Como
um legítimo rato de: bancas de jornais, sebos,
livrarias e bibliotecas e
Internet, vivo fuçando.
E foi nessas minhas peregrinações que acabei
encontrando uma revista, cujo tema é farwest, que
eu juro que não me lembrava.
Lembro-me bem de
que no passado saiam muitas revistas românticas
de fotonovelas
(inclusive os Maldonados –
O Casal 20 das HQs, que ganharam fama letrerando
balões também foram atores dessas fotonovelas) e
até de aventuras como Antar e
outros títulos que
cheguei a colecionar, quando eu era garoto.
Mas, o título
que encontrei (duas edições uma de
1971 e outra de 1972) foram editados pela
Rio Gráfica
e Editora e apresentavam filmes de westerns em
formas de
fotonovelas. Daí resolvi escrever essa
matéria e compartilhar com os
amigos...
RINGO
– FOTOAVENTURAS
Impressas
em preto e branco e traziam a tarja
“Desaconselhável para Menores de 16 anos!”
Na edição # 10 há um pôster de Anthony Steffen
e na # 17 há um pôster de
Richard Widmark
uma gama de filmes de westerns
que fizeram muito sucesso.
Dentre eles surgiram clássicos como No Tempo da
Diligência,
Sete Homens e Um Destino, Forte Apache e outros.
Devido ao sucesso
nas telonas os filmes de bang-bang
também foram levados para a TV, como:
Bonanza, Big Valley, Gunsmoke, Chaparral, O Homem de Virginia etc.
De repente, Hollywood começou a produzir cada vez
menos filmes épicos. Foi nesse período que os italianos decidiram resgatar o quase falido cinema de western e obtiveram um grande sucesso. Curiosamente alguns atores parecem ter nascido para
De repente, Hollywood começou a produzir cada vez
menos filmes épicos. Foi nesse período que os italianos decidiram resgatar o quase falido cinema de western e obtiveram um grande sucesso. Curiosamente alguns atores parecem ter nascido para
estrelar essas antigas películas sobre o velho Oeste, como:
Gary Cooper,
John Wayne, Clint Eastwood, Charles
Mas,
um desses atores só conseguiu obter
sucesso quando foi para a Itália. Seu nome
é...
CLINT
EASTWOOD
O jovem Clint Eastwood teve que
se transferir para o
cinema italiano para que Hollywood reconhecesse o seu
talento. Apesar dele ser um tipo alto, esguio, violento por natureza,
ter boa
pontaria e ser hábil montando um cavalo os
diretores de filmes de Hollywood
jamais sonharam
em escalá-lo para um papel de destaque em filmes de westerns.
Com o
passar do tempo, após realizar diversos filmes do gênero produzidos por
italianos, Clint começou a chamar a atenção dos produtores de seu país. Assim,
ele passou a ser disputado avidamente por diretores italianos e americanos
e
acabou se tornando um dos grandes nomes
dos filmes de faroeste.
FILHO
REBELDE
Clint,
desde criança, foi um filho problemático.
Odiava obedecer ordens, recusava-se a
trabalhar e estudar,
adorava arrumar confusão e vivia dando dor de cabeça para
seus pais. Fugiu de casa umas vinte vezes.
Aos 19 anos
participou de um rodeio, onde se deu bem. Sua participação
nesse evento revelou uma grande habilidade para montar e isso chamou a atenção
de um produtor de TV que o convidou para participar de uma serie que fazia
muito sucesso na
TV americana: Rawhide (nunca foi exibida no Brasil).
Porém, serie era de péssima categoria e os salários
pagos eram aviltantes. Mesmo assim,
TV americana: Rawhide (nunca foi exibida no Brasil).
Porém, serie era de péssima categoria e os salários
pagos eram aviltantes. Mesmo assim,
o jovem ator decidiu aceitar a proposta indecente.
Rawhide
era um seriado cujo pano de fundo era o velho
oeste, mas que era dirigido as
crianças. Aos poucos
Clint começou a cair nas graças das crianças e adultos
que
assistiam a serie. Ele tinha um jeitão viril, seu semblante
de durão, suas
atitudes de coragem e seu jeito destemido, rapidamente começou a despertar a
paixão das mulheres.
De repente, centenas de cartas de telespectadoras
apaixonadas passaram a ser recebidas por Clint, diariamente.
Porém,
a rebeldia congênita daquele jovem ator, entretanto,
se tornara um grande
empecilho para sua carreira.
Alguns diretores afirmavam não tolerar seu jeitão
imponente.
Apesar de se esforçar para ser simpático na esperança
de conseguir
um papel de destaque os diretores
só o chamava para papéis secundários, de pouca
expressão.
VIVIA
MORRENDO EM CENA
O
convite para participar de um seriado da TV, que
inicialmente o deixara
entusiasmado aos poucos foi
decepcionando-o porque seus diretores insistiam em
limitar seus talentos. Assim, Clint Eastwood decidiu tentar
melhor sorte no
cinema. Durante um bom tempo ralou
batendo de porta em porta dos diversos
estúdios.
Mas, em Hollywood foi outra decepção, pois ali ele
também não
encontrou nenhum diretor ou produtor
que lhe desse um papel de destaque.
A
situação estava ficando complicada.
Clint decidiu arrumar um emprego qualquer
para sobreviver e nas horas vagas continuou
a visitar os estúdios cinematográficos.
Certo dia, decidiu aceitar papéis pouco
para sobreviver e nas horas vagas continuou
a visitar os estúdios cinematográficos.
Certo dia, decidiu aceitar papéis pouco
expressivos onde
aparecia apenas por um minuto, fazendo
papéis de bandidos, que rapidamente eram
eliminados.
Apesar de ter o biótipo típico de mocinho de filmes de
westerns,
saber manejar bem uma rama e cavalgar como
ninguém, ninguém acreditava sem seus
dotes artísticos
e isso o irritava profundamente. Vivia morrendo nessas
películas, sempre vitimado sempre por uma bala
disparada da arma do galã
principal.
Farto
de morrer e indignado por ninguém reconhecer
seu talento e lhe dar uma
oportunidade, Clint se tornou
agressivo. Vivia brigando com o pessoal dos estúdios
e com isso passou a ser hostilizado e indesejado
nos bastidores de Hollywood.
agressivo. Vivia brigando com o pessoal dos estúdios
e com isso passou a ser hostilizado e indesejado
nos bastidores de Hollywood.
SALVO
PELO CASAMENTO
Ao
conhecer Maggie, uma loira maravilhosa que
ganhava a vida como manequim, se
apaixonou.
Ele era explosivo, ela era o oposto, completamente dócil.
Com o
tempo eles se casaram e foi graças a essa mulher que
a carreira de Clint veio a
deslanchar rumo a fama.
Certo
dia, o diretor Sergio Leone convidou Clint para ir
filmar na Itália um filme de
western. Italianos fazendo filmes
sobre o velho oeste Selvagem? De imediato, o ator
achou estranho aquilo e aquele convite.
Estava disposto a declinar da proposta. Porém, Maggie,
ciente das inimizades que seu marido tinha conseguido
na Meca do Cinema, acabou o convencendo a encarar o desafio.
sobre o velho oeste Selvagem? De imediato, o ator
achou estranho aquilo e aquele convite.
Estava disposto a declinar da proposta. Porém, Maggie,
ciente das inimizades que seu marido tinha conseguido
na Meca do Cinema, acabou o convencendo a encarar o desafio.
Afinal, o que ele
tinha a perder? Acabou aceitando o estranho
convite e rumou para a Itália.
Durante muitos anos Gary Cooper, que se
consagrou
estrelando diversos filmes de westerns, foi considerado,
pelo mundo
afora, o cowboy Mor, que além de agradar
os
homens deixava as mulheres malucas. Assim que os
primeiros filmes feitos por
Clint, na Itália, começaram a
ser exibidos em diversas partes do mundo, ele
passou a ser considerado por boa parte do público e dos críticos como
o novo
Gary Cooper, apesar dele jamais aceitar tal comparação.
Gradativamente Clint
Eastwood foi se destacando nesse
gênero de filmes que levavam milhares de
pessoas de ambos os sexos aos cinemas. Pouco tempo depois, segundo os críticos
italianos, o nome dele estava na lista dos grandes astros
de películas de bang-bangs,
como: John Wayne, Charles Bronson,
Gary Cooper, Giuliano Gema, Anthony Steffen
e outros bambas.
Foigraças ao cinema italiano, que lhe deu bons papéis, boas
oportunidades que ele pode demonstrar todo o seu talento.
E também foi graças a isso que Hollywood acabou
reconhecendo-o como um grande astro. Há quem afirme que
alguns diretores americanos chegaram até a declarar
que estavam arrependidos por não terem dado para
Clint uma oportunidade.
Foigraças ao cinema italiano, que lhe deu bons papéis, boas
oportunidades que ele pode demonstrar todo o seu talento.
E também foi graças a isso que Hollywood acabou
reconhecendo-o como um grande astro. Há quem afirme que
alguns diretores americanos chegaram até a declarar
que estavam arrependidos por não terem dado para
Clint uma oportunidade.
POR UM
PUNHADO DE DÓLARES
Clint
surgiu pela primeira vez na produção italiana
chamada Por Um Punhado de Dólares,
filme que por meses a fio permaneceu em cartaz em toda Europa. Nessa incrível
produção dirigida por Sergio Leone, Clint deu um show de interpretação.
Nele, ele viveu o papel de Joe, um sanguinário caçador de
bandidos que, fingindo-se de bêbado, conseguiu liquidar seis adversários, para resgatar a mocinha. Foi após a exibição
desse filme que sua carreira, por fim, começou a deslanchar.
Em curto espaço de tempo, Clint Eastwood se tornou um
megastar de filmes de western. Após o retumbante sucesso
que o filme Por um Punhado de Dólares fez por toda a Europa, rapidamente diversos distribuidores americanos se
prontificaram a distribuir a bem sucedida película.
Nele, ele viveu o papel de Joe, um sanguinário caçador de
bandidos que, fingindo-se de bêbado, conseguiu liquidar seis adversários, para resgatar a mocinha. Foi após a exibição
desse filme que sua carreira, por fim, começou a deslanchar.
Em curto espaço de tempo, Clint Eastwood se tornou um
megastar de filmes de western. Após o retumbante sucesso
que o filme Por um Punhado de Dólares fez por toda a Europa, rapidamente diversos distribuidores americanos se
prontificaram a distribuir a bem sucedida película.
TRÊS
HOMENS EM CONFLITO
(Título
no Brasil)
Nesse
outro filme, Clint cavalga e luta pelas planícies do
velho oeste, deixando
atrás de si a fama de ágil atirador
e vítimas de sua certeira pontaria. Em A
Marca da Força,
esse excelente ator interpreta um cidadão que é nomeado
xerife
e que tem como meta principal cumprir o seu dever,
até o dia em que consegue se
vingar de homens que tentaram linchá-lo no passado.
TRAGAM
ESSE ATOR DE
VOLTA À AMÉRICA
Graças
ao estrondoso sucesso alcançado pelos filmes
estrelados por Clint Eastwood,
produzidos na Itália, os
produtores e diretores de Hollywood o chamaram de volta.
Afinal, ele
tinha ganhado status de megastar e com isso
passou a estrelar papéis relevantes
em filmes americanos
e a faturar alto. Sua vida mudou radicalmente. Passou a
ser altamente requisitado, para fazer filmes, dar palestras
e participar de
inúmeros eventos. Suas atividades artísticas
eram dividas entre Milão e
Hollywood. Raramente tinha
tempo para desfrutar de seu belo rancho em Sherman
Oaks,
Na
América, Clint fez um filme que foi campeão de bilheteria:
Meu Nome é Coogan.
Nele contracenou com Richard Burton, respeitável ator que, segundo alguns,
exigiu que Clint
participa-se do filme e que Elisabeth Taylor fez questão de
acompanhar as filmagens, para conhecer pessoalmente
esse novo grande astro do
cinema mundial.
Clint
Eastwood até hoje é considerado um dos grandes
astros do cinema de western e
seu nome está marcado
de forma indelével na lembrança de sues fãs e nos
incríveis filmes realizados por ele.
UM
BRASILEIRO TAMBÉM SE
DESTACOU
NOS VELHOS
nos chamados westerns
spaghettis, era uma espécie de
John Wayne a parmezziana. Apesar do tremendo
sucesso
que ele fez intrepretando o papel de mocinho nos filmes
de cowboy, na
época pouca gente sabia que aquele rapaz
de bela estampa e cara de durão era
brasileiro
(carioca de coração). Seu nome eral era Antônio de Teffé.
Ele
era filho de um diplomata Manuel de Teffé e enteado
da famosa Dana de Teffé.
Antônio (Anthony) nasceu em
Roma, onde morava seu pai trabalhando para o
governo
do Brasil. Porém, o menino foi registrado
no consulado brasileiro.
ATRAÍDO
POR CINEMA
Desde
sua juventude se interessou pelas artes
em geral e, especialmente, pelo cinema.
Segundo consta, aos 14 anos ele fundou em Roma
um cineclube do qual fazia parte, entre outros, o jovem
Vittorio De Sica, que anos depois ganharia fama
em geral e, especialmente, pelo cinema.
Segundo consta, aos 14 anos ele fundou em Roma
um cineclube do qual fazia parte, entre outros, o jovem
Vittorio De Sica, que anos depois ganharia fama
internacionalmente como um competente
diretor cinematográfico.
diretor cinematográfico.
Aos 17
anos, Anthony foi trabalhar como
assistente de direção e, segundo afirmava,
jamais pensou em se tornar um astro de cinema.
Almejava, no máximo, chegar a
diretor.
COISA
DO DESTINO
Porém
ele começou a chamar a atenção dos
diretores italianos por sua boa aparência,
por ter
um físico atraente, sua altura (um metro e noventa),
e por ser extremamente simpático. Graças a esses
atributos natos foi convidado para participar de um filme.
e por ser extremamente simpático. Graças a esses
atributos natos foi convidado para participar de um filme.
“Para
ser franco, não acreditei que passasse do
primeiro filme... Mas, como minha
maior ambição
era ser diretor de cinema e tentar carreira no
teatro , achei que aparecer, uma vez ao
menos, do outro
lado da câmera, seria uma experiência
válida!”, declarou Anthony em de entrevistas
concedidas no Brasil e na Itália.
,
Quando
a guerra terminou o cinema de western Made
in Italy ganhou mais força. Porém,
os críticos de cinema
de todo o mundo e especialmente os americanos não
levavam
a sério os filmes do gênero produzidos em Cinecittà,
que eram considerados
meras paródias dos clássicos
produzidos na América. Entretanto, o realismo
exibido
nos filmes italianos acabou conquistando os apreciadores
do gênero por
todo o mundo. Se os críticos torciam
o nariz, os produtores da Itália estavam pouco se lixando.
Na verdade, nem davam ouvidos a esses críticos
severos, porque estavam cientes de que tinham
descoberto uma verdadeira mina de ouro.
Estavam faturando alto.
o nariz, os produtores da Itália estavam pouco se lixando.
Na verdade, nem davam ouvidos a esses críticos
severos, porque estavam cientes de que tinham
descoberto uma verdadeira mina de ouro.
Estavam faturando alto.
UM
SUJEITO DE SORTE
Ao
contrário de outros atores que começaram no cinema
fazendo pequenas “pontas” ou tendo que implorar por
uma chance, esse jovem ator brasileiro começou
estrelando um filme de western ao lado de Lúcia
Bosé e Isa Miranda. Seu primeiro filme foi
Os Revoltosos (Gli Sbandati, em italiano), dirigido
por Marzelli. Esse filme fez um sucesso absoluto
no Festival de Veneza daquele ano (1954), quando o
rapaz recebeu o prêmio de Melhor Ator Jovem do ano.
fazendo pequenas “pontas” ou tendo que implorar por
uma chance, esse jovem ator brasileiro começou
estrelando um filme de western ao lado de Lúcia
Bosé e Isa Miranda. Seu primeiro filme foi
Os Revoltosos (Gli Sbandati, em italiano), dirigido
por Marzelli. Esse filme fez um sucesso absoluto
no Festival de Veneza daquele ano (1954), quando o
rapaz recebeu o prêmio de Melhor Ator Jovem do ano.
Depois
dessa honraria, mesmo assim ele continuou
a trabalhar como diretor. Porém, surgiu outro convite
para atuar e ele não hesitou. Anthony Steffen
(Antônio de Teffé ), pela segunda vez, apareceu
num filme ao lado de Ivone de Carlo e
Sophia Loren (esta última, foi uma bela e sensual
atriz nascida e criada nas favelas de Nápoles,
naquela época ela ainda
não era famosa, tanto que ganhava apenas
um milhão de liras italianas por filme).
a trabalhar como diretor. Porém, surgiu outro convite
para atuar e ele não hesitou. Anthony Steffen
(Antônio de Teffé ), pela segunda vez, apareceu
num filme ao lado de Ivone de Carlo e
Sophia Loren (esta última, foi uma bela e sensual
atriz nascida e criada nas favelas de Nápoles,
naquela época ela ainda
não era famosa, tanto que ganhava apenas
um milhão de liras italianas por filme).
TOMOU
GOSTO PELA COISA
Outros
convites, de repente, começaram a surgir e o jovem
ator passou a atuar em filmes de diversos gêneros. Com Isabel
Corey, ele fez Afrodite, Deusa do Amor,; com Micheline Presle,
atuou em Les Amants Du Château Amudit; novamente com Isa Miranda, fez Città di Noite e com Marisa Allasio, As Colegiais.
ator passou a atuar em filmes de diversos gêneros. Com Isabel
Corey, ele fez Afrodite, Deusa do Amor,; com Micheline Presle,
atuou em Les Amants Du Château Amudit; novamente com Isa Miranda, fez Città di Noite e com Marisa Allasio, As Colegiais.
Quando
a guerra eclodiu, Anthony decidiu participar da
resistência italiana, refugiou-se nas montanhas.
Ali, aprendeu a atirar e a bancar o durão. Sem querer,
ou estar ciente, estava se preparando para uma nova
fase de sua vida: estrelar filmes de westerns.
resistência italiana, refugiou-se nas montanhas.
Ali, aprendeu a atirar e a bancar o durão. Sem querer,
ou estar ciente, estava se preparando para uma nova
fase de sua vida: estrelar filmes de westerns.
FILMES
ITALIANOS
VERSUS
AMERICANOS
Quando
os italianos resolveram produzir filmes de western
para concorrer com as fitas produzidas em Hollywwod,
a primeira providência que tomaram foi arranjar nomes
americanos para seus atores. Os filmes também eram
dublados, para evitar que os cowboys e xerifes falassem
com sotaque italiano.
para concorrer com as fitas produzidas em Hollywwod,
a primeira providência que tomaram foi arranjar nomes
americanos para seus atores. Os filmes também eram
dublados, para evitar que os cowboys e xerifes falassem
com sotaque italiano.
Foi
assim que o nosso Antônio de Teffé acabou virando
o grande astro desse gênero Anthony Steffen.
Com esse nome ele interpretou Django, Ringo e
outros personagens.
o grande astro desse gênero Anthony Steffen.
Com esse nome ele interpretou Django, Ringo e
outros personagens.
Depois
de Per um Punho di Dollari
(Por Um Punhado de Dólares), título que foi profético, pois rendeu também muitos dólares, os filmes do gênero produzidos na Itália fizeram muito sucesso por um bom tempo. Anthony Steffen ganhou notoriedade e até hoje é considerado um dos grandes astros do western spagetthi.
(Por Um Punhado de Dólares), título que foi profético, pois rendeu também muitos dólares, os filmes do gênero produzidos na Itália fizeram muito sucesso por um bom tempo. Anthony Steffen ganhou notoriedade e até hoje é considerado um dos grandes astros do western spagetthi.
OUTROS
FILMES REALIZADOS
PELO
BRASILEIRO:
Pouco
Dólares para Django, Dólares Ensanguentados,
Um Trem para Durango, Disputa Sangrenta, O Pistoleiro
Marcado por Deus. Ação, suspense, tiroteios e sopapos são as marcas registradas dessas películas que têm um realismo impressionante. Apesar desse ator ter ficado rico com a
arma na mão, ele sempre foi um cidadão pacato e discreto.
Filho de diplomata, frequentava as altas rodas da sociedade
romana. Morou num dos bairros mais luxuosos de Roma,
ao lado de Giulieta Massima. Seu nome sempre esteve ligado a eminentes figuras da dolce vitta italiana.
Um Trem para Durango, Disputa Sangrenta, O Pistoleiro
Marcado por Deus. Ação, suspense, tiroteios e sopapos são as marcas registradas dessas películas que têm um realismo impressionante. Apesar desse ator ter ficado rico com a
arma na mão, ele sempre foi um cidadão pacato e discreto.
Filho de diplomata, frequentava as altas rodas da sociedade
romana. Morou num dos bairros mais luxuosos de Roma,
ao lado de Giulieta Massima. Seu nome sempre esteve ligado a eminentes figuras da dolce vitta italiana.
Foi
noivo da famosa estrela Franca Bettoya, filha do
Rei dos Hotéis de Roma, com quem visitou o Brasil.
Há quem afirme que ele teve um romance com
Michele Mercier e outras estrelas famosas da época.
Rei dos Hotéis de Roma, com quem visitou o Brasil.
Há quem afirme que ele teve um romance com
Michele Mercier e outras estrelas famosas da época.
DON
JUAN TUPINIQUIM?
O
nosso Django, entretanto, quando questionado
por repórteres sobre esses possíveis romances s
e limitava a sorrir. Preferia falar sobre sua vida e
sobre seu hobby: o automobilismo. Anthony também
se revelou um bom pintor amador, de estilo moderno
e chegou a expor suas obras na Feira da Via Margarita,
que se realizava anualmente em Roma.
por repórteres sobre esses possíveis romances s
e limitava a sorrir. Preferia falar sobre sua vida e
sobre seu hobby: o automobilismo. Anthony também
se revelou um bom pintor amador, de estilo moderno
e chegou a expor suas obras na Feira da Via Margarita,
que se realizava anualmente em Roma.
os partisans que lutavam pela liberdade da
Itália,
ele contava bem humorado sua aventura carioca:
quando numa das vezes em que esteve no Rio
de Janeiro, ficou preso no bondinho do Pão de
Açúcar, cujo cabo tinha partido. Na ocasião portou-se
como um verdadeiro herói, colaborando no resgate dos companheiros de viagem. Sua calma e bom humor
foram de suma importância nesse incidente
que durou por cerca de doze horas.
ele contava bem humorado sua aventura carioca:
quando numa das vezes em que esteve no Rio
de Janeiro, ficou preso no bondinho do Pão de
Açúcar, cujo cabo tinha partido. Na ocasião portou-se
como um verdadeiro herói, colaborando no resgate dos companheiros de viagem. Sua calma e bom humor
foram de suma importância nesse incidente
que durou por cerca de doze horas.
Por ironia, em suas entrevistas ele sempre
declarou que não suportava o barulho provocado
pelos disparos das armas dos filmes de bang-bang.
Sempre afirmou que só fazia esse tipo de filmes
por interesse financeiro. Apesar do sucesso
alcançado nas telonas, ele se dizia frustrado
porque sempre sonhara em se tornar célebre
no mundo do teatro.
Chegou
mesmo a interpretar Pirandello.
Mas, não foi possível levar a carreira de ator
de teatro avante.
Mas, não foi possível levar a carreira de ator
de teatro avante.
Anthony
Steffen até hoje é lembrado pelo pessoal
da velha guarda como um dos grandes atores
do cinema de western. Esse mocinho
ítalo-americano-carioca, jamais renegou
sua origem ou esqueceu sua língua-mãe.
Adorava ler Eça de Queiroz. Normalmente,
atuava como cicerone para as garotas
brasileiras que visitavam a Itália.
Por Tony Fernandes\estúdios Pégasus Redação -
Uma Divisão da Pégasus Publicações Ltda -
S. Paulo - SP - Brasil
Copyright 2015 - Todos os Direitos Reservados
OBS: As imagens contidas nessa matéria são
de propriedade de seus autores ou representantes
legais. São de cunho meramente ilustrativas.
da velha guarda como um dos grandes atores
do cinema de western. Esse mocinho
ítalo-americano-carioca, jamais renegou
sua origem ou esqueceu sua língua-mãe.
Adorava ler Eça de Queiroz. Normalmente,
atuava como cicerone para as garotas
brasileiras que visitavam a Itália.
Por Tony Fernandes\estúdios Pégasus Redação -
Uma Divisão da Pégasus Publicações Ltda -
S. Paulo - SP - Brasil
Copyright 2015 - Todos os Direitos Reservados
OBS: As imagens contidas nessa matéria são
de propriedade de seus autores ou representantes
legais. São de cunho meramente ilustrativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário