Conheci o entrevistado de hoje, que é do
interior de São
Paulo, na década de 80, quando ainda era
garoto. Estagiou com a
gente e pouco tempo depois já
estava colaborando para as revistas que
produzíamos
para os editores da época. Aliás, ele foi um dos grandes
cartunistas, que tinha um senso de humor incrível
quando escrevia e desenhava
para a lendária revista
Udigrudi, publicação que revelou excelentes
profissionais
de humor naquela época remota.
Bem, chega de blá-blá-blá e vamos
ao que interessa.
Conheça a trajetória desse desenhista que virou dono
de uma
agência de publicidade e que
está colaborando atualmente
está colaborando atualmente
para uma editora
americana fazendo aquilo que mais
adora: HQs. Nosso talkie-show virtual tem a
honra de
entrevistar o escritor, desenhista e publicitário...
MAURO,
ex- colaborador da revista UDIGRUDI,
que fez sátiras geniais,como:
O Quarteto Fanático e os Simpição, etc,
e dono da Stratégia Propaganda!
e dono da Stratégia Propaganda!
Tony 1:
Bem vindo ao nosso talkie show virtual, bengala friend,
onde procuro resgatar
feras do passado e apresentar e
divulgar os novos talentos.
Você é um profissional
já há alguns
anos. Estagiou na década de 80, quando o meu estúdio
ficava na
avenida Jabaquara, correto?
Lembro-me bem que naquela época você era muito
jovem e sua mãe trazia você, pelo menos, uma vez
por mês, para ficar com a
gente. Diga-me, como
foi que você nos descobriu e decidiu nos procurar?
Quantos anos você tinha e em
que cidade você morava, Mauro?
Mauro: Obrigado, pelo convite, Tony.
Vai ser um prazer
responder
suas perguntas e falar um pouco de quadrinhos.
Sou de São José dos
Campos e
desde muito pequeno, 10, 12 anos,
já desenhava na escola e em pequenos
jornais aqui
da região. Com 13 anos passei a
fazer charges e ilustrações de
fazer charges e ilustrações de
matérias para o jornal de maior circulação aqui do
Vale do Paraíba, e realmente
fazer quadrinhos mais
regularmente. Meu pai escutou em uma rádio de
São Paulo,
um anúncio para
colaboradores (desenhistas e
colaboradores (desenhistas e
arte finalistas) e assim cheguei
até o Estúdio Tony Fernandes.
Tony 2:
São José dos Campos, bela e grande cidade
do interior. Seu pai ouviu o anúncio
que o Jotah colocou
na rádio Bandeirantes? Caramba, eu não sabia disso.
Na época precisávamos de estagiários, de
novos colaboradores, formar novos profissionais,
daí o Jotah (antigo Jotacê) deu a ideia de
anunciar num progama de notícias da
Bandeirantes, que costumava tirar o
pessoal da cama (Rsss...).
Esse anúncio grátis foi colocado
num programa jornalístico que
acontecia as 5:30 hs da manhã. Eu disse ao Jotah:
“Cara, quem
é que vai ouvir um anúncio nesse horário?”.
São José dos Campos, foi criada de um aldeamento jesuíta
de índios.
No final do século XIX, surgiram as primeiras fábricas.
Século XX. Com a chegada da Rodovia Presidente Dutra, e do CTA
Século XX. Com a chegada da Rodovia Presidente Dutra, e do CTA
(Centro
Técnico Aeroespacial), além do ITA
(Instituto Técnológico da Aeronáutica), surgiu na cidade
um grande número
de indústrias, escolas,
centros culturais e de lazer, etc.
Apareceu diversas pessoas, como você,
dos mais remotos lugares do país, tamanha
era - e ainda é -a
força dessa emissora
paulista de radiodifusão.
Recebemos telefonemas de diversas
partes do país. Foi uma loucura.
Foi bom saber disso, pode
acreditar... (Rsss...).
Prosseguindo... Qual é o seu nome?
E em que dia, mês,
ano,
cidade e estado você nasceu ? Ah... e qual é a sua
formação? Ou seja, qual
é seu grau de escolaridade?
Mauro: Mauro Donizeti de Oliveira.
Sou de Mogi das Cruzes
e nasci em 13 de agosto
de 1970 ,sou de Leão, e sou formado em
propaganda e
marketing...
Tony 3:
Ok. Você também estudou arte em alguma escola?
Fez muitos cursos ou é
autodidata?
Mauro: Hoje em dia existem várias escolas específicas
ensinando anatomia e quadrinhos (até faculdade), mas
no meu tempo de formação a
melhor opção de aprender
eram os “estágios”, então pode se dizer
que sou
autoditada.
Tony 4: O
desenho, sempre foi um dom natural?
A partir de que idade você começou a
rabiscar, ou melhor,
ensaiou seus primeiros rabiscos, bengala friend?
Mauro: Não me lembro de estar fazendo outra coisa
senão lendo e desenhando, passei toda a minha infância
vivendo em um mundo
paralelo das HQ e a partir dos
16 anos em diante vivo das HQs e ilustrações
(usando essa oportunidade que Deus me deu).
Tony 5:
É, você sempre teve muito talento, nasceu
pra coisa... O que você curtia quando
era criança ou
adolescente? Que personagens ou autores
você admirava?
Mauro: Lia de tudo, devorava quadrinhos, de Maurício de
Souza a personagens Marvel e gostava muito de
Moebius e Watson Portela , e
também de todo pessoal
da revista Calafrio: Rodolfo Zalla, Mozart
Couto,
Shimamoto (velhos mestres do Brasil).
A Turma da Mônica |
Revista Heróis da TV\Marvel (Editora. Abril) |
A arte fantástica de Moebius (gir - Jean Giraud) |
A arte do mestre Rodolfo Zalla |
Marcio Baraldi e Zalla |
Arte do mestre Watson Portela |
Watson é o nosso Jean Giraud (Moebius) |
Arte do mestre Rodval Matias
|
Tony 6 :
Qual foi seu primeiro trabalho publicado?
Mauro: Tinha feito alguns trabalhos regionais, mas
meu
primeiro trabalho publicado a nível nacional foi
uma história na revista
Udigrudi, uma sátira do
Quarteto Fantástico, que depois se tornou uma série,
cada mês eu avacalhava um personagem Marvel...
Quarteto Fanático - Sátira erótica com Fantastic Four da Marvel, 1988 |
Tony 7:
... E até o meu Fantastic Man (Rsss...).
Aquelas suas sátiras eram ótimas,
cara, geniais...
Nos vimos pela primeira vez na década de 80, como já citei,
depois ficamos um bom tempo sem nos vermos.
Foi na década de 90 que você
reapareceu lá no
prédio da avenida São João com a avenida Ipiranga,
com o seu
pai, que era gente fina e que tinha um restaurante
na descida pro litoral. Ele
cansou de me convidar para
ir lá, mas nunca deu certo, infelizmente (Rsss...).
OK? O que você fez durante este tempo em que não
nos vimos? Como foi que você
me
encontrou novamente?
Mauro: Você está devendo uma visita aqui no Restaurante.
Nesse intervalo, fiz estágios em agências de propaganda
aqui no Vale e na MPM
de São Paulo, sempre fazendo
ilustrações e HQ, estagiei nos Estúdios Maurício
de
Souza e desenhei de tudo um pouco,
até catecismo (HQ para adultos)...
Tony 8: Ótimo. Adquiriu know-how. Pra mim, um artista deve
fazer de tudo, essas
experiências valem ouro... Para a revista
Udigrudi você fez diversas sátiras
legais.
Mas, o Quarteto Fanático (irozinando The Fantastic
Four, da Marvel),
foi genial! Achei aquela HQ um sarro.
De onde surgiu a idéia de avacalhar esses
tradicionais heróis do comics americano?
Mauro: Tenho um carinho todo especial por aquelas
páginas, depois de várias visitas ao seu estúdio,
que por sinal nunca vão sair
de minhas memórias, você
me deu a oportunidade de desenhar mensalmente
algumas
páginas na Udigrudi, e como gostava de
desenhar super- heróis pintou a ideia
de
dar uma zoada com os gringos.
Tony 9 –
Aquilo foi fantástico e deu ótima repercussão,
na época. Acho que você foi o
primeiro a zoar os
supers, depois todos nós enveredamos por esta
linha de
humor, que sempre deu certo... Você, além de saber
desenhar, também sempre
criou seus próprios roteiros.
Sempre teve facilidade para
desenvolver uma idéia
no papel?
Mauro: Gosto muito de escrever peças com humor e
críticas,
mas não me considero um bom roteirista,
prefiro desenhar roteiros de outros
autores.
Tony 10:
A partir da década de 90 você fez uma série
de sátiras para a Udigrudi. Se não
me engano, você
começou quando eu tinha o estúdio e fazíamos a
primeira versão da
Udigrudi, em formato magazine,
para a editora Ninja. Foi isto mesmo?
Fale-me a
respeito disso.
Mauro: Sim, já em 90 voltamos a nos encontrar e
passei a
colaborar mais frequentemente e continuei
com minha série, nessa época posso
destacar a sátira
com: Namor, o príncipe submarino, etc...
Tony, podemos
voltar a produzir a Udigrudi,
digitalmente, pense nisso!
Tony 11:
Por que, não? Talvez possamos ressuscitar a
Udigrudi on line... aliás, no
momento estamos estudando
uma forma de comercializarmos webcomics...
Seguindo
em frente: Eu e o Felipe, após criarmos o
Pequeno Ninja, que o editor tentou
surrupiar, decidimos
por bem abrir a Phenix Editorial. Mudamos para o bairro
do
Brás (na rua Piratininga), tradicional reduto de editores
no passado. Mudamos o
formato da Udigrudi (Inicialmente
ela saiu pela Ed. Ninja no formato 21 x 28
cms, com 32 páginas)
e ela virou um almanaque com 132 págs, só de material
nacional. Depois da mudança, que outros trabalhos
você publicou nesta nova fase
da Udigrudi?
Me lembro dos Simpição, versão cômica\erótica
do famoso desenho
animado da TV
(Os Simpsons)... dá para relembrar?
Mauro: É verdade, com a Udigrudi em formatinho, me
lembro
das sátiras com as aventuras das
Tartarugas Ninjas e Conan.
Tony 12:
Exato. Recordo em das
Tartarugas Ninjas e de Cornão,
Tartarugas Ninjas e de Cornão,
o brabo. Uma sátira de Conan (Rsss...).
Foram sátiras maravilhosas...
Foram sátiras maravilhosas...
Se não me engano, Cornão foi artefinalizado pelo
Salatiel, eu acho... Que outras experiências profissionais,
na área editorial,
você teve após colaborar com a gente?
Mauro: Depois do início aí com sua equipe passei a
produzir, além de animações para vários estúdios de
São Paulo e Rio Grande do
Sul, material editorial
(banca mesmo) para a Editora Noblet e Editora Escala,
onde
desenhava as revistas do Didizinho (Renato Aragão),
Livinha (filha do
Renato), Maõzinha (um personagem
dos Trapalhões) e outras pequenas editoras de
Sampa.
Tony 13:
Que beleza, não sabia que você havia
participado dessas publicações todas.
Publicidade...
vamos falar disso. Quais foram suas experiências nesse
setor, antes
de abrir sua agência? Trabalhou com algumas
agências? Fez free lance para
algumas
empresas diretamente?
Mauro: Depois de trabalhar em várias agência,
seja
contratado ou como free lancer, paralelamente ao
trabalho com HQ, montei minha
agência em meados de
1993 e além de atender clientes
aqui da região, atendia outras
aqui da região, atendia outras
agência que terceirizavam a parte de
Storyboard, de filmes
Storyboard, de filmes
publicitários, criação de logotipos,
manual de identidade
manual de identidade
visual ,
personagens e HQ corporativa.
Assim sempre me mantive na ativa
com os
quadrinhos.
Tony 14 –
É isso aí, Maurão, quem gosta da coisa sempre
acaba dando um jeitinho de
sobreviver com a sua arte...
Qual é a sua “praia” preferida?
As Histórias em
Quadrinhos ou a publicidade?
Mauro: Minha paixão sempre vai ser a nona arte, os
quadrinhos e a animação, mas comecei na propaganda
para uma maior estabilidade,
porém, sempre digo que
a propaganda é uma desculpa para sempre usar e
desenvolver meu lado artístico, sempre uso o humor e
a linguagem dos quadrinhos
em minhas peças
publicitárias (sempre com os melhores resultados).
Tony 15:
Pelo visto, o nanquim também entrou no seu
sangue (Rsss...). Você viciou na
coisa... De fato, a
linguagem das HQs é poderosa e pode ser usada
plenamente em
peças publicitárias, com ótimos resultados...
Deu para ganhar dinheiro fazendo
HQs,
ou a publicidade rendeu mais?
Mauro: Sim eu ganhei dinheiro com as HQs, mas de
uns 10
anos para cá as publicações praticamente
sumiram das bancas, a HQ corporativa
continua sendo
minha maior fonte de renda. Desenhar cartilhas para
Prefeituras
e indústrias e com agência de propaganda
(Stratégia Propaganda), Posso chegar a
empresas
de uma maneira mais profissional, além de gerar
empregos e trabalhar
com toda a minha família.
Tony 16:
Por ironia, quando você abriu sua própria
agência, a Stratégia Propaganda,
armou uma boa
estartégia mesmo, sem querer fazer trocadilhos (Rsss...).
Falos
empre pra galera que todos precisam se
profissionalizar, abrir empresa, etc.
Vamos nessa...
Ficamos sem nos ver novamente por um longo período
e uma vez
quando cheguei na Noblet o Juvenal
(acessor do Sr. Joseph, da Noblet) me disse:
“Tony, o Mauro pergunta sempre de você. Ele acabou de
sair daqui com a esposa?
Você não o encontrou?"
Por ironia não o vi. Acho que estava estacionando quando
você saia com o seu carro. Isto foi no final dos anos 90,
se não me falha a
memória. Confere? (Rsss...).
Que produtos você desenvolveu
para a Noblet, na
época?
Mauro: Sim, realmente me lembro deste episódio, que
memória Tony... na época criei alguns produtos e desenhei
outros que já
existiam na editora. De minha autoria
produzimos algumas edições de uma revista
de cartuns
e charges (Humor e Sexo) e algumas
revistas de teor infantil.
Tony 17:
O seu Joseph, da Noblet, apesar de ser osso
duro para negociar, sempre deu
oportunidade para os
autores nacionais. Ele adorava HQs, foi jornalista e
publicitário,
no Cairo, no Egito, e após passar pela França e Estados
Unidos,
abriu a editora aqui e se deu bem, por mais de 40 anos.
A Noblet só acabou
porque ele ficou doente, com
mais de 75 anos, e não tinha herdeiros para
continuar a
tocar o negócio, infelizmente.
Ou melhor, suas sobrinhas, únicas
herdeiras não
tinham interesse em manter a coisa. Estratégia Propaganda...
vamos falar um pouco disso. Só viémos a nos falar
(via e-mail) há alguns dias
atrás. Foi uma grata surpresa saber
que você ainda tá aí firme e que tem uma
agência de
publicidade ou estúdio. Quando foi que você abriu
esta empresa? Tem
sócio?
Fale-me sobre sua empresa.
Mauro: A Stratégia Propaganda completa este ano 17 anos,
minha esposa é minha sócia na agência e na vida.
Estamos estabelecidos no
mercado aqui do Vale do
Paraíba, e recentemente atendemos algumas agências
da
capital. A Stratégia em 2012 vai também atuar na
área de eventos e lançar uma
linha de produtos ecológicos,
para empresas Prefeituras e Escolas.
Tony 18:
Cara, como é bom saber que muita gente como
você, que começou com a gente tá se
dando bem... isto
é maravilhoso, me deixa feliz, pode acreditar...
Qual é a
finalidade social desta sua firma?
O que você ou vocês fazem nela? Criam
campanhas?
Desenvolvem produtos editoriais?
Mauro: Além de atuar em todas as frentes para o
desenvolvimento visual de uma empresa (logotipia), e depois
todo o planejamento
de Marketing (minha esposa é formada
em Marketing e cuida desta parte),
executamos todas as ações
desde uma simples papelaria até a um comercial
de TV.
Na parte social sempre trabalhamos com material de
teor ecológico e
passando para frente aquilo que recebi
de você e sua equipe, disponibilizo minha
agência e
estúdio para receber alunos para desenvolver seu
talento na área das
HQ, sem custos é claro, e também
dou aulas e oficinas em escolas públicas.
Tony 19:
Mais um Casal 20 perfeito. Isto é muito bom,
bengala brother... e saberq eu
você também tá por
aí ajudando a formar profissionais é sensacional.
Parabéns... Já publicou lá fora, em outros países?
Trabalhou ou trabalha para
quais estúdios ou
editores do exterior? Criou algum título
pro mercado de fora?
Mauro: Na época do BOMM dos
desenhistas brasileiros para
desenhistas brasileiros para
o exterior eu também tentei
entrar na onda, fiz muitos
entrar na onda, fiz muitos
testes e desenhei
histórias inteiras sem receber
nada, como estava começando minha família não
pude mais continuar, investi na publicidade.
De uns dois anos para cá, com o
uso da Internet e com
a ajuda de um agente, que fala um inglês fluente, venho
fazendo alguns contatos, lá fora também existem picaretas
e tenho executado
alguns trabalhos como:
páginas, capas, designer de personagens etc.
Sempre para estúdios pequenos e editoras on line,
um mercado
cada vez mais forte lá fora.
Tony 20:
Legal... de fato, a WEB chegou para facilitar as
coisas, mas há pícaros
internacionais piores do que os
nossos, com certeza (Rsss...)... Como é que a
coisa funciona?
Você criar um projeto e o agente vende “o peixe”?
Ou trabalham,
também, sob encomenda?
Mauro: É tudo feito sob encomenda, apresento meu
portifólio primeiramente, se o editor gosta dos traços,
me envia uma página de
roteiro. Desenho está página
a lápis e se tudo correr bem (prazo,
principalmente), meu
agente trata dos valores por página (e a forma de
pagamento,
via Pay pal). Aí sim, recebo o roteiro completo (22 páginas)
e vou
desenhando de 5 em cinco páginas
(só executo as páginas a lápis) .
A arte final
e cores são feitas por lá. Tenho um
projeto que foi aceito por uma editora
(Máfia No Ano 2090), estou executando os
roteiros no momento.
Estudos a lápis, para o mercado externo |
Tony 21:
Ótimo saber disso. Muito sucesso.
Você merece, é batalhador, corre atrás...
Como funciona a forma de
Você merece, é batalhador, corre atrás...
Como funciona a forma de
pagamento desses editores gringos e quais são os
preços pagos
por eles, para um colaborador
da América Latina?
Mauro: Depende do porte da editora, mas várias pagam
de
100 a 500 dólares por página a lápis, e dependendo
da venda você ainda ganha um
“plus”. Os valores são
pagos via cartão de crédito (Pay pal). Se você entrega
uma página bem acabada (limpa na mesa de luz) você
tem muito trabalho lá fora,
existem sites que procuram
talentos (mas você tem que ter cuidado com os
picaretas).
Tony 22:
Great! Aposto que muita gente vai acessar este site
(Rsss...). Bela dica,
Mauro. Como foi que você
conheceu este seu agenciador?
Mauro: No momento tenho uma pessoa que trabalha
aqui na
agência, Goretti Porto, que além de ser
quadrinhista e cartunista, minha
aprendiz, faz
esse meio de campo para mim.
Ela encontra os trabalhos neste site
que passei.
Tony 23 –
Pelo visto você está muito bem acessorado
e organizado... Há quanto tempo você
não publica uma HQ no Brasil?
Mauro: O último trabalho que publiquei aqui no Brasil
foi
o Didizinho há uns 6 anos aproximadamente.
Tony 24:
É o mercado, nos últimos anos, encolheu,
lamentavelmente... poucos editores dão
oportunidade
para os novos e até velhos talentos...
Qual é a sua opinião sobre
os editores e
o mercado brasileiro atual?
Mauro: Não temos um mercado atualmente.
Estão surgindo
alguns focos de publicações
de HQ como forma de arte, lançados
independentemente e vendidas em sites e editoras
especializadas e também há um
mercado que ainda
está engatinhando de publicações online.
Na realidade o brasileiro
sempre leu muito pouco
e agora quase não lê nada.
É realmente uma crise
intelectual.
Tony 25:
Você disse bem: “Crise intelectual”.
Um absurdo, em pleno Século XXI, em plena
era
da informática, com tanta informação disponível
on line e a turma não se
liga em leituras.
Hoje somos quase 200 milhões de brasileiros
e uma edição de
livro quando vende 3 mil
exemplares porá qui é considerada best seller.
Um
absurdo. Isso precisa mudar, urgentemente.
Quantos funcionários ou
colaboradores
trabalham em sua empresa?
Mauro: Temos no momento 5 funcionários
fixos e 2 free
lancers.
Tony 27:
Isso é legal. Você está gerando emprego,
dando oportunidades. Isto é
importante, o resto
é papo furado... gostei dos eu espírito
empreendedor...
parabéns. Um sonho?
Mauro: Tenho um sonho de publicar um material
de minha
autoria, se Deus quiser vou realizar em
breve, e rodar o Brasil com o projeto.
Vai ser uma revista, animação e um parque temático.
Uma turminha de super
seres que criei, baseado
em meus três filhos, e que vou lançar no segundo
semestre do ano que vem. E também ir
a uma feira de cultura pop nos EUA.
Tony 28:
Três filhotes? Maravilha! Diz a lenda que
os grandes realizadores são os homens
que
sonham acordados. Estes, sim, conquistam seus
objetivos. Corra atrás, não pare
nunca.
O Disney usava sempre esse lema: “Sigam em
frente! Em frente!”
Uma
decepção profissional?
Mauro: Não tenho uma decepção, mas uma pequena
“revolta”
por passar por um período onde não
davam o devido valor a um desenhista de HQ,
mas agora tudo mudou e vai
continuar melhorando.
Tony 29:
Ainda sobre seus filhos... Se um deles decidisse
seguir os passos do pai, você
apoiaria a
decisão dele? Qual é o nome da turminha?
Mauro: Como já disse, tenho três presentes:
a Ana Cecília
com 18 anos, que segue a carreira
de cantora (e estuda Marketing), o Mauro
Júnior,
com 15 anos, que pretende ser médico e por
im minha caçulinha, a Ana
Carolina, com 12 anos,
que já faz curso de teatro. Sigo os princípios do
meu
pai que sempre me deu apoio.
Faço tudo pela carreira dos meus filhos,
todos
desenham muito bem aliás.
Tony 30:
Bela família. Concordo com você o que a gente,
como pai, precisa é apoiar a
galera e jamais forçar eles
a entrar em determinada profissão, só porque
adoramos.
Eles devem encontrar o seu próprio caminho, sua
vocação profissional.
Há pais que querem tirar suas
frustrações através dos filhos.
Acho isso um
grande erro... Atualmente
você mora em que cidade?
Mauro: Moro em São José dos Campos há 39 anos,
cidade do
interior com desenvolvimento
de um pequeno país.
Tony 31:
Estive por aí há uns meses atrás e notei que
a cidade cresceu muito.
Prosseguindo... Parece que as
WEBCOMICS vieram pra ficar. Você acredita que as
revistas
impressas estão datadas, para fechar?
Mauro: A Internet veio com tudo, e as HQ via web são
realmente um mercado, mas que não acredito muito,
pois existem outras opções na
Internet que desviam
muito a atenção dos jovens. Hoje até as
livrarias
estão sofrendo com a pirataria digital,
imagina os quadrinhos?
Tony 32:
Pirataria digital, isto é um problemão e não
há leis que defendam os direitos
de autor na WEB,
principalmente no Brasil... mas a coisa ainda vai mudar,
acredito... Planos e projetos para o futuro?
Mauro: Tenho vários planos para o futuro, quase não
estou
dando conta. Além de meu projeto de meio ambiente,
quero desenhar muito para
editoras do exterior, não só
pelo dinheiro, mas também por satisfação e prazer,
esse vírus é para sempre. Também vamos organizar aqui
no vale do Paraíba um
Feira de Comics, Cinema e
Games, chamada VALECOMICS em maio de 2012.
Tony 33:
Grande lance essa da VALECOMICS! Não se
esqueça de me convidar. Essa não perco
por nada... Acho
que fui o culpado, ou um dos culpados por você
estar no
ramo... Valeu a pena seguir
esta profissão? (Rsss...).
Mauro: Sim você é o culpado. Fico muito agradecido
pelo
apoio que tive junto a você e sua equipe, Wanderley,
Beto, JC. Segui nesta
carreira e estou trilhando
meu caminho sempre usando a arte!
Valeu,
sim, muito a pena. Sou feliz por fazer o
que gosto e ainda receber por isso.
Tony 34:
Todos nós, com certeza, também ficamos
felizes por suas conquistas, Maurão. E
que você consiga,
nos próximos anos, realizar todos os seus sonhos
profissionais. Deixe aí uma dica para aqueles que
desejam deixar sua marca
indelével no setor editorial
tupiniquim. Qual é o jeito mais fácil de
começar,
na sua opinião?
Mauro: Se o jovem quer seguir um caminho nesta área,
ilustração, HQ, animação, hoje em dia, existem várias
escolas e cursos muito
bons. Monte seu portifólio e
comece a apresentar em editoras e sites
especializados.
Desenhe suas histórias inteiras (22 páginas) e quando
for
apresentar a alguma editora já terá um material
pronto para ser publicado, só
aprende quem desenha,
e siga sempre a velha máxima:
90% de transpiração, 10% de
inspiração.
Tony 35:
Grande bengala brother, foi um imenso prazer
colher este depoimento seu e
passar para os outros
suas experiências tanto na área editorial quanto
no setor
publicitário, pode crer.
Quem quiser entrar em contato com você, como
deve
proceder? Deixe aí seu e-mail, site, blog, etc.
Mauro: O prazer sempre foi meu, velho mestre.
Vou passar
o meu site:
E este é o meu e-mail:
strategiapropaganda@uol.com.br
Tony 36:
Uma última questão: Foi fácil se adaptar a era
da informática? Afinal, na nossa
profissão é impossível
trabalhar sem um computador, atualmente... (Rsss...).
Valeu,
grande bengala Mauro! Até a próxima e
vê se mantém contato!
Tudo começou com a Udigrudi |
Mauro: Hoje não vivemos sem os
recursos digitais, mas também
recursos digitais, mas também
não vivo sem minha prancheta e meu lápis B2
(apontado com o estilete).
No começo eu relutei, porém fui
dominando aos poucos. Uso somente o necessário,
como:
Photoshop e programas vetoriais. Para animações
uso o Flash. Nas redes sociais,
estou aprendendo a
lidar com elas com os meus filhos.
Valeu grande, Tony, obrigado pelo espaço e
um grande
abraço a todos!
Tony
37: O prazer foi todo meu. Digo, nosso.
Sucessão, procê!
DICA 1:
SENSACIONAL ENTREVISTA COM
O MESTRE
WATSON PORTELA,
VOCÊ ENCONTRA NO LINK ABAIXO...
http://tonyfernandespegasus.blogspot.com
NÃO PERCA!
DICA 2:
Visite o site...
www.valecomics.com.br
E PARTICIPE DESSE GRANDE EVENTO
DE QUADRINHOS, ANIME E CINEMA
QUE SERÁ REALIZADO PELA
STRATÉGIA PROPAGANDA LTDA!
Sucessão, procê!
DICA 1:
SENSACIONAL ENTREVISTA COM
O MESTRE
WATSON PORTELA,
VOCÊ ENCONTRA NO LINK ABAIXO...
http://tonyfernandespegasus.blogspot.com
NÃO PERCA!
DICA 2:
Visite o site...
www.valecomics.com.br
E PARTICIPE DESSE GRANDE EVENTO
DE QUADRINHOS, ANIME E CINEMA
QUE SERÁ REALIZADO PELA
STRATÉGIA PROPAGANDA LTDA!
Copyright 2011\Tony Fernandes\Estúdios Pégasus –
Uma divisão de Arte e Criação da Pégasus Publicações Ltda
–
São Paulo - Brasil
Todos os Direitos Reservados
eh possivel conseguir o scan completo das historias postadas aqui sobre os heróis marvel?
ResponderExcluirSe sim, baudejogos@gmail.com
obrigado!