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Essa
matéria é uma homenagem póstuma a um
dos grandes gênios da arte seqüencial e do
mundo da animação do Século XX.
Um homem que dominou magistralmente a
técnica do claro e escuro – nas HQs - e que
implantou um estilo sintetizado que
acabou influenciando muita gente.
Desenhou inúmeras séries de
histórias em quadrinhos.
Esse desenhista estiloso, virtuoso e talentoso,
também influenciou muita gente da área da
animação quando trabalhou com os
personagens da Hanna-Barbera.
Confiram o texto a seguir e saiba
mais sobre o genial mestre...
dos grandes gênios da arte seqüencial e do
mundo da animação do Século XX.
Um homem que dominou magistralmente a
técnica do claro e escuro – nas HQs - e que
implantou um estilo sintetizado que
acabou influenciando muita gente.
Desenhou inúmeras séries de
histórias em quadrinhos.
Esse desenhista estiloso, virtuoso e talentoso,
também influenciou muita gente da área da
animação quando trabalhou com os
personagens da Hanna-Barbera.
Confiram o texto a seguir e saiba
mais sobre o genial mestre...
ALEX
TOTH (1928\2006)
Em
maio de 2006, o mundo das histórias
em quadrinhos e dos
desenhos animados
perdeu uma das grandes lendas desses dois setores.
Perderam o genial Alex Toth, aos 76 anos de idade.
A arte de Toth,
com seu estilo
marcante acabou influenciando
muitos artistas da
cultura pop universal.
Toth foi considerado um dos grandes
mestres da
arte em preto e branco,
que fez para as revistas em quadrinhos.
Seu
nome também é reverenciado
no mundo das animações.
Arte: ALex Ross - Edição da Panini Comics homenageando o
personagem criado por Thot
Ele
nasceu no dia 25 junho de 1926, na cidade
de Nova Iorque e faleceu no dia 27 de maio de 2006,
em Burbank, na Califórnia. Começou a desenhar
precocemente. Quando tinha 15 anos de idade
começou a fazer freelance para a revista Heroic Comics,
ilustrando histórias baseadas na vida real,
para a editora Eastman Color, na década de 40.
Um dia decidiu procurar os jornais, pois desejava fazer tiras,
pelas quais os artistas
eram bem mais remunerados na época.
de Nova Iorque e faleceu no dia 27 de maio de 2006,
em Burbank, na Califórnia. Começou a desenhar
precocemente. Quando tinha 15 anos de idade
começou a fazer freelance para a revista Heroic Comics,
ilustrando histórias baseadas na vida real,
para a editora Eastman Color, na década de 40.
Um dia decidiu procurar os jornais, pois desejava fazer tiras,
pelas quais os artistas
eram bem mais remunerados na época.
“Eu
sonhava em ser como Milton Caniff, Alex
Raymond e Harold Foster. Eles
eram os meus ídolos.
Mas encontrei a indústria das
tiras de jornais
afundando, literalmente. Daí decidi entrar de
vez para o mundo do comic books.”, declarou certa feita.
Original do model Sheet do personagem criado por Thot |
Em
1947, estava trabalhando com a poderosa
National Periodical
Publications (Atual DC Comics),
graças a Sheldon Meyer, colaborando para
diversos títulos da chamada “Era de Ouro”,
como: Dr. Mid-Nite, Atom, The Flash e
Green Lantern. Parceria que durou 5 anos.
graças a Sheldon Meyer, colaborando para
diversos títulos da chamada “Era de Ouro”,
como: Dr. Mid-Nite, Atom, The Flash e
Green Lantern. Parceria que durou 5 anos.
Em
1950, por um breve período, ele realizou
seu sonho de trabalhar com tiras de jornais –
paralelamente aos comics books.
Trabalhou como “desenhista fantasma”
na série Casey Ruggles para Warren Tufts.
seu sonho de trabalhar com tiras de jornais –
paralelamente aos comics books.
Trabalhou como “desenhista fantasma”
na série Casey Ruggles para Warren Tufts.
Em
1952, quando terminou seu contrato
com a DC ele decidiu ir morar na
ensolarada Califórnia.
Foi nessa época que ele
trabalhou em outros
gêneros de HQs como: mistério,
guerra,
romance e westerns, para a Standard Comics.
Tempos
depois, foi convocado pelo exército
e enviado para uma base militar no Japão.
Lá, passou a fazer e a publicar a tira de uma
série chamada Jon Fury, para o jornal da militar.
e enviado para uma base militar no Japão.
Lá, passou a fazer e a publicar a tira de uma
série chamada Jon Fury, para o jornal da militar.
Em
1956, retornou aos Estados Unidos e
se estabeleceu em Los Angeles, onde estudou
arte no Centre School of Design.
Nesse meio tempo, a Dell Comics, importante
editora da América, sediada naquela cidade o contratou.
Essa nova parceria durou até 1960.
se estabeleceu em Los Angeles, onde estudou
arte no Centre School of Design.
Nesse meio tempo, a Dell Comics, importante
editora da América, sediada naquela cidade o contratou.
Essa nova parceria durou até 1960.
Certo
dia, o editor da Dell lhe ofereceu para
desenhar a série do Zorro (Raposa, em espanhol) -
criação do repórter policial Johnston McCulley,
que publicou esse popular personagem pela
primeira vez no dia 9 de agosto de 1919, no
folhetim All Story Weekly, com o título de
A Maldição de Capistrano. Zorro que tinha
sido adquirido por uma bagatela pela Walt
Disney Productions, estava fazendo muito
sucesso numa série feita para a TV estrelada
pelo ator Guy Willams, que também estrelou –
anos depois - a primeira série da TV de sci-fi
chamada Perdidos no Espaço. Conclusão:
O Zorro desenhado por Toth se tornou
um clássico e acabou reimpresso
muitas vezes. Nessa mesma época, ele
também fez outros quadrinhos, expressivos,
baseados em
seriados que faziam sucesso na TV.
desenhar a série do Zorro (Raposa, em espanhol) -
criação do repórter policial Johnston McCulley,
que publicou esse popular personagem pela
primeira vez no dia 9 de agosto de 1919, no
folhetim All Story Weekly, com o título de
A Maldição de Capistrano. Zorro que tinha
sido adquirido por uma bagatela pela Walt
Disney Productions, estava fazendo muito
sucesso numa série feita para a TV estrelada
pelo ator Guy Willams, que também estrelou –
anos depois - a primeira série da TV de sci-fi
chamada Perdidos no Espaço. Conclusão:
O Zorro desenhado por Toth se tornou
um clássico e acabou reimpresso
muitas vezes. Nessa mesma época, ele
também fez outros quadrinhos, expressivos,
baseados em
seriados que faziam sucesso na TV.
Nesse
mesmo ano Toth foi convidado para
dirigir um desenho animado chamado Space Angel,
série de sci-fi, que também foi exibida na TV brasileira.
dirigir um desenho animado chamado Space Angel,
série de sci-fi, que também foi exibida na TV brasileira.
Space
Angel fez sucesso porque era diferente
dos desenhos da época que, em geral, eram cômicos.
E graças a isso ele foi procurado para trabalhar
com os personagens Hanna-Barbera, onde
desenvolveu storyboards até 1968.
dos desenhos da época que, em geral, eram cômicos.
E graças a isso ele foi procurado para trabalhar
com os personagens Hanna-Barbera, onde
desenvolveu storyboards até 1968.
De
1965 até 1982, Alexander Toth foi o responsável
pela criação do visual dos personagens de diversas
séries animadas do estúdio de William Hanna e
Joseph Barbera – dois ex-funcionários dos
estúdios Disney -, ao trabalhar em parceria
com Doug Wilde – o homem que revolucionou as
séries animadas com Jonny Quest .
Toth desenvolveu model Sheets para séries como:
Herculóides, Sansão e Golias, Dino Boy,
Quarteto Fantástico, Shazan, Frankestein Jr. Toth
foi o criador de Space Ghost e Birdman,
personagens que eram adorados pela garotada.
pela criação do visual dos personagens de diversas
séries animadas do estúdio de William Hanna e
Joseph Barbera – dois ex-funcionários dos
estúdios Disney -, ao trabalhar em parceria
com Doug Wilde – o homem que revolucionou as
séries animadas com Jonny Quest .
Toth desenvolveu model Sheets para séries como:
Herculóides, Sansão e Golias, Dino Boy,
Quarteto Fantástico, Shazan, Frankestein Jr. Toth
foi o criador de Space Ghost e Birdman,
personagens que eram adorados pela garotada.
Em
1973, ele foi para a Austrália, onde durante
5 meses, desenvolveu o desenho animado
para a TV, Super Friends, também
para o estúdio Hanna-Barbera.
5 meses, desenvolveu o desenho animado
para a TV, Super Friends, também
para o estúdio Hanna-Barbera.
Nos
anos 80, ele continuou a fazer HQs
e ilustrações para a as revistas da Warren,
como: Eerie, Creepy e The Rook.
e ilustrações para a as revistas da Warren,
como: Eerie, Creepy e The Rook.
A
arte desse genial artista também ganhou
dois volumes especiais chamados: The Alex Toth Reader,
publicados pela editora Pure Imagination.
Essas edições primorosas trazem os
trabalhos que ele fez para a Standard Comics
e para a Western Publishing.
Até hoje, os trabalhos desse grande mestre
é admirado por muita gente famosa.
dois volumes especiais chamados: The Alex Toth Reader,
publicados pela editora Pure Imagination.
Essas edições primorosas trazem os
trabalhos que ele fez para a Standard Comics
e para a Western Publishing.
Até hoje, os trabalhos desse grande mestre
é admirado por muita gente famosa.
Entre
os anos de1990 e 2000, ele colaborou
para as revistas Comic Book Artist e Alter Ego,
onde também escreveu artigos. Em 2006, o
livro Dear John: The Alex Toth Doodle Book,
que foi lançado pela Octopus Press, publicou as
missivas que o artista enviava para o amigo
John Hitchcock, incluindo piadas pessoais
e preciosos sketches que nunca tinham
sidos publicados anteriormente.
para as revistas Comic Book Artist e Alter Ego,
onde também escreveu artigos. Em 2006, o
livro Dear John: The Alex Toth Doodle Book,
que foi lançado pela Octopus Press, publicou as
missivas que o artista enviava para o amigo
John Hitchcock, incluindo piadas pessoais
e preciosos sketches que nunca tinham
sidos publicados anteriormente.
Toth
sempre foi um ferrenho defensor
do desenho estilizado. Dizia que os
quadrinhos não deveriam ter desenhos rebuscados.
Defendia a tese de que o desenho seqüencial
deveria ser prático e objetivo, sem rabiscos.
Outros grandes artistas também sofreram
sua influência e aderiram a essa técnica
prática e eficiente, como foi o caso do grande
mestre italiano Ivo Milazzo, um dos
autores e desenhista de Ken Parker,
publicação da Bonelli Comics, e Tim Burton,
responsável pela premiada série animada
de Batman e Superamigos, nos anos 90.
do desenho estilizado. Dizia que os
quadrinhos não deveriam ter desenhos rebuscados.
Defendia a tese de que o desenho seqüencial
deveria ser prático e objetivo, sem rabiscos.
Outros grandes artistas também sofreram
sua influência e aderiram a essa técnica
prática e eficiente, como foi o caso do grande
mestre italiano Ivo Milazzo, um dos
autores e desenhista de Ken Parker,
publicação da Bonelli Comics, e Tim Burton,
responsável pela premiada série animada
de Batman e Superamigos, nos anos 90.
O
traço simples, o desenho sintetizado, os
personagens estilizados, de muita qualidade:
esses itens utilizados pelo mestre se revelaram
excelentes para a produção de desenhos
animados, tanto que acabaram transformando
Toth num dos papas da animação.
personagens estilizados, de muita qualidade:
esses itens utilizados pelo mestre se revelaram
excelentes para a produção de desenhos
animados, tanto que acabaram transformando
Toth num dos papas da animação.
QUADRINHOS
DE SPACE GHOST
Em
geral, as séries animadas da TV do estúdio
Hanna-Barbera acabavam virando histórias
em quadrinhos, como foi o caso dos Flintstones,
os Jetsons, etc. No Brasil, nos anos 60, a revista
Heróis da TV, lançada pela extinta editora
O Cruzeiro, passou a publicar HQs curtas –
num almanaque - do Homem Pássaro, Space Ghost
e outros super-heróis que fizeram sucesso
produzidos por este prolífico estúdio americano.
Hanna-Barbera acabavam virando histórias
em quadrinhos, como foi o caso dos Flintstones,
os Jetsons, etc. No Brasil, nos anos 60, a revista
Heróis da TV, lançada pela extinta editora
O Cruzeiro, passou a publicar HQs curtas –
num almanaque - do Homem Pássaro, Space Ghost
e outros super-heróis que fizeram sucesso
produzidos por este prolífico estúdio americano.
Nos
anos 80, a editora Abril também relançou
este mesmo título, inicialmente com
os super-heróis Hanna-Barbera e posteriormente
os substituiu pelos populares heróis da Marvel.
este mesmo título, inicialmente com
os super-heróis Hanna-Barbera e posteriormente
os substituiu pelos populares heróis da Marvel.
Em
2006, a editora Panini lançou algumas
edições de
HQs de Space Ghost – personagem
criado por Toth - com belas capas
feitas
pelo genial Alex Ross, roteiros de Joe
Kelly e arte de Joey
Cavalieri e Ariel Olivetti.
Entretanto, esses lançamentos não
obtiveram
o mesmo sucesso que esse personagem
tinha alcançado
no passado, na TV.
E
por falar em TV, nos Estados Unidos um
talkie show exibido pela Cartoon Network,
costa a costa, tem um apresentador diferente
que faz muito sucesso: Space Ghost, com
a participação especial de Birdman, como vilão –
ambos personagens criados por Toth.
talkie show exibido pela Cartoon Network,
costa a costa, tem um apresentador diferente
que faz muito sucesso: Space Ghost, com
a participação especial de Birdman, como vilão –
ambos personagens criados por Toth.
Em
1981, Alexander Toth foi agraciado com
o Inkpot Award, no Festival de San Diego e em
1990,recebeu o cobiçado Jack Kirby Hall of Fame,
uma espécie de Oscar dos comics.
o Inkpot Award, no Festival de San Diego e em
1990,recebeu o cobiçado Jack Kirby Hall of Fame,
uma espécie de Oscar dos comics.
A
lenda se foi em 2006. Alex Toth, desencarnou
trabalhando na prancheta e seus restos mortais
foram atirados ao mar, conforme seu desejo.
Mas suas grandes obras, que marcaram época,
perpetuarão para sempre . Alexander Toth nos
deixou um incrível legado que ecoara eternamente
entre os apreciadores da boa arte seqüencial
e dos desenhos animados.
trabalhando na prancheta e seus restos mortais
foram atirados ao mar, conforme seu desejo.
Mas suas grandes obras, que marcaram época,
perpetuarão para sempre . Alexander Toth nos
deixou um incrível legado que ecoara eternamente
entre os apreciadores da boa arte seqüencial
e dos desenhos animados.
Valeu!
Descanse em paz, mestre dos mestres.
Que
assim seja!
Excelsior,
como diria o mestre\escriba Stan Lee!
Por:
Tony Fernandes\Estúdios Pégasus\
Uma
Divisão de Arte e Criação da
Pégasus Publicações Ltda –
Pégasus Publicações Ltda –
São
Paulo – SP – Brasil
Todos
os Direitos Reservados
OBS:
Todas as imagens contidas nessa
matéria têm o caráter exclusivamente ilustrativo e
seus direitos pertencem a seus autores
ou representantes legais.
matéria têm o caráter exclusivamente ilustrativo e
seus direitos pertencem a seus autores
ou representantes legais.
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