um de nós. Como a Disneylândia,
Mickey Mouse não foi concebido
por uma mente infantil.
Surgiu através de um diálogo
com aqueles que eu chamo de
adultos honestos, quer dizer...
aqueles que não se
envergonham de ser substan-
cialmente crianças. Aos seis, aos
dezoito, trinta, sessenta? Se
for honesto, nunca irão ter
vergonha de mostrar o lado
infantil. A curiosidade, o
entusiasmo, a vontade de chorar
e rir são virtudes das crianças.
Um adulto incapaz de ser criança
não pode sentir prazer na vida.
Veja só estes sofisticados,
esses super intelectuais que
quero mandar para o zoológico.
Que prazer eles têm em viver?
Não se entusiasmam com nada,
nada os diverte, estão sempre
entediados, e eles mesmos
são maçantes; preocupam-se
somente com o que pensam
os outros e nunca se sentem
à vontade. Eles levam uma vida
de velhos, uma vida que é uma
migalha de vida. A não ser que
tenham uma dupla existência
e que, escondidos, leiam Mickey
Mouse quando vão fazer pipi.
Charlie também pensa assim,
não pode sentir prazer na vida.
Veja só estes sofisticados,
esses super intelectuais que
quero mandar para o zoológico.
Que prazer eles têm em viver?
Não se entusiasmam com nada,
nada os diverte, estão sempre
entediados, e eles mesmos
são maçantes; preocupam-se
somente com o que pensam
os outros e nunca se sentem
à vontade. Eles levam uma vida
de velhos, uma vida que é uma
migalha de vida. A não ser que
tenham uma dupla existência
e que, escondidos, leiam Mickey
Mouse quando vão fazer pipi.
Charlie também pensa assim,
ORIANA:
Charlie? Que Charlie?
Charlie? Que Charlie?
DISNEY:
Charlie Chaplin, que Charlei
quer que seja? No começo
trabalhei com Charlie: Sempre
escutava seus conselhos porque
era meu ídolo, meu protetor.
Ele me dizia:
Charlie Chaplin, que Charlei
quer que seja? No começo
trabalhei com Charlie: Sempre
escutava seus conselhos porque
era meu ídolo, meu protetor.
Ele me dizia:
“Lembres-se, Walt, que se deve
olhar para as crianças como
possíveis adultos e os adultos
como possíveis crianças.
olhar para as crianças como
possíveis adultos e os adultos
como possíveis crianças.
Devemos dizer coisas claras
para a inteligência de ambos.
Fazê-los rir e depois descansar.
Chorar e depois descansar.
Portanto, quando
me perguntam quem mais me
influenciou, respondo: Charlie
Chaplim. Quando desenhava
Mickey, eu pensava em Carlitos,
esse homenzinho gozado,
corajoso e indefeso.
Mickey Mouse assim como
Carlitos nunca faz malvadezas,
mas faz com que se tenha
esperança. Suas histórias
têm sempre um final feliz.
para a inteligência de ambos.
Fazê-los rir e depois descansar.
Chorar e depois descansar.
Portanto, quando
me perguntam quem mais me
influenciou, respondo: Charlie
Chaplim. Quando desenhava
Mickey, eu pensava em Carlitos,
esse homenzinho gozado,
corajoso e indefeso.
Mickey Mouse assim como
Carlitos nunca faz malvadezas,
mas faz com que se tenha
esperança. Suas histórias
têm sempre um final feliz.
Dizem que não é realista.
Não, não é. A verdade é suja,
e constantemente a sujeira
está por aí em toda parte,
é só procurar.
Também a encontramos
sem procurá-la. Mas não quero
procurar, nem quero encontrá-la.
Eu acredito que, depois da
tempestade, sempre aparece o
arco-íris, eu também preciso dele,
é por isso que quero dá-lo
para todos. Quer seja ou
não ilusão.
Não, não é. A verdade é suja,
e constantemente a sujeira
está por aí em toda parte,
é só procurar.
Também a encontramos
sem procurá-la. Mas não quero
procurar, nem quero encontrá-la.
Eu acredito que, depois da
tempestade, sempre aparece o
arco-íris, eu também preciso dele,
é por isso que quero dá-lo
para todos. Quer seja ou
não ilusão.
Então, dei à todos um parque
onde as flores cantam e onde
os leões não comem ninguém.
Mostro a Cinderela que se
casa com o Príncipe Encantado, e
os dois vivem felizes para sempre.
E o oceano com as sereias – e que
me importa que seja apenas um
lago de poucos metros de
profundidade? Frabrico o Lincoln
que fala em liberdade – e que me
importa que seja apenas
um boneco de duraflex?
onde as flores cantam e onde
os leões não comem ninguém.
Mostro a Cinderela que se
casa com o Príncipe Encantado, e
os dois vivem felizes para sempre.
E o oceano com as sereias – e que
me importa que seja apenas um
lago de poucos metros de
profundidade? Frabrico o Lincoln
que fala em liberdade – e que me
importa que seja apenas
um boneco de duraflex?
Faço um filme sobre Mary Poppins,
que é uma boa moça e canta
com as crianças. E depois, quando
descubro que os homens não
valem muito e que são somente
animais com menos sabedoria
que os outros, então os trato
como se merecessem muito.
Como se merecessem
a paz, inclusive.
ORIANA:
que é uma boa moça e canta
com as crianças. E depois, quando
descubro que os homens não
valem muito e que são somente
animais com menos sabedoria
que os outros, então os trato
como se merecessem muito.
Como se merecessem
a paz, inclusive.
ORIANA:
(O velho homem que é empreário
já está reanimado, seus olhos
brilham alegremente, como se
acabasse de lhe dizer que voltou
aos 20 anos, e que o futuro
é seu. Walt continua):
já está reanimado, seus olhos
brilham alegremente, como se
acabasse de lhe dizer que voltou
aos 20 anos, e que o futuro
é seu. Walt continua):
“- É claro que sou otimista!
Um otimista bastante esclarecido
por saber que o progresso
consiste em dois passos para
a frente e um passo para trás:
E esse passo para trás não
quer dizer que o progresso
não existe. Da mesma maneira
que o bem existe.
Um otimista bastante esclarecido
por saber que o progresso
consiste em dois passos para
a frente e um passo para trás:
E esse passo para trás não
quer dizer que o progresso
não existe. Da mesma maneira
que o bem existe.
Sim, existe! Há muita ruindade no
mundo, uma ruindade inevitável,
às vezes necessária.
mundo, uma ruindade inevitável,
às vezes necessária.
NÃO TINHA MEDO DA
PÓLVORA, DA BOMBA OU
DOS FOGUETES
PÓLVORA, DA BOMBA OU
DOS FOGUETES
DISNEY:
Mas também há o bem. Tudo o que
me aconteceu foi para o bem: estava
preocupado porque só tinha duas
filhas, nenhum filho; mas eis
que as filhas se casam e me
deram dois genros que são dois
filhos ótimos. Estava aflito, porque,
com a chegada do cinema falado,
os desenhos animados não
interessavam mais a ninguém,
e eis que aplico o som também e
todo mundo se apaixona pelos
bonecos que falam.
Fiquei desesperado porque
depois da guerra, ninguém
sentia atração pelos desenhos
animados, passei por épocas
péssimas, e eis que faço um
filme sobre animais e todo
mundo começa a gostar
deles e dos animais.
Aqueles que entregam os prêmios
pela paz olham o bem como se
fosse algo excepcional: Eu não,
porque estou convencido de
que o bem é a base de tudo.
Se não percebemos isto, é porque
se faz muita propaganda do mal:
Quem violenta uma moça ou bate
na mãe está sempre nos jornais;
quem salva a moça e respeita a
mãe nunca tem o nome nos
jornais; o bom samaritano nunca
é notícia. Mas eles existem e,
graças a eles, o mundo
consegue melhorar: Já não é
melhor do que há 500 ou
5 mil anos?
Não somos homens mais livres,
mais dignos do que éramos a
500 ou 5 mil anos atrás?
Eu tenho confiança no futuro.
E não temo a pólvora,
a nitroglicerina do senhor Nobel,
a bomba, os foguetes.
Devemos usar a pólvora, a
nitroglicerina, a bomba, os
foguetes, e tudo o mais, para
nos transformarmos,
para ir onde queremos, onde os
sonhos, as ilusões e as fábulas
nos levam! O importante é não
envelhecer nunca.
ORIANA:
me aconteceu foi para o bem: estava
preocupado porque só tinha duas
filhas, nenhum filho; mas eis
que as filhas se casam e me
deram dois genros que são dois
filhos ótimos. Estava aflito, porque,
com a chegada do cinema falado,
os desenhos animados não
interessavam mais a ninguém,
e eis que aplico o som também e
todo mundo se apaixona pelos
bonecos que falam.
Fiquei desesperado porque
depois da guerra, ninguém
sentia atração pelos desenhos
animados, passei por épocas
péssimas, e eis que faço um
filme sobre animais e todo
mundo começa a gostar
deles e dos animais.
Aqueles que entregam os prêmios
pela paz olham o bem como se
fosse algo excepcional: Eu não,
porque estou convencido de
que o bem é a base de tudo.
Se não percebemos isto, é porque
se faz muita propaganda do mal:
Quem violenta uma moça ou bate
na mãe está sempre nos jornais;
quem salva a moça e respeita a
mãe nunca tem o nome nos
jornais; o bom samaritano nunca
é notícia. Mas eles existem e,
graças a eles, o mundo
consegue melhorar: Já não é
melhor do que há 500 ou
5 mil anos?
Não somos homens mais livres,
mais dignos do que éramos a
500 ou 5 mil anos atrás?
Eu tenho confiança no futuro.
E não temo a pólvora,
a nitroglicerina do senhor Nobel,
a bomba, os foguetes.
Devemos usar a pólvora, a
nitroglicerina, a bomba, os
foguetes, e tudo o mais, para
nos transformarmos,
para ir onde queremos, onde os
sonhos, as ilusões e as fábulas
nos levam! O importante é não
envelhecer nunca.
ORIANA:
E quando Walt Disney não viver mais?
DISNEY:
É uma coisa que em pergunto
sempre, e sempre me respondo
que ainda tenho tudo o que tinha
quando nasci, menos as
amígdalas...
Portanto, hei de durar mais
um pouco. É necessário, minha
cara, necessário: Tenho tantas
coisinhas para fazer ainda. Devo
construir ainda duas cidades: Já
comprei o terreno. Uma cidade
de inverno nas montanhas
cheias de sequóias, entre São
Francisco e Los Angeles, eu
gosto de esquiar... E uma
cidade de veraneio, em Orlando,
na Flórida. Esta se chamará
Disneylândia, e veja que ideia:
Divido-a em duas partes.
Numa, coloco o Hoje, na
outra, o Amanhã, e...
É uma coisa que em pergunto
sempre, e sempre me respondo
que ainda tenho tudo o que tinha
quando nasci, menos as
amígdalas...
Portanto, hei de durar mais
um pouco. É necessário, minha
cara, necessário: Tenho tantas
coisinhas para fazer ainda. Devo
construir ainda duas cidades: Já
comprei o terreno. Uma cidade
de inverno nas montanhas
cheias de sequóias, entre São
Francisco e Los Angeles, eu
gosto de esquiar... E uma
cidade de veraneio, em Orlando,
na Flórida. Esta se chamará
Disneylândia, e veja que ideia:
Divido-a em duas partes.
Numa, coloco o Hoje, na
outra, o Amanhã, e...
Senhores de Estocolmo
(se referindo aqueles que
dão o Prêmio Nobel),
austeros senhores que
nunca ouviram uma flor cantar,
nunca voaram igual Peter Pan,
nunca viram uma sereia,
nunca choraram
em frente de um robô, nunca
riram com os Três Porquinhos,
nunca usaram um esqueleto
para fazer o bem, senhores de
Estocolmo, entreguem-lhe o
Prêmio Nobel, deve ter dito
alguém. Contemplem Walter Elias
Disney, que mora em Los Angeles,
Estados Unidos. Mesmo que ele não
o queira. Mesmo que depois,
com o prêmio, ele faça um
barquinho e vá brincar
com ele na banheira.
(se referindo aqueles que
dão o Prêmio Nobel),
austeros senhores que
nunca ouviram uma flor cantar,
nunca voaram igual Peter Pan,
nunca viram uma sereia,
nunca choraram
em frente de um robô, nunca
riram com os Três Porquinhos,
nunca usaram um esqueleto
para fazer o bem, senhores de
Estocolmo, entreguem-lhe o
Prêmio Nobel, deve ter dito
alguém. Contemplem Walter Elias
Disney, que mora em Los Angeles,
Estados Unidos. Mesmo que ele não
o queira. Mesmo que depois,
com o prêmio, ele faça um
barquinho e vá brincar
com ele na banheira.
ORIANA:
O senhor merece, por tudo o
que tem feito...
DISNEY:
Será? Isto aconteceu há algum
tempo. Um menino me reconheceu e
correu de mim e disse:
tempo. Um menino me reconheceu e
correu de mim e disse:
- Não é você que desenha Mickey Mouse?
- Oh, não. Há muitos anos que não
desenho mais, expliquei.
- Mas então é você que inventa os jogos,
as brincadeiras, e tudo mais?
as brincadeiras, e tudo mais?
- Não, não faço. Nem isso eu faço agora,
respondi.
respondi.
- Mas então, que é que você faz?
Cocei o bigode, agachei-me
ao lado do menino e respondi:
- Veja bem, cada um de nós se parece
com um animal. Eu acho que me
pareço com uma abelha
que voa de flor em flor, procurando
alimento. Para mim, as ideias são
esse alimento. Quando o encontro,
levo-o para os outros, e
eles fazem o mel. Entendeu?
- Não – disse-me o menino. E foi embora
sem nada compreender. Todos vão
embora sem compreender.
embora sem compreender.
ORIANA:
(Em um gênio encerra sempre um
mistério, algo que as pessoas
comuns não alcançam, e acho
que é por isso ele é um gênio.
Como se pudesse de algum jeito,
aquele que criou as máquinas
modernas (o homem,) reinventar
as fábulas, devolver-nos a
infância e as ilusões.
Aquele que, divertindo-nos,
instruindo-nos, comovendo-nos,
cantou os animais e o vento, as
montanhas e o fogo,
os homens e o mar, a história e
a vida, e que tornou a
fantasia realidade.
Alguns julgam-no um homem
de negócios. Outros o chamam
de artista, ou educador,
de negócios. Outros o chamam
de artista, ou educador,
inventor, naturalista ou filósofo.
Ray Brudbury, famoso escritor de
ficção científica e histórias insólitas,
disse:
Eu acho que Diney é uma pessoa
representativa de nossa época.
Sua influência se fará sentir
por muitos séculos.
O inglês David Low foi mais longe:
Para mim, Disney é um novo
Leonardo da Vinci.
Seu irmão, Roy Disney, o
definiu assim:
Walt Disney é Mickey Mouse.
Aquele ratinho é seu autoretrato.
Até hoje ele recebeu 90 prêmios.
A Universidade de Yale e a de
Harvard lhe entregaram
A Universidade de Yale e a de
Harvard lhe entregaram
o título de Doutor Honoris
Causa; sete escolas da América
têm seu nome Hitler o odiava
e Roosevelt o amava.
Kruschev (antigo líder soviético)
se zangou quando não
pode visitar a Disneylândia
e o rei da Tailândia
gaguejou quando o
encontrou e disse:
encontrou e disse:
"Estou tão emocionado, majestade,
quero dizer, Sir, estou tão sem jeito...
Eu cresci junto com Mickey".
ORIANA:
(Acho que agora todos compreendem
(Acho que agora todos compreendem
porque o indicaram, naquele ano,
ao Prêmio Nobel da Paz.
E porque fui a Burbank,
E porque fui a Burbank,
saber o que pensa de tudo isso
Walter Elias Disney, que nasceu em
Chicago, filho de um marceneiro).
Autodidata, Walt cursou apenas
a escola primária, morrendo
de sono, porque toda manhã,
às três e meia, levantava e até
a escola primária, morrendo
de sono, porque toda manhã,
às três e meia, levantava e até
as sete vendia jornais. Trabalhava
toda madrugada. O garoto não sabia
o significado da palavra brincar.
o significado da palavra brincar.
Também nunca teve um
brinquedo.
Walter Elias Disney nasceu e foi
criado em Chicago e se tornou um
típico self-made man.
Cursou por dois anos a Kansas
City Art School, mas
interrompeu o curso quando tinha
16 anos e decidiu se oferecer como
voluntário para dirigir ambulâncias
da Cruz Vermelha durante a Primeira
Grande Guerra Mundial.
Depois da guerra começou a
trabalhar para um estúdio
de arte e foi lá que conheceu Ub
Iwerks (o artista que criou o visual
de Mickey). Ub se tornou seu amigo
e sócio por toda a vida.
Com a experiência que Walt
tinha obtido fazendo filmes de
animação para uma agência
de publicidade e uma
ajuda financeira de seu
irmão Roy, Walt abriu uma
ajuda financeira de seu
irmão Roy, Walt abriu uma
pequena empresa para fazer
desenhos animados.
O camundongo Mickey Mouse
foi sua maior criação.
Foi Mickey Mouse que deu
origem ao futuro e poderoso
império, que foi criado com
muita luta, garra e perseverança
Inúmeras dificuldades foi
preciso suplantar.
império, que foi criado com
muita luta, garra e perseverança
Inúmeras dificuldades foi
preciso suplantar.
Mas Mickey, por
fim, venceu a batalha e se tornou
um os grandes ícones mundiais
dos veículos de comunicação.
fim, venceu a batalha e se tornou
um os grandes ícones mundiais
dos veículos de comunicação.
Copyright 2017\ Tony Fernandes\Redação\
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